ATENÇÃO: Dividi este assunto em duas partes. Na segunda parte coloquei 30 questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.
No Brasil os sites (sítios) de busca mais utilizados são o Google que detêm mais de 90% do mercado e no segundo grupo bem lá atrás com média de 1% a 2% do mercado vem o Bing (Microsoft), Yahoo e Ask.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Mas o que é um site de busca?
Hoje na internet tem bilhões de informações e os buscadores são sites especializados em buscar uma informação no meio de um universo enorme de informações. Nele você digita uma palavra ou uma combinação de palavras e ele buscará esta informação.
Nestes sites nós temos os mecanismos de busca (search engines) que são efetivamente os buscadores.
Os endereços da internet utilizam dois protocolos:
Protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol): Faz a comunicação entre os sites e os usuários. Comunicação não segura.
Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Secure)- É a mesma coisa que o HTTP. A diferença é que ele tem mais segurança para você acessar, pois ele utiliza criptografia. Ele tem aquele cadeado na barra de endereço. Comunicação segura.
PESQUISA NA INTERNET
Este mecanismo de busca funciona da seguinte forma:
Ele faz uma busca em todos os sites procurando as palavras chaves que você digitou. Por mais eficiente que seja ele não consegue ler a internet inteira.
Independente se você digitar em letras maiúsculas ou minúsculas a busca será feita.
O buscador organiza tudo que encontrou levando em consideração a quantidade de links externos que acessaram determinada página, ou seja, quanto mais links melhor será seu posicionamento na busca.
A busca também pode ser ainda mais específico através de filtros como por imagem, vídeo, notícias, shopping dentre outras.
Muitas vezes no endereço que encontramos já está descrito o nome do arquivo que iremos acessar:
Ex.: Na URL http://www.crn2.org.br/crn2/conteudo/revista/ guia_alimentar_populacao_ brasileira.pdf, o fragmento guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf especifica o nome de um arquivo. (caiu em concurso).
Mesmo quando digitamos errado (erro de ortografia), o Google apresenta vários resultados, com um recurso de correção “Você quis dizer:“.
Muitas vezes quando fazemos uma pesquisa no Google após os resultados aparece a seguinte mensagem “Se preferir, você pode repetir a pesquisa incluindo os resultados omitidos”. Isto acontece porque quando você instala o Google Chrome, suas configurações são padrão do sistema (default) que omiti as páginas muito semelhantes, quase duplicatas das páginas exibidas; Ele faz isso para ter mais qualidade, velocidade e objetividade na busca.
Basicamente todos nós utilizamos o Google para fazer pesquisas, por isso, abaixo colocarei as formas mais comuns de pesquisa do Google.
Como pesquisar:
Pesquisar palavras exatas:
Colocando entre aspas você localiza exatamente como esta escrita. (mesma ordem em que ela foi escrita)
Ex.: “o filho chorou a noite” só aparecerão os sites que as frases estão exatamente assim.
Você pode colocar também palavras chaves entre aspas e colocar o sinal de mais(+) ou o de menos(-)
Ex.: “Concurso PRF”-“ensino médio” ; Você excluirá da pesquisa o ensino médio
“Concurso PRF”+“ensino médio” ; você incluirá também o ensino médio na pesquisa.
Pesquisar um site específico
Coloque “site:” antes de um site ou domínio. Só aparece as páginas referentes a este site.
Exs: site:materiasparaconcursos.com.br ou site:.gov.
Pesquisar um termo dentro de um site específico:
Colocando entre aspas você localiza exatamente como esta escrita. Colocando a palavra site em seguida o endereço da web você restringir as buscas somente a este endereço.
Ex.: “prefeitura municipal da estância de Cananéia” site:www.cananeia.sp.gov.br
Pesquisar por voz
No Google você pode fazer pesquisas por voz utilizando o microfone que fica no lado direito da barra de pesquisa.
No próximo vídeos colocarei mais tipos de pesquisas que costumam cair em concursos públicos, além de 30 questões recentes sobre busca e pesquisa.