Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H.
Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H.
Negócio, missão, visão e valores da organização
O planejamento estratégico preconiza a definição de um referencial estratégico, cujo conjunto de conceitos permeia o planejamento em si e orienta toda a organização. Presentes os conceitos de negócio, missão, visão e valores da organização, aplicáveis no âmbito do planejamento estratégico.
Os estrategistas utilizam como base de sustentação para desenvolver o planejamento organizacional, assim como os planos de ações, as premissas da missão e da visão da empresa. Esse alinhamento se faz necessário para manter a imagem e sustentabilidade da organização.
A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente, declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização.
Negócio: representa o ramo de atividades no qual a organização atua, indicando o foco dos benefícios que ela irá gerar para o seu público-alvo.
Missão: A missão organizacional é a identidade da empresa, destaca o tipo de segmento, a razão de existência da empresa, as atividades desenvolvidas e a quem atender. É o propósito pela inspira e concentra os esforços de todos os membros da organização. É uma declaração sobre o que a organização é, definindo seu propósito, finalidade de sua existência, motivo pela qual foi criada, além da sua identidade.
Visão: Ela deve responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro? Devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade. É a declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento. A visão será a responsável pelo planejamento estratégico.
Valores: São os princípios que norteiam o comportamento de todos da organização. São os enunciados que norteiam todas as ações da organização.
A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente, declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização. (caiu em concurso).
Análise de SWOT:
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que identifica os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um negócio, produto, indústria ou pessoa. A sigla em português significa Força (pontos fortes da empresa), Oportunidades (aspectos que podem melhorar a empresa), Fraquezas (pontos fracos da empresa) e Ameaças (situações que ameaçam a empresa).
A elaboração do planejamento estratégico conta com o apoio de inúmeras ferramentas. Uma delas é A Análise SWOT, que é uma ferramenta gerencial que auxilia o processo de análise estratégica, oportunizando a visão conjunta e integrada dos pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças provenientes do ambiente externo. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: Avança SP Órgão: Câmara Municipal de Itatiba – SP);
A análise SWOT é utilizada para identificar oportunidades de melhoria em relação à concorrência e ajuda a criar um plano de ação para maximizar as chances de sucesso.
Parte fundamental do Planejamento Estratégico, o diagnóstico estratégico, em seu processo de análise externa e interna, apresenta determinados componentes. Os quatro (4) componentes do diagnóstico estratégico são Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: ACAFE Órgão: CELESC);
Matriz GUT ou Matriz de Prioridade
A Matriz GUT, ou Matriz de prioridade, é uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar e priorizar problemas e tarefas, ou seja, ela ajuda a priorizar a resolução de problemas;
Matriz GUT é a representação de problemas, ou riscos potenciais, por meio de quantificações que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando a minimizar os impactos. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: FEAS de Curitiba – PR);
Há 3 critérios:
Gravidade: impacto/custo do problema para os envolvidos;
Urgência: prazo p/ agir e resolver o problema;
Tendência: potencial do crescimento do problema, ou seja, a tendência de piora caso não seja resolvido rapidamente.
A Matriz GUT é uma ferramenta de gestão que auxilia na priorização de problemas ou tarefas, classificando-os de acordo com três critérios:
Cada critério é pontuado em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a menor pontuação e 5 a maior. Em seguida, multiplica-se as pontuações de cada critério (G x U x T) para obter o valor final da GUT. Quanto maior o valor, maior a prioridade do problema.
5W2H:
5W2H é uma ferramenta de gestão que ajuda a planejar as ações de forma estruturada e detalhada e assim aumentar a produtividade.
A técnica 5W2H, que é um método usado em gestão da manutenção, que permite a uma determinada equipe compreender de forma abrangente e detalhada os problemas e etapas envolvidas em um processo sob análise. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: INPE);
O nome vem das iniciais de sete diretrizes em inglês que ajudam a definir todos os aspectos de um projeto ou plano de ação.
• What (O que deve ser feito?)
• Why (Por que deve ser feito?)
• Where (Onde será feito?/ onde o trabalho será realizado?)
• When (Quando será feito?/ quando o trabalho dever ser executado?
• Who (Quem fará?/ quem será o responsável)
• How (Como será feito?/ como o trabalho será realizado)
• How much (Quanto custará?/ quanto custará o serviço?)
AVANÇAR PARA Análise competitiva e estratégias genéricas.
VOLTAR PARA Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.