Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Termos acessórios da oração:
Os termos acessórios da oração são aqueles que você pode até retirar da frase que você ainda entenderá a mensagem, mas a ideia do texto poderá não ser totalmente compreendida, já que estes termos ajudam a explicar melhor esta mensagem.
O termo acessório pode até ser dispensável, mas ele ajuda entender melhor o substantivo, a caracterizar o ser e mesmo mostrar melhor uma circunstância.
Vamos dar um exemplo da importância de um termo acessório:
Amanheceu!
Já passou uma ideia
Mas poderíamos ampliar esta ideia acrescentando mais informações.
Hoje amanheceu frio!
Com as novas informações você entendeu melhor a mensagem
São termos acessórios o adjunto adnominal, adjunto adverbial, e o aposto.
Adjunto adnominal
O adjunto adnominal é o termo acessório que caracteriza um substantivo, pois tem um valor adjetivo. Ele pode também ser desempenhado por um adjetivo, um artigo, uma locução adjetiva, um pronome adjetivo e um numeral adjetivo.
Minha filha tem um vestido vermelho
Muitas vezes as pessoas confundem o adjunto adnominal com o complemento nominal. A diferença é que o adjunto adnominal pode ser retirado da frase que a mensagem ainda é compreendida, mesmo que não na sua totalidade, pois ela só tem uma função acessória, ou seja, ajuda a explicar. Já o complemento nominal é indispensável para a compreensão do texto.
Adjunto adverbial
O adjunto adverbial é o termo da oração que indica um momento que passa uma ideia de intensidade, de afirmação, de tempo, de lugar, de dúvida, de direção e etc… e acaba intensificando o sentido de um adjetivo, verbo ou advérbio.
Adjunto adverbial de afirmação: Realmente, você estava certo!
Adjunto adverbial de intensidade: Os documentos foram muito bem elaborados.
Adjunto adverbial de tempo: Voltarei ao sítio às cinco da tarde
Aposto
O aposto é um termo acessório que concede mais informações sobre um dos temos da oração ampliando, explicando ou desenvolvendo melhor a ideia desses termo.
O aposto pode ser explicativo, enumerativo, resumidor e comparativo.
Aposto explicativo: Amanhã, sexta-feira, vou beber muito.
Aposto enumerativo: Já assisti vários tipos de esportes: futebol, voleibol, voleibol de praia e etc…
Aposto resumidor: Bebidas, carne, carvão, tudo preparado para o churrasco.
Aposto comparativo: Viajarei para o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.
Vocativo
O vocativo não é um termo acessório da oração é um chamado ou uma solicitação usado para se comunicar com quem se fala. Ele não se relaciona com outra expressão da oração, diferenciando do aposto que tem relação com o restante da oração. Ele é um termo independente, não combinando nem com o sujeito e nem com o predicado.
João, sua mãe está bem?
Você viu a confusão na praia, prefeito?
VEJA TAMBÉM:
Termos integrantes da oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva
Tenho também uma postagem que coloco todas os artigos de português do site em ordem alfabética e escrita exatamente como são pedidas nos editais para facilitar a localização, vale a pena dar uma olhada. PORTUGUÊS PARA CONCURSOS 2020