Esta é uma dúvida muito recorrente entre os concurseiros.
A Constituição Federal é o que se tem de mais importante em um país, é a lei máxima onde todas as leis se originam, ou seja, ela é a base para se formular as outras leis.
Se preferir o vídeo abaixo tem a postagem em vídeo e áudio:
Entender primeiro direito constitucional, facilitará o aprendizado de outras modalidades de direito, inclusive o direito administrativo.
Basicamente em todos os concursos que exigem o conhecimento na área de direito pedem conteúdos de direito constitucional e direito administrativo.
O direito constitucional nos mostra nossos direitos fundamentais e funcionamento do Estado, já o direito administrativo nos mostra as atividades de um funcionário público, ou seja, o que ele pode ou não fazer.
São muitos os conteúdos cobrados de direito administrativo e constitucional nos concursos públicos, mas existem alguns que são recorrentes como:
Direito constitucional:
Direitos e garantias fundamentais (do Artigo 5º ao Artigo 11º da Constituição).
Organização político-administrativa (do Artigo 18º ao artigo 31° da Constituição).
Administração pública (do Artigo 37º ao artigo 41º da Constituição).
Direito administrativo:
Artigos 37 a 41 da Constituição Federal
Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos)
Lei 8.666/93 (licitações e contratos).
Lei 10.520 (pregão)
Lei 8.429 (Improbidade administrativa)
Administração direta e indireta
Atos administrativos
Uma dica importante: Assim que a banca for definida do concurso que você quer fazer, verifique as últimas provas dela sobre como ela cobra os conteúdos de direito, se ela cobra mais doutrina (normas e princípios) e jurisprudência (conjunto de decisões com um entendimento repetitivo) ou se costuma pedir como a lei é aplicada na prática. Além disso, se pede a lei seca, ou seja, exatamente como está escrito na lei. Tendo estas informações te ajudará a direcionar como estudar.
Finalizando, faça muitas questões de concursos do órgão e da banca.
Bom, espero ter ajudado