Falarei neste vídeo sobre a versão 78 ESR e depois sobre o Firefox no modo geral.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
A versão 78 ESR foi oferecida pela primeira vez aos usuários do canal ESR em 30 de junho de 2020
Versão ESR:
O Firefox Extended Support Release (ESR) é uma versão do Firefox com suporte estendido (no mínimo um ano) para escolas, universidades e empresas que usam o Firefox em grande escala ou aplicações específicas. Ele recebe as atualizações de segurança e estabilidade, mas novos recursos demoram mais a chegar nesta versão empresarial do que para o usuário comum. Ele oferece um navegador customizado e padronizado para muitos dispositivos.
O Firefox ESR é compatível com Windows, Linux e Mac.
Alguns dos destaques da nova versão de suporte estendido são:
Modo quiosque:
O modo quiosque é para você executar tarefas em tela cheia sobrepondo as barras superior e inferior.
Funciona por padrão em modo de tela inteira
Todos os menus, barras de ferramentas e de endereços não ficam visíveis, assim como as abas
O botão X de fechar janela não fica disponível quando você passa o mouse no alto da tela
A tecla de função F11 não funciona
O menu de contexto do clique com o botão direito do mouse não funciona
A barra de status na base da tela é ocultada ao tentar indicar progresso
Ao passar o mouse sobre links, não aparece a indicação de link de destino
Block Autoplay:
O recurso Block Autoplay está habilitado: Desativa a reprodução automática de vídeo com som.
Os usuários poderão escolher bloquear todas as mídias de reprodução automática ou ainda receber um aviso pop-up para cada site de forma individual, escolhendo, então, se desejam ativar o autoplay ou não.
Visualize e gerencie certificados da web:
Um certificado de segurança de site ajuda o Firefox a determinar se o site que você está visitando é realmente o site que afirma ser.
Outras novidades:
Restaura abas fechadas
Esta versão aprimorou as videochamadas que agora não deixará que a proteção de tela automática para economia de energia interrompa a chamada.
Para quem usa o Windows 10 ele melhora o desempenho gráfico do navegador em reprodução de vídeos, jogos online, e etc…
Acessibilidade:
Redução de animações para não afetar os usuários com enxaqueca ou epilepsia.
Redução de lags (congelamento) ao usar a câmera ou microfone.
Tabelas grandes carregam mais rápido.
Vamos agora falar sobre o Firefox:
Mozilla Firefox é um navegador de código aberto desenvolvido pela Mozilla.
Ele usa o mecanismo de renderização Gecko. Mozilla Firefox possui versões para Windows, Linux, Mac OS, iOS e Android.
Navegação privativa (Ctrl + Shift + P) : Quando você usa a navegação privativa ou modo incógnito, seus dados de navegação (como histórico, arquivos temporários da Internet, informações fornecidas em formulários e cookies) não são salvos no computador, ou seja, não deixa rastros, ao encerrar a sessão, mas suas atividades ainda serão visíveis para os websites que você visitou, seu empregador ou sua escola e para seu provedor de acesso à Internet.
Na internet, a navegação privada ou anônima do navegador Firefox se assemelha funcionalmente à do Chrome.
Bloqueio de conteúdo do Firefox: É uma proteção aprimorada contra rastreamento. É uma coleção de recursos de privacidade que protege o usuário de ameaças na web, pode agilizar, em certos casos, o carregamento de páginas, mas pode afetar algumas funcionalidades.
Recurso restaurar: Corrige muitos problemas, retornando o Firefox ao seu estado original, preservando suas informações essenciais, como favoritos, senhas e abas abertas.
Localizar: O Firefox permite que o usuário realize a pesquisa de palavras no conteúdo de uma página, inclusive os links da página. Atalho CTRL + F
Limpar dados de navegação (Ctrl + Shift + Del): ele limpa o histórico de navegação, cookies e outros dados do site e imagens e arquivos armazenados no cache do navegador.
Zoom: Mantém-se pressionada a tecla CTRL e gira-se o scroll do mouse em direção ao topo da tela.
F5: Atualizar página.
Senha Mestra: Após o usuário definir uma senha mestra no navegador Mozilla Firefox, será necessário digitá-la cada vez que o Firefox precisar acessar suas senhas armazenadas.
Duplicar página: No Mozilla Firefox, ao manter a tecla “Ctrl” pressionada e clicar, com o mouse, sobre uma aba e arrastá‐la para a direita, ocorrerá a duplicação dessa aba.
Firefox Screenshots: É um recurso que permite a captura de tela. Ele pode capturar partes visíveis de páginas web, ou até páginas completas, e copiar ou salvar essas imagens.
Outras informações sobre o Firefox
Ao passar o cursor do mouse sobre um item no Gerenciador de tarefas do Mozilla Firefox, serão exibidos detalhes sobre o desempenho de determinada aba ou extensão
O Firefox inclui diversos recursos para tornar o navegador e o conteúdo web acessíveis para todos os usuários, incluindo aqueles com problemas visuais ou limitações para usar um teclado ou mouse.
Alguns recursos: Teclado, teclas de acesso, HTML, zoom, configurações de fontes e cores, temas de alto contraste, leitores de tela e etc…
O programa de navegação Mozilla Firefox versão 67.0 (Quantum) possui recursos que notificam o usuário quando este visita um site relatado como enganoso.
Clicando-se em Ações da Página, temos as ferramentas: Adicionar página aos favoritos, salvar página no pocket, fixar aba, copiar link, enviar link por e-mail, enviar aba para dispositivo, capturar tela e adicionar site aos mecanismos de pesquisa.