Sonoridade das palavras. A expressividade na comunicação é produzida pela sonoridade das palavras.
Aliteração, Assonância, Paronomásia, Onomatopeia.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Aliteração
Aliteração é uma figura de linguagem, fonética ou de som onde acontece a repetição de sons consonantais idênticos ou parecidos no início ou dentro das palavras.
Exemplo:
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Assonância
Assonância é uma figura de linguagem ou um recurso sonoro que consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A assonância é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.
É uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Patrocínio – MG);
Exs.:
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina
(Cecília Meireles)
A mágica presença das estrelas! (Mario Quintana)
Paronomásia
Paronomásia é uma figura de linguagem, fonética ou de som que utiliza palavras parônimas (são palavras com escrita e pronúncia parecida, mas com significado diferente) em uma mesma frase.
Exs.:
Tomou Doril, a dor sumiu
Conhecer as manhas e as manhãs
Onomatopeia
Onomatopeia é uma figura de linguagem, fonética ou de som onde se usa palavras para reproduzir ou imitar sons do dia a dia, coisas ou animais.
Exemplo:
Atchim: Som de espirro
Tic-tac: som de relógio
Tabela resumo: