Resolvi fazer esta postagem/ vídeo para complementar e corrigir um erro do vídeo sobre análise de mercado. Nele eu disse que pesquisa primária e secundária eram tipos de pesquisa de mercado, mas na verdade são formas de coletas de dados. Então aproveito este vídeo para complementar o conteúdo, pois ficou faltando falar sobre os tipos de pesquisas exploratória, descritiva e causal.
Então vamos lá!!
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Na pesquisa de mercado a coleta de dados é feita fora da empresa, ou seja, diretamente com o cliente (consumidor).
Ela coleta informações sobre a percepção do cliente sobre o serviço oferecido pela empresa e as necessidades deste cliente/ consumidor.
Quando a empresa quer lançar um produto ou mesmo fazer modificações em um já existente a pesquisa de mercado é bem eficiente para detectar os pontos positivos e negativos e adequar melhor o produto com as necessidades do público-alvo.
A pesquisa de mercado também pode avaliar seus concorrentes, fornecendo informações que poderão ajudar em decisões estratégicas futuras.
Formas de coletas de dados:
Pesquisa primária: Os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, suas necessidades e percepções, ou seja, sua opinião sobre os produtos e serviços da empresa. Esta pesquisa é feita através de entrevistas por telefone ou presencial, mala direta ou e-mail.
Pesquisa secundária/ documental: Os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público-alvo e gerando informações de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento, ou seja, padrão de consumo local, hábitos de consumo e etc… Esta pesquisa tem diversas fontes, como a internet e instituições de pesquisas como IBGE e Datafolha por exemplo.
Metodologias quantitativa e qualitativa.
Método quantitativo: Por utilizar grande quantidade de dados (dados numéricos), é necessário utilizar métodos matemáticos para organizar as informações. A pesquisa primária normalmente usa este método.
Método qualitativo: É mais utilizado pela pesquisa secundária, ela faz uma análise de compreensão das informações usando dados narrativos para entender as preferências do consumidor.
A pesquisa de mercado, tem diversos objetivos e por causa disso, podem usar métodos diferentes.
Tipos de pesquisa de mercado:
Pesquisas exploratória, descritiva e causal
Pesquisa exploratória
Ela procura descobrir ideias e insights, em vez de coletar dados estatisticamente precisos. Ela é muito utilizada no início de seu plano de pesquisa.
Seu principal objetivo é entender o que se está pesquisando com a maior precisão possível e achar uma causa do problema, utilizando normalmente o método secundário, estudos de caso e observando as pessoas. Seu processo é não estruturado e seus dados são qualitativos. Pesquisa não conclusiva. Utiliza os métodos primários e secundários.
Pesquisa descritiva
Seu objetivo é descobrir as caraterísticas de uma população ou fenômeno procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los e normalmente utiliza o método primário.
Ela tem um caráter qualitativo na análise, mas fundamentada em dados quantitativos.
Ela aprofunda o que foi trabalhado na pesquisa exploratória. Processo estruturado. Pesquisa conclusiva. Utiliza o método secundário.
Pesquisa causal
Com os dados descobertos nas pesquisas exploratórias e descritivas, ela tem como objetivo determinar as causas e efeitos. Seu objetivo é determinar se os dados coletados nas pesquisas anteriores são válidos. Processo estruturado e dados quantitativos. Utiliza métodos experimentais. Pesquisa conclusiva.