Os Bancos e caixa econômicas são operadores (Os operadores são as instituições que lidam diretamente com o público, no papel de intermediário financeiro) que são supervisionados pelo Banco Central.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Dentre estas instituições temos os Bancos múltiplos, comerciais, Caixa Econômica Federal e outras caixas econômicas, banco de câmbio, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Banco de desenvolvimento e bancos de investimentos.
Neste artigo falarei sobre os bancos comerciais:
BANCOS COMERCIAIS
O banco comercial tem um papel importante no sistema financeiro e econômico devido ao volume de intermediação financeira realizado. Isso se deve a sua capacidade de criar depósitos à vista.
Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente podem ser gerados através da concessão de crédito, onde o banco concede um crédito ao cliente, gerando um depósito à vista em sua conta.
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Banco” (Resolução CMN 2.099, de 1994).
Fonte: Banco Central
Hoje, os bancos são regulados pelo Banco Central de cada país. O Banco Central possui a função de emitir dinheiro, captar recursos financeiros e regular os bancos comerciais e industriais. Assim, eles estabelecem regras e controlam o sistema financeiro geral de cada país.
O dinheiro captado dos clientes (pessoas físicas, empresas, indústrias e/ou governo) é utilizado pelos bancos para conceder empréstimos a outros clientes, desta forma os bancos cobram juros e assim ajudam para a circulação do dinheiro. (CAIU EM CONCURSO)
Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional. (CAIU EM CONCURSO)
Basicamente os bancos comerciais recebem os depósitos a vista e com ele realiza empréstimos para financiar o comércio, a indústria ou mesmo a pessoa física. Trabalha com transferências de valores interbancários e garantia de créditos, cauções dentre outros serviços.
Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência. O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). (CAIU EM CONCURSO)
A Resolução 3380 do Banco Central do Brasil de 29 de junho de 2006 tem como objetivo promover a implementação de uma estrutura de gerenciamento de risco operacional em instituições financeiras e, assim, reduzir a possibilidade de perdas, seja decorrente de falhas de sistemas, processos ou pessoas. Seu objetivo principal é diminuir as fraudes.(CAIU EM CONCURSO)