Ícone do site Matérias para concursos

Tipologia e gênero textual – Parte 1

Tipologia e gênero textual

 

Este conteúdo também é pedido pelas bancas na seguinte forma:

Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Na parte 2 eu colocarei questões de concursos para você praticar seus conhecimentos e entender como este assunto é pedido pelas bancas.

 

Os estudantes costumam confundir tipos textuais com gêneros textuais, mas são duas coisas diferentes.

Tipo textual: O tipo textual é a estrutura do texto, ou seja, é a forma como o texto se apresenta.

Gênero textual: O Gênero textual é o uso deste texto, ou seja, é a função social/ comunicativa do texto. É um texto que vivencia o cotidiano, podendo ser verbal ou não verbal.

Para visualizarmos melhor é como se os tipos textuais fossem um grupo e os gêneros textuais fosse um subgrupo dos tipos textuais.

Existem uma infinidade de gêneros textuais, e no texto abaixo cito apenas alguns.

 

Temos quatro principais tipos e gêneros de textos:

 

Narrativo, descritivo, dissertativo e explicativo

 

Tipo de texto narrativo (narração)

É a narração de um fato. Podendo ser fictício ou não. O autor conta uma história

Para se ter um texto narrativo é necessário que se tenha:

Espaço: É o lugar onde ocorre a história.

Tempo: Duração que ocorre a história.

Personagens: São os seres, que normalmente são pessoas, podendo ser animais ou mesmo objetos que participam na história.

Narrador: Pode ser em 1ª pessoa (pessoal fazendo parte da história) ou na 3ª pessoa (impessoal, ele está longe da história).

Verbos no passado

 

Gêneros textuais narrativos:

Neles tem um personagem em algum lugar e época. Tem a introdução, desenvolvimento, tensão e seu final. Ex.: Crônica, contos, novelas, Romance, fábulas, relato pessoal e notícia.

Crônicas: Baseada no cotidiano com uma narrativa curta com acontecimentos podendo ser reais ou fictícios. Possui caráter narrativo ou argumentativo. Normalmente tem um tema cultural, político ou social. A crônica é um texto que predomina a narração;

É um texto que narra o cotidiano das pessoas, situações que nós mesmos já vivemos e normalmente é utilizado a ironia para mostrar um outro lado da mesma história.

Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade.

Na crônica o tempo não é relevante e quando é citado, geralmente são pequenos intervalos como horas ou mesmo minutos.

O cronista descreve os acontecimentos em ordem cronológica e desafiando o leitor dando a sensação de diálogo mostrando uma visão própria dos fatos.

Crônica é um texto curto publicado em jornais, revistas ou blogs, de linguagem simples, em estilo literário e jornalístico, e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.(caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: IGP-SC);

Conto: É fictício e também tem uma narrativa curta

É uma obra de ficção em que são criados seres e locais totalmente imaginário.

É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa, que envolve poucas personagens e com ações que, em geral, se passam em um só espaço e se encaminham diretamente para o desfecho, em torno de um só eixo temático e um só conflito. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: IGP-SC);

A diferenciação entre o conto, a novela e o romance também se baseia na sua extensão, ou seja, dos três ele é o que tem o texto mais curto. Outro diferencial do conto com o romance é que só tem uma história central, ou seja, não se desenvolve outras histórias secundárias.

Novela: A novela é muito parecida com o conto e o romance, diferenciado por sua extensão. Ela fica entre o conto e o romance.

Ela tem a história principal, mas também tem várias histórias secundárias. O tempo na novela é baseada no calendário. O tempo e local são definidos pelas histórias dos personagens. Se for uma novela de época é usado a linguagem da época. Outra característica é a quantidade de personagem, ou seja, é bem superior ao de um conto.

A história (enredo) tem um ritmo mais acelerado do que a do romance por ter um texto mais curto.

Romance: Narrativa longa que descreve um ambiente, personagens e roupas. Pode ser tanto narrativo como descritivo;

Apesar de ser narrativo ele descreve o ambiente, personagens e roupas para atiçar o imaginário do leitor.

É uma descrição longa de ações e sentimentos de personagens fictícios, podendo ser de comparação com a realidade ou totalmente irreal. A diferença principal entre um romance e uma novela é a extensão do texto, ou seja, o romance é mais longo.

No romance é usado muitas formas de narração estilizadas e harmoniosas para dar mais emoção ao texto. No romance nós temos uma história central e várias histórias secundárias.

Fábula: É um texto narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral. A fábula é um gênero textual muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.

Relato pessoal: gênero de texto narrativo onde o autor conta suas vivências pessoais a outra pessoa, dentro de um ambiente, tempo e personagens.

Notícia: Texto narrativo e/ou descritivo. Seu objetivo é informar fatos atuais e cotidianos de maneira formal e objetiva. Texto impessoal (3ª pessoa)

 

No próximo vídeo começarei a falar sobre o Tipo de texto Descritivo (descrição)

AVANÇAR PARTE 2

Sair da versão mobile