Menu fechado

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados

 

A compreensão de um texto é fazer uma análise objetiva do texto. É verificar o que realmente está escrito nele. Já a interpretação de texto imagina o que as ideias do texto tem a ver com a realidade.

O leitor tira conclusões subjetivas do texto.

Compreensão de textos

A compreensão de um texto é fazer uma análise objetiva do texto. É verificar o que realmente está escrito nele. Tem que estar escrito e não imaginar o que o autor quis dizer, ou seja, todas as informações devem estar presente no texto.

Deve-se analisar os dados concretos e objetivos do texto.

Existem algumas expressões que fica claro que o que se quer analisar é a compreensão do texto:

Segundo o autor….

Segundo o texto….

O texto informa que….

No texto…..

O autor afirma que….

De acordo com o autor….

De acordo com o texto….

Fica claro nas expressões acima que as respostas deverão estar clara no texto, ou seja, você deve compreender o texto para tirar as conclusões.

 

Interpretação de textos

A interpretação de texto imagina o que as ideias do texto tem a ver com a realidade.

O leitor tira conclusões subjetivas do texto (deduzir o que o autor do texto quis dizer).

As informações não estão escrita claramente no texto, elas estão fora do texto, mas tem ligação com ele. Você deve deduzir o que o autor está querendo dizer dentre as ideias que foram escritas no texto.

Para você fazer uma boa interpretação de um texto é necessário que você tenha algum conhecimento prévio sobre o assunto que está sendo abordado pelo autor. Você deve fazer uma análise pessoal e crítica para ter uma conclusão mais completa.

Existem algumas expressões que fica claro que o que se quer analisar é a interpretação do texto:

Conforme o texto, podemos concluir…

Pela leitura do texto é possível perceber…

É possível inferir que através….

O texto permitem levantar a hipótese de que…..

Conclui-se do texto que…

O texto encaminha o leitor para…

Para você fazer uma boa compreensão e interpretação do texto você deve ler atentamente todo o texto. Se possível releia o texto, pois você terá uma ideia melhor do que está escrito.

Grife as partes que você ache mais importante.

Analise o que é fato (compreensão) e o que é opinião (interpretação).

Observe que de um parágrafo a outro pode indicar uma conclusão ou uma continuação de alguma ideia.

E para concluir preste muita atenção nas colocações das vírgulas, elas podem dar um sentido completamente diferente em um texto.

 

Reconhecimento de tipos e gêneros textuais (Tipologia e gênero textual);

Os estudantes costumam confundir tipos textuais com gêneros textuais, mas são duas coisas diferentes.

Tipo textual: O tipo textual é a estrutura do texto, ou seja, é a forma como o texto se apresenta.

Gênero textual: O Gênero textual é o uso deste texto, ou seja, é a função social/ comunicativa do texto. É um texto que vivencia o cotidiano, podendo ser verbal ou não verbal.

Para visualizarmos melhor é como se os tipos textuais fossem um grupo e os gêneros textuais fosse um subgrupo dos tipos textuais.

Existem uma infinidade de gêneros textuais, e no texto abaixo cito apenas os principais.

Temos quatro principais tipos e gêneros de textos:

1 – Narrativo

2 – Descritivo

3 – Dissertativo

4 – Explicativo

 

1 – Narrativo

Tipo de texto narrativo (narração)

É a narração de um fato. Podendo ser fictício ou não. O autor conta uma história

Para se ter um texto narrativo é necessário que se tenha um lugar, tempo (duração da história, personagens, narrador e um enredo.

 

Gêneros textuais narrativos:

Neles tem um personagem em algum lugar e época. Tem a introdução, desenvolvimento, tensão e seu final.

Crônicas: Baseada no cotidiano com uma narrativa curta com acontecimentos podendo ser reais ou fictícios.

Conto: É fictício e também tem uma narrativa curta.

É uma obra de ficção em que são criados seres e locais totalmente imaginário.

Romance: Narrativa longa que descreve um ambiente, personagens e roupas. Pode ser tanto narrativo como descritivo;

Novela: A novela é muito parecida com o conto e o romance, diferenciado por sua extensão. Ela fica entre o conto e o romance.

Fábula: É um texto narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral.

Relato pessoal: gênero de texto narrativo onde o autor conta suas vivências pessoais a outra pessoa, dentro de um ambiente, tempo e personagens.

Notícia: Texto narrativo e/ou descritivo jornalístico. Seu objetivo é informar fatos atuais e cotidianos de maneira formal e objetiva. Texto impessoal (3ª pessoa).

Cartum, charge e tirinha são gêneros textuais jornalísticos que utilizam elementos gráficos e verbais para expressar uma posição editorial.

Cartum: O cartum é um gênero jornalístico opinativo que utiliza humor e grafismo para criticar, satirizar e expor comportamentos humanos do dia a dia, de forma breve e sintética.

Charge: É um gênero jornalístico que utiliza humor, ironia e sátira para criticar situações específicas da atualidade, principalmente na área política.

Tirinha: É uma sequência de quadrinhos publicada com regularidade, com ou sem personagens fixos. É um conjunto de cartuns que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.

 

2 – Descritivo

Tipo de texto Descritivo (descrição)

Um texto em que se faz uma imagem escrita, dá detalhes de um ser, podendo ser uma pessoa, objeto, animal ou lugar. Conta uma história mais detalhadamente

Pode até descrever sensações ou sentimentos.

Ele sempre está acompanhado de outro tipo de texto.

 

Gêneros textuais descritivos:

É a descrição de uma pessoa, lugar ou objeto mostrando suas características, com o objetivo de transmitir para a pessoa com quem fala uma visualização que muitas vezes pode ver e sentir o que ele quer passar.

Ex.: Diário, classificados de jornais, estatuto, cardápios e currículo

Diário: Ele descreve o dia a dia de uma pessoa e seus sentimentos.

Currículo: Descreve todas as informações de uma pessoa.

Classificados de jornais e cardápios

Estatuto: Estatuto é um conjunto de normas jurídicas, acordadas pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o funcionamento de órgãos colegiados, constituídos como entidade jurídica ou não, quer seja uma sociedade, uma associação ou uma fundação.

O Conto, novela e o romance apesar de serem considerados textos narrativos também pode ser classificados como descritivos, pois descrevem os ambientes, pessoas, objetos, animais e lugares.

 

3 – Dissertativo

 

Tipo de texto dissertativo (Dissertação)

Um texto dissertativo tem como objetivo expor e discutir ideias sobre um tema de forma clara e organizada. Ele é caracterizado por:

Apresentar argumentos, evidências e análises que sustentam uma tese ou ponto de vista e tem uma estrutura básica que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão

Texto dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor;

Verbos no presente;

É explicar ou falar sobre um assunto. É um texto informativo. É narrativo e argumentativo.

Pode ser expositivo ou argumentativo

Dissertação argumentativa (Dissertativo argumentativo)

Os textos argumentativos também expõem um assunto, fato ou acontecimento, mas seu objetivo principal é persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Ele se posiciona com argumentos.

Texto dissertativo-argumentativo: consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos.

 

Gêneros textuais dissertativos

Publicidade: O texto publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou uma ideia e estimular o interlocutor a consumi-lo de alguma forma, seja comercialmente, seja pelo engajamento ou pela mudança de comportamento. Tem interesse comercial. Seu objetivo é divulgar um produto para vendê-lo despertando o desejo de compra;

Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo. Seu objetivo é propagar uma ideia para influenciar atitudes através da persuasão e sensibilização; A propaganda, pode ser usado para vendas, mas seu uso é mais amplo e profundo, por isso, é muito usado em campanhas de orientação pública, campanhas políticas ou ONGs.

Os gêneros jornalísticos informativos incluem: Notícia, Entrevista e Reportagem

Reportagem: É um texto informativo onde se expõe os fatos. Ela é uma dissertação expositiva.

Diferença entre notícia e reportagem: Apesar dos dois serem textos jornalísticos, a notícia é um texto informativo e impessoal, na qual não emite opinião e o autor não assina o texto e sim, só apresenta seu nome;

Já a reportagem é pessoal onde o repórter assina seu nome e normalmente emite uma opinião.

Resumo: Conta a essência de um texto, o que se julga mais importantes.

Resenha crítica: É também um resumo, só que tem também o ponto de vista do autor, ou seja, sua opinião sobre o assunto. Ela é uma dissertação argumentativa.

Editorial: É um texto dissertativo argumentativo em que expressa a opinião do editor através de argumentos e fatos sobre um assunto que está sendo muito comentado (polêmico). Sua intenção é convencer o leitor a concordar com ele.

Normalmente o editorial reflete não só a opinião e princípios do editor, mas também da empresa que ele trabalha.

Entrevista: Ele é um texto expositivo e é marcado pela conversa de um entrevistador e um entrevistado para a obtenção de informações. Ela também tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero.

 

4 – Explicativo

 

Tipo de texto explicativo

O texto Indica como realizar uma ação. Ele é claro e objetivo. Ele expressa uma ordem, por isso, utiliza-se o verbo no modo imperativo.

Os textos explicativos podem ser injuntivos ou prescritivos. Os textos explicativos injuntivos possibilitam alguma liberdade de atuação ao leitor, enquanto os textos explicativos prescritivos exigem que o leitor proceda de uma determinada forma.

Injuntivo: O texto injuntivo ou instrucional busca dar instruções e orientações para que o leitor cumpra alguma tarefa. Ele pode ser verbal ou não verbal.

Na tipologia textual, é também chamado de texto instrucional.

Ele indica ordem, persuasão, orientação.

Ex.: Bula de remédios, receitas de bolo e manuais de instrução

Prescritivo: Como o injuntivo, seu objetivo é instruir guiando a pessoa como deva proceder. Mas ele não dá nenhuma liberdade de ação à pessoa que recebe a informação, ela obriga, ou seja, ordena que deve ser cumprida a risca a determinação.

Ex.: Leis e editais de concursos

 

Gênero textuais explicativo:

Receitas, regulamentos, manuais e bilhete.

Receita: É um texto instrucional e injuntivo que tem como objetivo de informar, aconselhar, ou seja, recomendam dando uma certa liberdade para quem recebe a informação.

Regulamento: O gênero textual regulamento é um documento que estabelece normas, regras e procedimentos para o funcionamento e organização de um determinado contexto.

Manuais: O manual de instruções é um gênero textual que fornece instruções detalhadas sobre como realizar uma tarefa ou operar um produto.

Bilhete: O bilhete é um gênero textual que se caracteriza por ser uma forma de comunicação escrita, direta, breve e informal, utilizada para transmitir uma mensagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *