Competências humanas
O que é competência?
Basicamente é a soma dos conhecimentos (parte teórica do foi aprendido), habilidades (conhecimento adquirido na prática) e atitudes (seu comportamento) que um pessoa tem para executar alguma tarefa e que afeta o seu desempenho no trabalho.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Quando a empresa vai selecionar um novo colaborador ela já tem um perfil das competências que ela procura, pois ela não observará apenas seu conhecimento técnico, mas também seu lado comportamental visando uma pessoa que esteja alinhada aos princípios e valores da organização.
Tipos de competências
Competências técnicas: São seus conhecimentos adquiridos através de estudos, treinamentos e experiências profissionais como faculdade, cursos, especializações, seminários ou palestras.
Nesta competência você utiliza de processos para executar uma tarefa. Estes processos você aprende na prática e no conhecimento técnico. Quanto maior seu conhecimento técnico, melhor será seu desempenho na tarefa.
Competências comportamentais ou humanas: É o seu emocional. É como você age diante de situações do dia a dia como por exemplo, sua relação com colegas de trabalho e situações de pressão. A empresa na hora de selecionar um colaborador presta mais atenção para a competência comportamental do que a técnica, pois é muito mais difícil de mudar um comportamento de uma pessoa do que aprimorar seu conhecimento técnico.
A empresa quando pratica a avaliação por competências de seus funcionários, ela tem a intenção de melhorar as competências de que ela precisa de cada colaborador para que eles cresçam dentro da organização.
A empresa que tem a visão de desenvolvimento por competências utiliza de treinamento e feedback para conseguir este objetivo.
A empresa que foca nas competências consegue melhorar o desempenho de seus colaboradores, pois eles trabalham mais motivados e engajados.
Agora você se pergunta, na prática quais são as competências mais valorizada no mercado?
Existem várias e cada empresa tem seus parâmetros de importância para buscar no mercado um novo colaborador.
Abaixo listei as principais:
Liderança
É a união do conhecimento técnico e emocional. Ele deve influenciar e motivar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos. O bom líder conquista a confiança de seu grupo sem se impor.
Motivação
Sabemos que é obrigação das empresas motivar seus funcionários, mas ter automotivação ajuda muito. Não depender somente da empresa para sentir-se bem e fazer um bom trabalho. Você deve fazer o seu melhor. Podemos aqui usar uma frase antiga: Se uma coisa merece ser feita, deve ser bem feita.
Equilíbrio emocional
Uma pessoa equilibrada emocionalmente tem autocontrole e consegue raciocinar com clareza não deixando suas emoções interferirem nas suas decisões e consequentemente será mais eficaz em suas ações.
Atitudes de inovação
É olhar para os métodos utilizados pela empresa e pensar em novas formas de fazer, visando uma melhoria constante dos processos. É buscar sempre dar sugestões com responsabilidade e proatividade (iniciativa) para ajudar a empresa a crescer.
Criatividade
Muito parecido com a atitude de inovação. É identificar problemas e usar de criatividade para resolve-los com soluções rápida e inovadoras.
Empatia
É se colocar no lugar do outro. É observar os sentimento e ponto de vista de seu colegas de trabalho. A empatia ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e o desenvolvimento de todos do grupo.
Ética
Toda empresa procura uma pessoa ética, pois o certo e errado é muito claro para ele. Uma pessoa ética tem responsabilidade social e ajuda seu grupo.
Interdisciplinaridade
Hoje não basta ser bom só em sua área. Um bom profissional aprende observando as outras áreas e sabe atuar em conjunto com elas. Toda informação agrega valor ao profissional.
Pensamento crítico
É preciso perceber tudo ao seu redor com olhar crítico para sempre buscar o melhor para a empresa.
Foco em resultados
O colaborador que tem foco em resultados tem disposição e capacidade para atingir os objetivos da empresa utilizando o mínimo de recursos e tempo.
Comunicação
O colaborador deve saber se comunicar de forma clara e objetiva, para que não haja mal-entendidos que possa gerar dúvidas ou problemas em seu entendimento.
Prioridade
É saber distinguir o valor de cada tarefa e executar as ações em ordem de importância e assim gerar o resultado esperado.
Adaptabilidade
É saber se adaptar com mudanças que possam ocorrer na empresa e na sua equipe de trabalho. Saber também conviver com as diferenças.