Menu fechado

Computação na nuvem (cloud computing)

E-books GRATUITOS e Apostilas com preços IMPERDÍVEIS. APROVEITE !!

Apostila ESA em PDF - Sargentos - Geral 2021

Apostila SEJUSP-MG em PDF - Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) - Auxiliar Educacional 2021

Apostila CRESS - DF em PDF - Agente Administrativo 2021

 

Computação na nuvem (cloud computing)

Antes você armazenava em seu pc seus documentos e as empresas em servidores próprios, mas com o surgimento da computação na nuvem, você pode acessar  seus documentos em qualquer lugar ou dispositivo.

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Se preferir, no vídeo abaixo tem a postagem em áudio e vídeo:

Para acessar a nuvem é necessária uma conexão de internet. 

Atenção: existe recursos offline em serviços na nuvem como o Google drive e One Drive (Microsoft), mas são limitados, por isso, nos concursos eles consideram que é necessário uma conexão de internet para acessar os arquivos. 

Hoje você tem na nuvem aplicativos de escritório como o Office Online da Microsoft e o Google documentos em que você armazena na nuvem e ainda pode editar seus documentos.

Uma das funções da computação na nuvem é cortar custos operacionais, ou seja, tem redução de custos com manutenção e com consumo de energia elétrica.

 

VANTAGENS:

Segurança, potência do hardware, backup dentre outras coisas fica com o servidor e não com você.

Na maioria dos serviços de computação na nuvem, você consegue acessar as aplicações independente de seu sistema operacional ou equipamento usado (estrutura).

Fica protegido contra a perda de arquivos caso falte energia, quando o computador resolver “travar”, ou ainda acessar os seus arquivos de qualquer lugar sem precisar de instalar programas ou armazenar dados localmente no computador.

Pode compartilhar com os outros as informações facilitando o trabalho em grupo.

Escalabilidade, agilidade, flexibilidade e acesso a tecnologia avançada. 

 

Normalmente o serviço é gratuito, mas dependendo o grau de necessidade que o usuário tem, poderá ser pago, vai depender do tamanho da empresa ou se necessita de um serviço mais específico.

Computação na nuvem: É uma entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de tecnologia da informação por meio de uma plataforma de serviços via Internet. (definição caiu em concursos).

O fornecimento de serviços de computação pela Internet, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala é chamado de computação na nuvem (definição caiu em concurso público).

Qualquer serviço em que você loca servidores e armazenamento compartilhados, com software disponível e localizados em Data-Centers remotos situados em locais que não são do conhecimento do usuário, aos quais não temos acesso presencial é considerado computação na nuvem.

Hoje todos nós usamos a computação na nuvem de alguma forma.

 

Serviços de armazenamento na nuvem:

Dropbox, Google Drive e One Drive (Microsoft)

Temos serviços na nuvem open source (código aberto) que são gratuitos e sem limitações. O mais conhecido é o OwnCloud que é serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Ele disponibiliza  serviços através de uma intranet com funcionalidades semelhantes ao Dropbox ou Google drive.  

 

Temos outros serviços na nuvem como:

Yahoo mail e Gmail: serviços de e-mail

YouTube: Vídeos

Há não poderia esquecer do Netflix, que é um serviço de Streaming na qual você consegue assistir filmes online.

 

Tipos de serviços de nuvem:

IaaS, PaaS, SaaS, DaaS, CaaS e DBaas

 

IaaS – Infrastructure as a Service (infraestrutura como serviço)

Você aluga uma infraestrutura de tecnologia e provedor, com acesso a recursos de computação e armazenamento. Como se fosse um HD virtual.

Ex.: Google Drive

 

PaaS – Plataform as a Service (plataforma como serviço)

A plataforma como serviço são serviços de computação em nuvem com gerenciamento e criação de aplicativos de software. Ele tem ferramentas de desenvolvimento, serviços de BI (business intelligence) e sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Ex.: Windows Azure

 

SaaS – Software as a Service (software como serviço)

O software como serviço é um método para a distribuição de aplicativos de software pela Internet baseado em assinaturas.

Ex.: Google Docs

 

DaaS – Desktop as a Service (Área de trabalho como serviço)

Seria um Desktop virtual, ou seja, como se fosse seu pc na nuvem.

 

CaaS – Communication as a Service (Comunicação como Serviço)

Comunicação única hospedada em data center do provedor.

 

DBaas – Data Base as a Service (Banco de dados como Serviço):

Fornece armazena e acesso de volumes de dados

 

Temos também outros tipos de computação na nuvem como:

 

Nuvem pública: Basicamente quem usa é o usuário comum, ou seja, as pessoas físicas que não necessitam de muito espaço de armazenamento, por isso, é oferecido gratuitamente. Estas pessoas normalmente não precisam de tanta segurança para seus dados, mas caso eles precisem de mais espaço de armazenamento estas empresas tem planos para expansão deste espaço.

 

Nuvem Comunitária: São pessoas ou organizações que tem objetivos comum acabam utilizando este serviço para dividir os custos de uso e manutenção. Elas podem estar dentro das empresas ou em outra empresa terceirizada.

 

Nuvem Privada: É uma nuvem para uma empresa específica, onde todos os equipamentos de data center e servidores ficam na empresa com total controle da empresa.

 

Nuvem híbrida: Seria a mistura de todas as outras nuvens, aproveitando o que tem de melhor delas. Normalmente as informações consideradas mais importantes ficam na nuvem privada e as que não são tão relevantes eles colocam na pública ou comunitária.

 

Para finalizar o conteúdo gostaria de fazer uma observação. Mais para a frente farei um vídeo sobre armazenamento na nuvem (cloud storage), na qual aprofundarei o assunto, mas sei que há dúvidas pois quando falamos de armazenamento na nuvem falamos de Computação na nuvem (cloud computing). A diferença principal é que o armazenamento na nuvem visa armazenar e compartilhar dados e a computação na nuvem você consegue trabalhar e alterar os dados de longe. Por causa disso a computação na nuvem necessita de mais processamento e o armazenamento na nuvem precisa de mais espaço.

 

Questão de concurso:

 

QUESTÃO 1

Concurso da Apex Brasil em 2018 feita pelo IADES

Análise de dados ou business intelligence são cenários comuns a que tipo de serviço de nuvem?

A Dados como serviço (DaaS)

B Software como serviço (SaaS)

C Infraestrutura como serviço (IaaS)

D Business como serviço (BaaS)

E Plataforma como serviço (PaaS)

QUESTÃO 2

Concurso da Receita federal em 2014 feita pela ESAF

É função da computação em nuvem:

A cortar custos operacionais.

B permitir que departamentos de TI se concentrem em projetos operacionais em vez de manter provedores funcionando.

C cortar custos situacionais, associados a instabilidades.

D desvincular a TI de esforços estratégicos de interesse da cúpula da organização.

E otimizar acessos indexados.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: SEFAZ-RS

Assinale a opção correspondente ao conceito de entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de tecnologia da informação por meio de uma plataforma de serviços via Internet.

A rede privada virtual

B extranet

C computação em nuvem

D computação quântica

E zona desmilitarizada, do inglês demilitarized zone (DMZ)

 

QUESTÃO 4

Ano: 2018 Banca: UFRR Órgão: UFRR

É uma importante ferramenta open source para disponibilizar serviços de computação em nuvem a partir de uma intranet possuindo funcionalidades similares a Google drive e Dropbox. O Texto refere-se à ferramenta:

A Microsoft Essentials

B UnixCloud

C AtomWeb

D OwnCloud

E Driveforge

 

QUESTÃO 5

Ano: 2017 Banca: FAUEL Órgão: Prev São José – PR

Ficar protegido contra a perda de arquivos caso falte energia, quando o computador resolve “travar”, ou ainda acessar os seus arquivos de qualquer lugar sem precisar instalar programas ou armazenar dados localmente no computador, são possibilidades que surgiram com o serviço de:

A Computação em nuvem

B Computação local

C Computação Offline

D Memória RAM

E CD-ROM

 

QUESTÃO 6

Ano: 2020 Banca: CPCON Órgão: Câmara de Santa Luzia – PB

No que se refere à computação em nuvem, é CORRETO o que se afirma em:

E-books GRATUITOS e Apostilas com preços IMPERDÍVEIS. APROVEITE !!

Apostila ESA em PDF - Sargentos - Geral 2021

Apostila SEJUSP-MG em PDF - Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) - Auxiliar Educacional 2021

Apostila CRESS - DF em PDF - Agente Administrativo 2021

 

A Uma desvantagem para a empresa que utiliza os serviços em nuvem é o aumento da complexidade da manutenção da infraestrutura de hardware necessária ao armazenamento e acesso aos dados da empresa que estão armazenados na nuvem.

B O usuário é sempre responsável pela realização de backup e de armazenamento seguro de seus dados.

C Toda nuvem é obrigada a disponibilizar para os usuários o acesso ao hardware físico.

D Uma das vantagens para a empresa que utiliza os serviços em nuvem é a redução de custos com manutenção e com consumo de energia elétrica.

E Nesse modelo de computação, a empresa que utiliza os serviços em nuvem deve ser sempre informada sobre a localização geográfica exata de armazenamento dos seus dados.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Linhares – ES

Quando locamos servidores e armazenamento compartilhados, com software disponível e localizados em Data-Centers remotos, aos quais não temos acesso presencial, chamamos esse serviço de:

A Computação On-Line.

B Computação na nuvem.

C Computação em Tempo Real.

D Computação em Block Time.

E Computação Virtual.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de São Felipe D`Oeste – RO

O Microsoft Windows oferece o serviço de armazenamento OneDrive. Os dados gravados no OneDrive ficam armazenados em:

A Pen Drive.

B Hard Disk.

C Memória RAM.

D Nuvem.

E CD ROM.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES

O fornecimento de serviços de computação pela Internet, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala é chamado de:

A computação local.

B computação indoor.

C computação em nuvem.

D computação firewire.

E computação de desenvolvimento ágil.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Barão de Cocais – MG

A respeito dos conceitos e conhecimentos básicos em computação em nuvens, analise as seguintes afirmativas.

I. Gmail, Dropbox e YouTube são exemplos de recursos que se encaixam no conceito de computação em nuvens.

II. Na maioria dos casos do serviço de computação em nuvens, o usuário pode acessar as aplicações independentemente do seu sistema operacional ou do equipamento usado.

III. Com a computação em nuvens, o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação.

Estão corretas as afirmativas

A I e II, apenas.

B I e III, apenas.

C II e III, apenas.

D I, II e III.

 

QUESTÃO 11

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES

 

O One Drive é um serviço da Microsoft que permite gravar informações:

A no Hard Disk do seu computador.

B em um Pen Drive.

C em um DVD.

D na nuvem.

E na memória ROM.

 

QUESTÃO 12

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES

 

Ao alocar recursos, sob demanda, de um servidor e armazenamento de dados em um Data Center remoto, localizado em qualquer ponto do planeta, com acesso pela internet, você estará utilizando o que chamamos de:

A On-Line.

B Real Time.

C FTP.

D Computação na Nuvem.

E Computação Quântica.

 

QUESTÃO 13

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vitória – ES

Quando se utilizam servidores de armazenamento que se encontram em Data Centers situados em locais que não são do conhecimento do usuário, é dito que está sendo utilizado :

A Block Time.

B Real Time

C Computação em nuvem.

D Time Share.

E Deep Web.

 

QUESTÃO 14

Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Mandaguari – PR

__________________ é uma tecnologia que permite guardar dados na internet por meio de um servidor online sempre disponível. Nele, o usuário pode armazenar arquivos, documentos e outras informações sem precisar de um HD no seu computador. O termo que completa CORRETAMENTE a lacuna acima é:

A Armazenamento de dados em Nuvem.

B Desktop.

C Pacote Office.

D Hardware.

 

QUESTÃO 15

Ano: 2019 Banca: UNESPAR Órgão: FOZTRANS

A ____________________ trata-se de uma tendência global que muda a maneira como acessamos e armazenamos dados, permitindo armazenar arquivos pessoais, ou mesmo fazer backup de todo o disco rígido em servidores pela Internet. Aplicações como processamento de texto e edição de fotos podem ser acessadas usando este recurso. Esses serviços estão disponíveis sob demanda e de forma economicamente viável para qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo sem comprometer a segurança ou o funcionamento.

Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE a lacuna acima:

A Colaboração Online.

B Rede Powerline.

C Banda Larga sem Fio.

D Computação em Nuvem.

E Redes Sociais.

 

QUESTÃO 16

Ano: 2019 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Marilena – PR

 

Computação em nuvem (do inglês cloud computing) é um conceito que faz referência a uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados. Assinale a alternativa que não é uma afirmação correta sobre computação em nuvem.

A Computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador do usuário.

B O armazenamento de dados é feito em serviços on-line, em uma rede. Dessa maneira, para se realizar determinada tarefa, bastaria se conectar ao serviço on line, desfrutar de suas ferramentas, salvar o trabalho e depois acessá-lo de qualquer outro lugar.

C Uma das desvantagens proporcionadas pela computação em nuvem está no fato de precisar de uma máquina potente, já que todas as tarefas são executadas em servidores remotos.

D Com a computação em nuvem os seus dados não estão salvos em um disco rígido do seu computador, mas sim disponíveis na web. O requisito mínimo deste conceito é um computador conectado à internet.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA C

E-books GRATUITOS e Apostilas com preços IMPERDÍVEIS. APROVEITE !!

Apostila ESA em PDF - Sargentos - Geral 2021

Apostila SEJUSP-MG em PDF - Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) - Auxiliar Educacional 2021

Apostila CRESS - DF em PDF - Agente Administrativo 2021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *