Menu fechado

Os valores, a ética e a lei

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Os valores, a ética e a lei

A ética se consolidou ao longo do tempo, sem qualquer regulamentação levando em conta os valores morais (com base na razão) de um grupo e a lei nasceu da avaliação política e social visando os interesses recentes e objetivo deste mesmo grupo social.

A lei é um princípio que dita as regras a serem seguidas pelas pessoas na sociedade para se ter uma estabilidade social. Ela nos mostra como agir corretamente e demonstra os deveres e direitos que todos tem para se ter uma sociedade justa e igualitária, já que boa parte das pessoas não conseguem seguir os valores éticos por vontade própria. A lei garante o s direitos fundamentais do cidadão e defende o bem comum.

A ética age mais internamente (consciência) nas pessoas e a lei atua mais externamente(prática).

Temos os valores e princípios éticos como igualdade, liberdade, solidariedade, honestidade, justiça, responsabilidade, confiança e disciplina.

Resumindo:

Se todos estes valores e princípios fossem seguidos naturalmente pelas pessoas nós teríamos uma sociedade justa, mas o ser humano tem muita dificuldade em segui-las, necessitando da lei para termos um mínimo de justiça social.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *