Menu fechado

10 erros comuns que os concurseiros devem evitar

Hoje estava pensando sobre como passar em um concurso público e cheguei na conclusão que foco e organização é fundamental para isso, mas muitas vezes a resposta para esta pergunta não é o você tem que fazer e sim o que você não deve fazer para conseguir passar em um concurso.

Quando você evita muitos erros comuns que normalmente você nem percebe que está errando, você acaba ganhando mais tempo e disposição para fazer o que é certo.

Então listei os 10 erros mais comuns que o concurseiro comete e espero que sabendo disso você consiga passar no concurso que tanto deseja.

No vídeo abaixo eu detalho melhor estes 10 erros

 

1º ERRO: Só começar a estudar quando o edital é publicado.

Quando o edital sai normalmente tem pouco tempo para estudar. Então selecione uma área que você quer atuar e começa já a estudar as matérias que mais caem. Se você não tem uma área de preferência comece a estudar as matérias que caem mais nos concursos como português, informática, direito constitucional e direito administrativo.

 

2º ERRO: Excesso de estudos

Sim, nosso corpo tem um limites e passar dele a produtividade cai vertiginosamente.

Organize os estudos e tenha disciplina com os horários. Divida seu tempo de estudos com tempo de descanso, o corpo e a mente agradece

 

3º ERRO: Não fazer questões de provas.

Hoje existem várias técnicas de estudos e tem pesquisas que não dão muita importância para o ato de fazer questões, mas eu falo de experiência própria, fazer questões é fundamental e sabe por quê? Além de ajudar na fixação da matéria, você descobre que falta conteúdos para estudar daquele assunto. Experiente para você ver, estude o assunto e depois vá resolver as questões, você descobrirá que nem com o conteúdo teórico aberto você acertaria todas as questões.

 

4º ERRO: Esquecer que há vida fora dos concursos.

Sim, muitos concurseiros simplesmente esquecem da vida e só querem estudar. Não quero dizer que está errado, principalmente se o edital já foi publicado, mas dormir na hora certa, encontrar amigos, fazer exercícios ou assistir a um filme com a família é muito saudável. Equilíbrio é muito bom para a mente e o corpo.

 

5º ERRO: Não fazer um planejamento

Faça um planejamento dos estudos. Verifique o conteúdo do concurso que vai fazer e divida pelo tempo que falta para o concurso, lógico levando em consideração o tempo que você tem diário, caso você trabalhe ou estude. Se o concurso ainda não está aberto divida em um ano. Um alerta, coloque duas matérias por dia, sempre uma que não gosta primeiro e depois a que gosta, dando sempre um intervalo para descanso.

 

6º ERRO: Escutar opinião dos outros

Claro que você deve escutar a opinião dos outros, mas analise bem se são construtivas ou destrutivas. Aqui darei algumas para você entender melhor.

– Não faça este concurso por que ele é muito difícil

– Nossa que perda de tempo, só os muito inteligentes é que passam

– Faz concurso na área policial (parente policial)

– Quem trabalha não tem tempo de estudar

Agora a última pérola eu escutei de um amigo meu na época em que fiz um concurso para o Banestes:

– Cara não perde tempo por que só quem trabalha em banco é que passa.

 

7º ERRO: Perder a motivação porque não passou em um concurso

Encare concursos como uma faculdade, se você tiver disciplina em estudar constantemente, pode demorar alguns anos para passar, mas você, com certeza, passará. Não perca a motivação por causa de alguns fracassos. Os fracassos pavimentam a estrada do sucesso.

 

8º ERRO: Colocar a culpa nos outros ou na situação.

Bom acho que você entende o que estou falando, pois todo muito conhece um que não assume seus erros.

Sabe aquele que tudo é culpa do governo, do marido ou esposa, do trabalho dentre outros “culpados”. Tenha em mente uma coisa e não é só para concurso, você é responsável pelo seu sucesso ou fracasso.

 

9º ERRO: Dar muita importância para a sorte

Conheço pessoas que se acham sortudas e nem estudam, vão e chutam tudo na esperança de passar.

Bom tirando o exagero, o que quero dizer é que estude o máximo que puder de matérias e não vá eliminando conteúdo pensando que se cair você chuta na hora. Novamente foco e disciplina.

 

10º ERRO: Não se preparar no dia da prova.

Este para mim é o pior erro que se pode cometer e é mais comum do que você imagina.

Você já reparou quantos chegam atrasados, sem caneta, alcoolizados, cansados por saiu no dia anterior da prova e etc..

Então aí vai a minha sugestão: Não estude no dia anterior da prova, durma cedo, acorde cedo, tome um bom café da manhã se der tempo faça uma caminhada e saia com uma boa antecedência para a prova independente da distância do local da prova, leve água e biscoito e não fique nervoso, pois o seu único concorrente é você mesmo.

VEJA TAMBÉM:

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

COMO ESTUDAR COM SONO

COMO ESTUDAR NA RETA FINAL DO CONCURSO

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

TRABALHAR, ESTUDAR E PASSAR EM UM CONCURSO

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *