Menu fechado

Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia

Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia.

 

Acesso à distância a computadores

O acesso remoto, que é a mesma coisa que acesso à distância a computadores, conecta computadores que não estão interligados fisicamente, permitindo a troca de dados.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

A empresa tem um servidor privado e por meio dele consegue acessar o sistema da empresa. Esta interligação pode ligar vários locais de trabalho.

Esta tecnologia facilita muito o trabalho, pois você pode acessar seu e-mail, arquivos da empresa, acessar seu computador do trabalho de sua casa, dentre outras facilidades.

O acesso remoto funciona a partir de uma rede virtual conectando vários dispositivos a um servidor que tem o acesso à rede da empresa.

Normalmente é feito por uma virtual private network – VPN.

VPN: Utilizando-se dos recursos físicos da internet podemos criar uma rede privada. A esse tipo de rede chamamos de VPN (Virtual Private Network) que é uma rede privada virtual construída utilizando a infraestrutura de uma rede pública como a internet. A VPN mantém os dados seguros enquanto trafegam pela rede utilizando um protocolo SSL (Secure Sockets Layer), que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador.

 

O acesso remoto tem muitas vantagens como:

Melhorar a produtividade, pois pode-se fazer reuniões importantes com clientes, parceiros ou mesmo com a equipe de trabalho que estão geograficamente bem distantes, com maior frequência e com maior agilidade, pois recebem respostas mais rápidas.

É mais eficiente, pois baixa o custo da empresa com viagens, estadias, alimentação dentre outros custos.

Transferência de informação e arquivos

Os computadores quando se comunicam acontece uma troca de dados. Quando você acessa uma página na internet através de seu navegador, você envia os dados para o servidor do site, com isso você estará fazendo um “upload” e quando você recebe a informação você estará fazendo um “download”.

O termo “download” é muito mais utilizado quando você “baixa” conteúdos da internet como um jogo, aplicativo, filmes ou músicas que está hospedado no servidor do site que você está acessando.

Já quando o site envia suas informações para seu servidor para ´que todos possam acessá-la pela internet ele está fazendo um “upload”, ou seja, enviando os dados para o servidor do site.

Para se fazer uma transferência de arquivo utiliza-se o FTP (File Transfer Protocol) que em português significa Protocolo de Transferência de Arquivos.

Com ele você pode receber e enviar arquivos para servidores remotos e o servidor poderá também receber e enviar os arquivos.

Você também pode instalar um servidor de FTP em seu computador para você ou outra pessoa acessar seu computador remotamente.

 

Aplicativos de áudio, vídeo e multimídia

Hoje existe uma infinidade de aplicativos de áudio, vídeo e multimídia.

Temos aplicativos exclusivos para edição de áudio como WavePad, Donnin, WaveEditor dentre outros.

Temos também aplicativos para edição de vídeo como Camtasia, Filmora Go, Adobe premiere Clip dentre outros. Normalmente os aplicativos de edição de vídeo também faz pequenas edições no áudio.

Temos também aplicativos de escritórios que também faz edições com áudio e vídeo como o PowerPoint, da Microsoft e o Impress, do pacote LibreOffice. Estes aplicativos são especializados em apresentações de slides.

Existem também aplicativos que foram desenvolvidos para a execução de conteúdo multimídia como o Windows Media Player, Windows Media Center dentre outros.

Normalmente estes aplicativos de multimídia reproduzem diversos formatos de áudio e vídeo, mas os mais comuns são MP4, MKV, MPEG-4 dentre outros.

Todos os dispositivos de áudio e vídeo utilizam codec para interpretar os dados digitais. As vezes você baixa um arquivo multimídia da internet e quando vai acessar ele dá erro, isto acontece porque não tem o codec para a extensão do arquivo no leitor de multimídia. A solução é baixar um pacote de codec atualizado.

Hoje com o advento do Netflix, Amazon Prime, YouTube dentre outros, ouvimos muito falar em streaming.

Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídias para podermos assistir filmes ou músicas online (tempo real), ou seja, sem a necessidade de baixarmos o arquivo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *