CONCURSO BANRISUL 2023 ESCRITURÁRIO – PLAYLIST MATADORA
Data da prova: 22/01/2023
PLAYLIST MATADORA BANRISUL 2023:
APOSTILAS:
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CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1- Compreensão de textos.
2- Ortografia oficial.
3- Articulação do texto: coesão e coerência.
4- Classe e emprego de palavras.
5- Emprego do acento indicativo de crase.
6- Sintaxe da oração e do período.
7- Emprego dos sinais de pontuação.
8- Concordância verbal e nominal.
9- Regência verbal e nominal.
10- Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).
MATEMÁTICA:
1- Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem.
2- Sistema legal de medidas.
3- Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens.
4- Lógica proposicional; Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas.
5- Noções de conjuntos,
6- Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas.
7- Matrizes.
8- Determinantes.
9- Sistemas lineares.
10- Sequências.
11- Progressões aritméticas e progressões geométricas.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO:
1- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
2- Internet banking.
3- Mobile banking.
4- Open banking.
5- Novos modelos de negócios.
6- Fintechs, startups e big techs.
7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
8- Funções da moeda.
9- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
10- Marketplace.
11- Correspondentes bancários.
12- Arranjos de pagamentos.
13- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
14- Segmentação e interações digitais.
15- Transformação digital no Sistema Financeiro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA:
1 – Conceitos gerais – O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros;
Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.
2 – Juros simples – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
3 – Juros compostos – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
4 – Sistemas de amortização – Sistema Price; Sistema SAC.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e
instituições supervisoras, executoras e operadoras.
2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).
3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
5 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
6 – Noções de Mercado de capitais.
7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
9 – Taxas de câmbio nominais e reais;
10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e
seus impactos sobre as taxas de câmbio.
12- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
13 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro (PLD): Lei nº 9.613/1998 e suas atualizações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e suas atualizações; Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas atualizações.
17- Autorregulação bancária.
18 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas atualizações.
19 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas atualizações.
20 – Compliance – Responsabilização pela prática de atos contra a administração pública – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129, de 11 de julho de 2022 e suas atualizações.
21 – Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26 de fevereiro de 2021.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
1 – Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits)
2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint, Outlook – versão O365; LibreOffice 7.4.2.
3 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança.
4 – Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal.
5 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
6 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e intranet.
7 – Navegador Web (Google Chrome versão 106.0.5249.119 – versão oficial – 64 bits; Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78ESR), busca e pesquisa na Web.
8 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
9 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
10 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.
11 – Fundamentos sobre análise de dados.
12 – Conceitos de educação a distância.
13 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
14 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
VENDAS E NEGOCIAÇÃO:
1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento
2 – Segmentação de mercado.
3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
4 – Gestão da experiência do cliente.
5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional.
6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
7 – Gestão da qualidade em serviços.
8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
9 – Ética e conduta profissional em vendas.
10 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. Satisfação, valor e retenção de clientes.
11 – Utilização de canais remotos para vendas. Telemarketing.
12 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
13 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN n° 4.949, de 30 de setembro de
2021.
14 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
15 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e suas atualizações.
16- Resolução CMN nº 3.849, de 25 de março de 2010 – Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
ÉTICA E DIVERSIDADE:
1- Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional; A gestão de ética nas empresas públicas e privadas; Código de Ética e de Conduta do Banrisul (disponível em: https://https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fafdeaf3-7820-4ec2-9477-ce501c563c96/e541cdd3-c2f2-277e-ed66-d0213a86b8e7?origin=1).
2- Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, “Lei Maria da Penha” – Política Nacional para coibir a violência doméstica e familiar contra as Mulheres; Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que Institui o Estatuto da Igualdade Racial, e suas atualizações; Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial e suas atualizações – Conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão da temática de gênero, raça e
etnia nos concursos públicos para provimento de cargos de pessoal efetivo no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul.
3- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e suas atualizações; Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e suas atualizações – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências; Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e suas atualizações – Dá prioridade de atendimento às
pessoas que especifica, e dá outras providências; Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000 e a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
4- Política de Responsabilidade Socioambiental do Banrisul – Relatório de Sustentabilidade 2020 (disponível em: https://www.banrisul.com.br/bob/download/Banrisul-Relatorio-Sustentabilidade-2020.pdf).