Menu fechado

Organização – Questões de concursos

Organização – Questões de concursos

 

QUESTÃO 1

Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: UFG Cargo: Assistente em Administração

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

Leia o texto a seguir.

Envolve a divisão do trabalho, o arranjo e a distribuição de tarefas, o agrupamento de equipes ou departamentos, a alocação de recursos necessários aos departamentos e estabelece autoridade entre os membros da organização.

As características mencionadas são voltadas para

A o planejamento.

B a direção.

C o controle.

D a organização.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2023 Banca: EDUCA Órgão: Câmara de Cajazeiras – PB Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

“É a função administrativa que se volta, entre outros aspectos, à alocação de recursos financeiros e de pessoal para a realização de determinado projeto ou atividade organizacional. Além disso, visa a dividir o trabalho, e a bem definir as relações de autoridade”.

O conceito faz referência:

A À Direção.

B Ao Planejamento.

C À Organização.

D À Coordenação.

E Ao Controle.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: CORE-GO Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

A Parmalat Brasil experimentou um crescimento impressionante. Ao longo dos 10 anos o tamanho da empresa aumentou 30 vezes, e investiu-se 1 bilhão de dólares na construção de fábricas, na aquisição de empresas e no lançamento de variados produtos. A organização ficou “inchada”, em razão da excessiva diversificação e da falta de coordenação entre as unidades de negócio. No caso da Parmalat, o crescimento da empresa não foi acompanhado pelas mudanças adequadas nas estruturas organizacionais. Podemos afirmar que as decisões sobre os critérios de departamentalização, grau de centralização, coordenação e desenho estrutural são algumas das questões presentes na função:

A Direção.

B Controle.

C Organização.

D Planejamento.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2023 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: UFJF Cargo: Assistente em Administração

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

As etapas de analisar os objetivos e o trabalho, dividir o trabalho, definir as responsabilidades pela realização do trabalho, definir os níveis de autoridade e conceber a estrutura organizacional da empresa, compõem

A o sistema de controle.

B a sistematização laboral.

C o processo de organização.

D o planejamento operacional.

E o gerenciamento de pessoal.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2023 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Catolé do Rocha – PB Cargo: Recepcionista

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

O controle é a quarta função administrativa e tem como objetivo monitorar o desempenho e a implementação das mudanças que estão sendo realizadas e desenvolvidas. Considerando o ambiente organizacional, a segunda função administrativa é:

A O planejamento.

B A organização.

C A direção.

D A execução.

E A liderança.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: EPAGRI Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

Os quatro princípios da administração de empresas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Estes princípios se traduzem em diferentes atividades que um gestor deve realizar para que qualquer tipo de empreendimento atinja os resultados esperados, tanto no setor público quanto no privado.

As atividades que devem ser executadas cumprindo um destes princípios consiste na divisão do trabalho, em montar departamentos ou setores, equipes operacionais e definir tarefas e responsáveis por elas.

Estas atividades se enquadram no princípio de:

A Direção.

B Controle.

C Agilidade.

D Organização.

E Planejamento.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2022 Banca: CS-UFG Órgão: CRA-GO Cargo: Fiscal

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

Leia o caso a seguir.

M. é o novo diretor administrativo da empresa de serviços B/SA. O principal objetivo de sua contratação foi o de reestruturar toda a empresa, iniciando pela definição dos cargos e finalizando com a definição de processos operacionais. M. sabe que tem um grande desafio pela frente, principalmente porque as mudanças passarão pela redivisão do trabalho e pela coordenação dos recursos organizacionais.

A função administrativa que M. deve priorizar e que condiz com o descrito é:

A o planejamento.

B a organização.

C a direção.

D o controle.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2022 Banca: CS-UFG Órgão: CRA-GO Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

De acordo com Fayol, montar uma estrutura humana e material para realizar um empreendimento é:

A organizar.

B comandar.

C coordenar.

D controlar.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: CASAN Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

Assinale a função da administração que é responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros da organização e pela definição de quem deve tomar as decisões.

A Controle

B Produção

C Organização

D Marketing

E Compras

 

QUESTÃO 10

Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PC-AM Cargo: Investigador de Polícia

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

Um gerente foi contratado para modificar o processo produtivo para produção em massa, alterando os processos de fabricação, as atividades e a alocação das equipes em novos turnos.

A ação descrita envolve a atuação na função administrativa de

A planejamento.

B organização.

C monitoramento.

D direção.

E controle.

 

QUESTÃO 11

Ano: 2021 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de Palhoça – SC

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

São atributos da função administrativa de organizar, EXCETO:

A Permitir o alcance dos objetivos traçados da melhor maneira a possível.

B Agrupar e estruturar todos os recursos da empresa.

C Promover o eficiente trabalho em conjunto das pessoas.

D Comparar padrões de desempenhos que estão sendo alcançados com os planejados.

 

QUESTÃO 12

Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros – SE

Disciplina: Administração geral Assunto: Funções administrativas – Organização

As atribuições típicas da função organização incluem

A definição de recursos e atribuição de autoridade e responsabilidade para a realização de tarefas.

B preenchimento de cargos e motivação dos colaboradores.

C liderança de pessoas e comunicação organizacional.

D definição de objetivos e metas organizacionais.

E estabelecimento de padrões de desempenho e avaliação de resultados.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *