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Questões de Arquivologia Comentadas – Parte 1 Série estudo reverso

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Questões de Arquivologia Comentadas – Parte 1 Série estudo reverso

Série Estudo reverso

Leia as instruções abaixo para melhor aproveitar esta série.

Como o próprio nome diz, é estudar ao contrário, ou seja, começar a estudar fazendo questões e depois ir para a teoria.

Para este estudo dar certo, o ideal é ter, pelo menos, uma noção do edital, ou seja, o que compõe cada assunto.

Fazendo as questões você vai descobrindo onde você deve estudar mais para completar seus conhecimentos.

O ideal é fazer questões comentadas para você entender o porquê das respostas. E é aqui que o canal Matérias para Concursos vai te ajudar, com esta série de questões comentadas.

Estarei sempre fazendo vídeos com questões de assuntos que são muito pedidos em concursos, então não perda nenhum vídeo desta série.

Lembrando que você deve primeiro tentar resolver para depois ler os comentários.

Se gostar desta série, não esqueça de dar um like e fazer um comentário de sugestões de assuntos.

Passarei o vídeo devagar para você ir parando e resolvendo, mas caso queira baixar o conteúdo para estudar conforme seu cronograma de estudos, eu sempre coloco um link na descrição abaixo do vídeo para esta postagem.

Então vamos lá!!

 

QUESTÃO 1

Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: CIDASC Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso em uma organização.

A Arquivo

B Expedição

C Gestão da informação

D Protocolo

E Malote

QUESTÃO 2

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: DPE-SP Cargo: Oficial de Defensoria

Disciplina: Arquivologia Assunto: Tipos de arquivos – Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Em uma repartição pública, há arquivos que são objeto de consultas frequentes e, por isso, são denominados

A correntes.

B intermediários.

C permanentes.

D centralizados.

E ostensivos.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú – SC Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Sobre o processo de protocolo de documentos, uma vez separada a documentação aos destinatários, é realizada a entrega.

Quando o destinatário é externo à instituição, esta entrega é chamada de:

A Tramitação.

B Distribuição.

C Recebimento.

D Expedição.

E Movimentação.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2023 Banca: Instituto Access Órgão: CRBio-8ª Região Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assunto: Preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo

Fazer um reforço de papel ou tecido para o papel danificado, tornando o documento imune à ação de fungos, pragas e insetos. Também é conhecida como velatura.

Trata-se de

A banho de gelatina.

B laminação.

C silking.

D encapsulação.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Jaraguá do Sul – SC Cargo: Escriturário

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

Com a evolução da gestão e arquivos, os métodos foram desenvolvidos aperfeiçoados. Assinale o tipo de método de arquivamento utilizado na medida em que os documentos são estipulados na sua organização por meio do local, ou seja, quando a instituição passa a classificá-los por meio do seu local de origem:

A Método volumétrico.

B Método aleatório.

C Método geográfico.

D Método indicativo.

E Método espacial.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Timbó – SC Cargo: Auxiliar Serviços

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Na gestão de documentos de uma organização, no setor de protocolo, um dos processos que é responsabilidade da área é separar os documentos e, em seguida, efetuar a entrega ao destinatário. Quando a entrega do documento é realizada fora da instituição, qual nome se dá a esse procedimento?

A Arquivamento de documentos.

B Classificação de documentos.

C Distribuição de documentos.

D Recebimento de documentos.

E Expedição de documentos.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2023 Banca: CETREDE Órgão: Câmara de Ipu – CE Cargo: Recepcionista

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Leia com atenção a afirmação.

Também conhecido como movimentação, corresponde a entrega para seus destinatários internos de determinada empresa.”

A afirmação se refere ao(à)

A Distribuição.

B Registro.

C Tramitação

D Expedição.

E Recebimento.

QUESTÃO 8

Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Banco do Brasil Cargo: Técnico Perfil Interno

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

O instrumento que deve ser aprovado pela autoridade competente e registra o ciclo de vida documental do órgão é denominado

A Livro de Protocolo.

B Tabela de Equivalência.

C Quadro de Arranjo.

D Plano de Classificação.

E Tabela de Temporalidade.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-MS Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Arquivística – Conceitos – Terminologia

Considerando as noções de arquivologia, julgue o item.

Informação é a unidade de registro, qualquer que seja o suporte ou o formato.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 10

Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 22ª Região (AL) Cargo: Técnico Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assunto: Tipos de arquivos – Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Considerando o gerenciamento da informação e a gestão de documentos, julgue o item.

O arquivo intermediário consiste no conjunto de documentos originários de arquivos permanentes, com uso pouco frequente, que aguarda uma destinação.

Certo

Errado

 

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RESPOSTAS COMENTADAS

QUESTÃO 1

Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: CIDASC Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso em uma organização.

A Arquivo

B Expedição

C Gestão da informação

D Protocolo

E Malote

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

Comentário:

Protocolo: Como existem vários documentos tramitando na organização é necessário que haja um processo de organização e controle. Este processo de organização e controle é denominado protocolo. O protocolo é realizado em documentos que ainda estão sendo resolvidos, ou seja, ele só é aplicado em documentos correntes. O documento corrente é aquele documento que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência.

QUESTÃO 2

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: DPE-SP Cargo: Oficial de Defensoria

Disciplina: Arquivologia Assunto: Tipos de arquivos – Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Em uma repartição pública, há arquivos que são objeto de consultas frequentes e, por isso, são denominados

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

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A correntes.

B intermediários.

C permanentes.

D centralizados.

E ostensivos.

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

Comentário:

Consta também no artigo 8º § 1º da lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991 (Política Nacional de arquivos público e privados) o seguinte conceito: Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

O arquivo corrente é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam e são conhecidos também como arquivos ativos.

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho.

Arquivo Permanente é quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú – SC Cargo: Assistente Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Sobre o processo de protocolo de documentos, uma vez separada a documentação aos destinatários, é realizada a entrega.

Quando o destinatário é externo à instituição, esta entrega é chamada de:

A Tramitação.

B Distribuição.

C Recebimento.

D Expedição.

E Movimentação.

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA D

Comentário:

Expedição: Movimentação do documento para fora da instituição.

A expedição é por onde sai o documento. Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à Expedição do documento

Esta pergunta é muito recorrente em concursos. No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à Expedição do documento.(caiu em concurso – 2022 – FEPESE – Prefeitura de Guatambú – SC).

 

QUESTÃO 4

Ano: 2023 Banca: Instituto Access Órgão: CRBio-8ª Região Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assunto: Preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo

Fazer um reforço de papel ou tecido para o papel danificado, tornando o documento imune à ação de fungos, pragas e insetos. Também é conhecida como velatura.

Trata-se de

A banho de gelatina.

B laminação.

C silking.

D encapsulação.

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

Comentário:

Técnicas de restauração: Banho de gelatina, laminação, tecido com pasta de amido, silking e encapsulação.

Banho de gelatina: mergulhar os documentos em banho de gelatina ou cola, aumentando sua resistência sem danificar o documento, mas este processo pode atrair fungos ou insetos.

Laminação: Também é conhecida como velatura, que é fazer uma reforço de papel ou tecido para reforçar o papel danificado, tornando o documento imune à ação de fungos, pragas e insetos.

Tecido com pasta de amido: Usado tecidos finos, mas também pode atrair fungos e insetos e alterar o documento como nitidez e flexibilidade.

Silking: Também é usado tecido fino aumentando a durabilidade do documento.

Encapsulação: Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas. De todas as técnicas esta é a mais fácil de aplicar.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Jaraguá do Sul – SC Cargo: Escriturário

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

Com a evolução da gestão e arquivos, os métodos foram desenvolvidos aperfeiçoados. Assinale o tipo de método de arquivamento utilizado na medida em que os documentos são estipulados na sua organização por meio do local, ou seja, quando a instituição passa a classificá-los por meio do seu local de origem:

A Método volumétrico.

B Método aleatório.

C Método geográfico.

D Método indicativo.

E Método espacial.

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

Comentário:

Método geográfico (por local ou procedência) é um método básico e sistema Direto

Sistema direto é aquele em que a busca é realizada diretamente no local onde estão guardados os documentos, ou seja, não precisa passar por algum processo intermediário antes de chegar nele.

O método de arquivamento geográfico é aquele usado quando se deseja ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição, ou seja, são organizados pela procedência ou local de origem (cidade, estado ou país).

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Timbó – SC Cargo: Auxiliar Serviços

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Na gestão de documentos de uma organização, no setor de protocolo, um dos processos que é responsabilidade da área é separar os documentos e, em seguida, efetuar a entrega ao destinatário. Quando a entrega do documento é realizada fora da instituição, qual nome se dá a esse procedimento?

A Arquivamento de documentos.

B Classificação de documentos.

C Distribuição de documentos.

D Recebimento de documentos.

E Expedição de documentos.

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA E

Comentário:

Expedição: Movimentação do documento para fora da instituição.

A expedição é por onde sai o documento. Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à Expedição do documento

Esta pergunta é muito recorrente em concursos. No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à Expedição do documento.(caiu em concurso – 2022 – FEPESE – Prefeitura de Guatambú – SC).

 

QUESTÃO 7

Ano: 2023 Banca: CETREDE Órgão: Câmara de Ipu – CE Cargo: Recepcionista

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

Leia com atenção a afirmação.

Também conhecido como movimentação, corresponde a entrega para seus destinatários internos de determinada empresa.”

A afirmação se refere ao(à)

A Distribuição.

B Registro.

C Tramitação

D Expedição.

E Recebimento.

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

Comentário:

Distribuição é a entrega para seus destinatários internos da empresa, ou seja, movimentação do documento para dentro da instituição.

Caso fosse para fora da empresa seria feita pela expedição.

Distribuição para prédios diferentes e expedição para o mesmo prédio:

Deve ficar claro que a distribuição é dentro da empresa, instituição ou órgão, independente da localização física. Se o órgão tem outros prédios localizados na mesma cidade ou não é considerado destinatário interno, sendo assim uma distribuição. Agora se for para outra empresa, instituição ou órgão, mesmo que na mesma localização física, será considerado destinatário externo e será feita pela expedição.

QUESTÃO 8

Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Banco do Brasil Cargo: Técnico Perfil Interno

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo

O instrumento que deve ser aprovado pela autoridade competente e registra o ciclo de vida documental do órgão é denominado

A Livro de Protocolo.

B Tabela de Equivalência.

C Quadro de Arranjo.

D Plano de Classificação.

E Tabela de Temporalidade.

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA E

Comentário:

A tabela de temporalidade é o instrumento aprovado pela autoridade competente em que se determina o prazo de permanência e condições de guarda de um documento, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos e estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

A tabela de temporalidade é o instrumento de avaliação que registra o ciclo de vida dos documentos de arquivo (definição caiu em concurso);

QUESTÃO 9

Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-MS Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assuntos: Arquivística – Conceitos – Terminologia

Considerando as noções de arquivologia, julgue o item.

Informação é a unidade de registro, qualquer que seja o suporte ou o formato.

Certo

Errado

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 ERRADO

Comentário:

Este conceito é de documento: Documento: Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.

Informação: Elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contidos num documento. Suporte: Material no qual são registradas as informações. Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística no site do CONARQ.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 22ª Região (AL) Cargo: Técnico Administrativo

Disciplina: Arquivologia Assunto: Tipos de arquivos – Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Considerando o gerenciamento da informação e a gestão de documentos, julgue o item.

O arquivo intermediário consiste no conjunto de documentos originários de arquivos permanentes, com uso pouco frequente, que aguarda uma destinação.

Certo

Errado

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 ERRADO

Comentário:

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

Consta também no artigo 8º § 2º da lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991 (Política Nacional de arquivos público e privados) o seguinte conceito: Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

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