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Da Independência à República – 10 Questões Gabaritadas

Da Independência à República – 10 Questões Gabaritadas

Bom se você assistiu os três vídeos da série sobre Da Independência à República, acertará todas as questões facilmente.

Se gostar destas questões é só dar um like e fazer um comentário, que farei mais vídeos de questões que caíram em concursos recentes sobre este assunto.

Caso queira baixar estas questões para praticar depois, eu sempre coloco um link nas descrições abaixo do vídeo onde você pode copiá-las. Reforçando que em todos os meus vídeos eu dou esta opção.

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2024 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura de Serra da Raiz – PB Cargo: Auxiliar de Enfermagem

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

 

Antes da Independência brasileira de 1822, o Brasil já havia deixado seu status de colônia, pois:

A foi transferido como território para o trono francês durante as invasões napoleônicas na Europa em 1810.

B desmembrado em pequenos territórios independentes durante a Revolução Farroupilha em 1841.

C Portugal foi anexado à Espanha na chamada Unificação Ibérica em 1777.

D foi elevado à categoria de Reino Unido à Portugal em 1815.

E foi abandonado pela Corte Portuguesa em 1808.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2024 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Itumbiara – GO Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

Observe a imagem a seguir.

A imagem faz uma referência à conquista da América e traz um elemento religioso, que mostra a relação entre os conquistadores europeus e os elementos da fé cristã. Esse elemento é representado pela

A árvore, que demonstra a presença de cristo nos elementos da natureza.

B cruz cristã que está logo atrás de um dos europeus.

C posição de servidão dos indígenas que estão ajoelhados ou agachados.

D ausência de armas na imagem, já que tanto os portugueses quanto os indígenas estão desarmados.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2024 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Turilândia – MA Cargo: Professor de História

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

As ameaças de ocupação francesa e holandesa no litoral da América portuguesa, e a diminuição do comércio oriental com as Índias, alteraram a relação dos portugueses com a colônia que se viram obrigados a ocupar o território para protegê-lo dos invasores. Para isso, introduziu-se a produção de engenhos de açúcar e a divisão da colônia em capitanias hereditárias, destas, apenas duas se tornaram viáveis, a primeira, cujo donatário era Martim Afonso de Sousa, e a segunda pertencente a Duarte Coelho, eram respectivamente:

A Porto Seguro e Pernambuco

B São Vicente e Pernambuco

C Maranhão e São Vicente

D Pernambuco e Bahia de todos os santos

E São Vicente e Porto Seguro

 

QUESTÃO 4

Ano: 2024 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura de Serra da Raiz – PB Cargo: Professor de História

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

O plantation é o sistema de produção que se define pela mão de obra escrava, que se dedica ao cultivo de uma monocultura em uma grande propriedade de terra (latifúndio). Este tipo de produção marcou qual ciclo econômico da colonização brasileira?

A Ouro.

B Café.

C Cana-de-açúcar.

D Soja.

E Charque e carne bovina.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2024 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura de Serra da Raiz – PB Cargo: Professor de História

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

No contexto da colonização portuguesa do território brasileiro, as capitanias hereditárias que mais se destacaram no desenvolvimento administrativo, econômico e demográfico foram:

A Capitanias de Pernambuco e de São Vicente.

B Capitanias do Maranhão e de Ilhéus.

C Capitania da Bahia de todos os Santos e São Paulo.

D Capitania do Itamaracá e de Porto dos Casais.

E Capitania da Guanabara e de Maceió.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Diamante D`Oeste – PR Cargo: Agente Comunitário de Saúde – Área Rural

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

Foi um tipo de medicina com conhecimentos populares adquiridos por meio do empirismo, largamente utilizado no Brasil Colônia. O trecho refere-se ao(à):

A Medicina preventiva.

B Processo saúde-doença.

C Biomedicina.

D Curandeirismo.

E Acupuntura.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2023 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Unaí – MG Cargo: Eletricista

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

No dia a dia, parte da população colonial praticava religiões diferentes do catolicismo oficial. Vivendo como escravos, os africanos e os seus descendentes não podiam se expressar como queriam, mas, mesmo assim, recriaram suas tradições e identidades. Qual das afirmativas apresentadas nas alternativas a seguir está de acordo com a religiosidade do povo brasileiro no período Colonial?

A A unificação entre Igreja e Estado era uma característica das sociedades coloniais. Esse fato impediu que grupos religiosos participassem da vida social com seus pontos de vista.

B A prática de suas religiões e respeito aos outros não era permitida à população nos estados laicos, como no caso do Brasil Colônia, levando à intolerância e ao sincretismo religioso.

C O termo “santidade” foi utilizado pelos jesuítas para nomear uma cerimônia tradicional dos escravos. Nela, um caraíba conduzia o transe dos escravos e os instruía sobre a religião africana.

D A vida na colônia era marcada pelo catolicismo oficial e pela religião popular. Muitos africanos e seus descendentes viveram essas duas formas de expressão religiosa.

E O Candomblé é um exemplo de religiosidade difundida, entre os escravos africanos, pelas autoridades da Coroa Portuguesa, em especial nas fazendas de açúcar.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2023 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Unaí – MG Cargo: Mecânico e Motorista

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

A Abolição da Escravatura, em 1888, libertou os escravos, mas não rompeu com a mentalidade escravista e racista da época. Como consequência, o Brasil entrou no período Republicano com uma estrutura social e econômica marcada pela marginalização dos negros. Essa mentalidade escravista repercutiu até na Marinha. A maioria dos marinheiros de baixa renda era negros e mestiços que recebiam baixos salários, eram mal alimentados e recebiam castigos físicos, penalidade que, apesar de proibida, continuava sendo praticada. O texto se refere a condições históricas que descrevem qual revolta no Brasil?

A Revolta da Praieira.

B Revolta da Vacina.

C Revolta da Chibata.

D Revolta de Beckman.

E Revolta dos Malês.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2023 Banca: Instituto Fênix Órgão: Prefeitura de Sul Brasil – SC Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

Quando começou a ocupação organizada do Brasil por Portugal?

A Em 1500, com a chegada de Pedro Álvares Cabral.

B Em 1530, com o envio dos primeiros colonizadores.

C Em 1822, com a independência do Brasil.

D Em 1640, com a restauração da independência portuguesa.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2023 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: História Assunto: Da independência à República.

Sobre as questões históricas relativas às Revolução de 1817 e a Independência, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – A Revolução (ou Insurreição) Pernambucana de 1817 foi caracterizada pela reação da aristocracia agrária e dos homens livres e pobres à política joanina de cobrança de impostos e tributos para sustentar os gastos da manutenção do governo da Corte no Rio de Janeiro. Em 06 de março de 1837, os revolucionários tomaram o Recife e implantaram um governo provisório que proclamou a República, estabeleceu a igualdade de direitos, a abolição da escravidão e a tolerância religiosa.

II – A Revolução (ou Insurreição) Pernambucana de 1817 acabou sendo violentamente reprimida por ordem de Dom João VI, resultando em enforcamentos e prisões. Como consequência, a Paraíba, que permaneceu fiel a Dom João VI, foi desmembrada de Pernambuco.

III – A Revolução (ou Insurreição) Pernambucana de 1817 se inspirava nos ideais liberais e republicanos que se disseminaram a partir dos exemplos da Revolução Francesa e da Revolução de Independência dos Estados Unidos.

IV – A Revolução (ou Insurreição) Pernambucana de 1817 também foi influenciada pela queda do comércio do algodão e do açúcar e pelo aumento dos preços dos escravos ocorridos durante as guerras napoleônicas.

A Apenas os itens I e IV estão corretos.

B Apenas os itens II e IV estão corretos.

C Apenas os itens II e III estão corretos.

D Apenas os itens III e IV estão corretos.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA D

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