Equivalência e transformação de estruturas
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
ATENÇÃO: No final do artigo coloquei várias questões sobre equivalência e transformação de estruturas que te ajudarão a compreender melhor como este assunto é pedido nos concursos
O objetivo da equivalência e transformação de estruturas é transformar a estrutura de um texto a algo equivalente sem perder o sentido e continuar gramaticalmente correto.
Simplificando é reescrever o texto de maneira que ele continue coerente e não perca o sentido.
Muitas vezes é pedido em questões de concursos para você reescrever um texto em tempos diferentes, de singular para plural, substituir uma conjunção, dentro outras possibilidades e mesmo com estas mudanças o texto não perca a coerência e sentido.
Para fazer uma reescrita de frases e parágrafos de um texto, nós devemos ter muita atenção na gramática, ou seja, nos erros de pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, o uso da crase e a colocação pronominal.
Sugiro também o estudo dos seguintes assuntos:
Classe de palavras
Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração
Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração
Neste artigo abordarei sobre paralelismo sintático e semântico, pois é necessário conhecer para transformar um texto em algo equivalente sem perder sentido.
Paralelismo sintático e paralelismo semântico
Paralelismo é a criação de uma sequência de frases com uma estrutura paralela com significados equivalentes, ou seja, idêntica. Isto torna o texto claro, objetivo e harmonioso.
Existe o paralelismo sintático e o paralelismo semântico.
Paralelismo sintático:
É uma sequência de estruturas sintáticas idênticas que se repete com valores sintáticos iguais. É um recursos de coesão textual que acaba dando ao texto mais objetividade, precisão e clareza. Os termos e orações se ligam através do processo de coordenação dando uma relevância uma sobre a outra. A isso chamamos de paralelismo sintático.
Os valores são iguais, ou seja, estruturas simétricas.
Abaixo tem exemplos com e sem paralelismo sintático para você entender melhor:
Exemplos 1
Sem paralelismo sintático
O corredor brasileiro que venceu a maratona, foi seguido pelo corredor português e do corredor chileno.
Com paralelismo sintático
O corredor brasileiro que venceu a maratona foi seguido pelo corredor português e pelo corredor chileno.
Exemplo 2
Sem paralelismo sintático
Eu pedi para ela vir na hora do almoço e que trouxesse sobremesa.
Com paralelismo sintático
Eu pedi que ela viesse na hora do almoço e que trouxesse sobremesa.
Estruturas de paralelismo sintático mais comuns são:
Por um lado… por outro…
Ex.: Se por um lado o aumento de preço garantem o emprego de todos, por outro, descontentam os clientes.
Não… nem…
Ex.: Não ganhou o campeonato neste ano, nem no anterior.
Tanto… quanto…
Ex.: O cigarro é prejudicial tanto para os fumantes, quanto para os não fumantes.
Primeiro… segundo…
Ex.: Não gostei de seu discurso. Primeiro porque não tinha haver com o momento; segundo porque todos ficaram constrangidos.
Além destes temos também:
Seja… seja…
Quanto mais… mais…
Quanto menos… menos…
Ora… ora…
Etc…
Paralelismo semântico:
O paralelismo semântico ocorre quando há uma concordância (sentido) entre as ideias presentes no texto. As ideias têm que ser comparadas entre si, ou seja, elas têm que estar relacionadas.
Exemplo 1
Sem paralelismo semântico
O pedreiro pediu que o Caio fosse ao mercado.
Com paralelismo semântico
O pedreiro pediu que o ajudante fosse ao mercado.
Exemplo 2
Sem paralelismo semântico
João gosta de maçã e nadar
Com paralelismo semântico
João gosta de maçã e banana.
QUESTÕES DE CONCURSOS
QUESTÃO 1
Ano: 2024 Banca: FUNCERN Órgão: AMCEVALE – RN Cargo: Professor de Língua Portuguesa
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
O uso da expressão “não apenas” estabelece paralelismo
A sintático com a expressão “mas também”, e o conjunto expressa relação aditiva.
B semântico com a expressão “mas também”, e o conjunto expressa relação aditiva.
C sintático com a expressão “mas também”, e o conjunto expressa relação adversativa.
D semântico com a expressão “mas também”, e o conjunto expressa relação adversativa.
QUESTÃO 2
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de São Caetano do Sul – SP Cargo: Professor – Educação Física
Acerca da equivalência e transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa correta.
A A expressão “A cada minuto da conversa, ele crescia mais e mais como ser humano, cheio de sentimento.” estaria igualmente correta na forma “Há cada minuto da conversa, ele crescia como ser humano, cheio de sentimento.”
B Em “O programa era ao vivo e, como pauteiro, tinha que conseguir uma atração musical por dia.” a substituição da forma verbal sublinhada por “fora” mantém a correção e a coerência da oração.
C Em “no mês de janeiro não ocorriam shows em São Paulo.” a substituição da forma verbal destacada pela forma “havia” mantém a concordância verbal adequada à norma culta.
D Em “Era um mês de férias na área artística, não havia nomes famosos, mas eu tinha que conseguir atrações musicais todos os dias.” a palavra sublinhada poderia ser substituída por “portanto” mantendo o mesmo sentido no texto.
QUESTÃO 3
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA Cargo: Técnico de enfermagem
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
Considerando a equivalência e transformação de estruturas, assinale a alternativa que reescreve a oração “Doador de sangue, faça a atualização de seus dados na Fundação Hemopa.”, mantendo a correção gramatical e o sentido da informação.
A Doadores de sangue, faça a atualização dos seus dados na Fundação Hemopa.
B Na Fundação Hemopa, faça a atualização do doador de sangue e de seus dados.
C Doador, faça a atualização de sangue e de seus dados na Fundação Hemopa.
D Faça a atualização do doador de sangue, dos seus dados, na Fundação Hemopa.
E Na Fundação Hemopa, doador de sangue, faça a atualização dos seus dados.
QUESTÃO 4
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFF
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
O paralelismo sintático e a correção gramatical do texto CG4A1CCC seriam preservados se o segmento “a perseguição política, racial ou religiosa” (ℓ. 7 e 8) fosse substituído por
A a perseguição política, de raça, ou por religião.
B a perseguição por política, de raça ou pela religião.
C ser perseguido politicamente, por raça, e de religião.
D a perseguição por posição política, por raça ou por religião.
E a perseguição politicamente, de raça e de religiosidade.
QUESTÃO 5
Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF Cargo: Administrador
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/05/12/interna_ciencia_saude,680241/qual-a-diferenca-entre-gripe>. Acesso em: 15 maio 2018 (fragmento), com adaptações
Acerca da equivalência e transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa correta.
A Em “há três tipos de vírus” (linha 8), a substituição da forma verbal sublinhada por existe mantém a correção gramatical da oração.
B Na linha 16, substitui-se corretamente “entretanto” pela conjunção portanto, preservando assim a coerência dessa informação, pois ambas são conclusivas.
C Na oração “O último causa apenas infecções respiratórias brandas e não representa grande impacto” (linhas 9 e 10), é correto flexionar a forma verbal “representa” no plural, pois ela também pode concordar com “infecções respiratórias brandas”.
D Em “A infecção do sistema respiratório tem como principal complicação a pneumonia” (linhas 4 e 5), caso o termo sublinhado seja flexionado no plural, deve-se inserir acento circunflexo na forma verbal a ele relacionada nessa oração.
E Na linha 13, a substituição do vocábulo “pandemias” por epidemias ou por endemias não altera o sentido da informação, visto que são palavras sinônimas.
QUESTÃO 6
Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: APEX Brasil Cargo: Analista jurídico
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
Quanto à equivalência e à transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa que reescreve o período “A mistura da população é como a nossa, e nós damos as boas-vindas a esse fato porque a miscigenação enriquece o país”, mantendo o sentido original da informação.
A A nossa mistura é como a população, e nós damos as boas-vindas à miscigenação porque esse fato enriquece o país.
B A mistura da população é como a nossa, e a esse fato as boas-vindas são dadas por nós porque o país é enriquecido pela miscigenação.
C A população é uma mistura como a nossa, e nós damos as boas-vindas porque esse fato enriquece a miscigenação e o país.
D A mistura da população é como a nossa miscigenação, e nós damos as boas-vindas a esse fato porque enriquece o país.
E A mistura é como a nossa população, e nós damos as boas-vindas porque a miscigenação enriquece esse fato e o país.
QUESTÃO 7
Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
No que se refere à equivalência e à transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa que reescreve o período “Se oficializado pela medicina, o órgão pode ser considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).” (linhas de 9 a 11), mantendo a coerência e a coesão da informação.
A Conforme oficializado pela medicina, o órgão é considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).
B Embora oficializado pela medicina, o órgão será considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).
C Contanto que seja oficializado pela medicina, o órgão poderá ser considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).
D Mesmo que seja oficializado pela medicina, considera-se que ele é o maior órgão do corpo humano (título que hoje é da pele).
E Quando oficializado pela medicina, o órgão foi considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).
QUESTÃO 8
Ano: 2015 Banca: RBO Órgão: Câmara Municipal de Itapevi Cargo: Analista legislativo
Disciplina: Português Assunto: Equivalência e transformação de estruturas
Analise a frase abaixo e assinale a alternativa correta, considerando as regras de equivalência e transformação das estruturas:
Quando Felipe prestou o exame do ENEM, ele pensou na carreira, isto é, no futuro.
A Ocorre um paralelismo sintático
B Ocorre um paralelismo verbal
C Ocorre um paralelismo semântico
D Ocorre um paralelismo simétrico
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA E
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA A