APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas) Parte 1
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Para falarmos sobre aspectos físicos e meio ambiente no Brasil, é necessário conhecermos geograficamente o Brasil.
O Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, totalizando 27 unidades federativas.
Estes 26 estados são divididos em 5 regiões:
REGIÃO NORTE
Com 7 estados:
Roraima (RR): Boa Vista
Amapá (AP): Macapá
Amazonas (AM): Manaus
Pará (PA): Belém
Tocantins (TO): Palmas
Rondônia (RO): Porto Velho
Acre (AC): Rio Branco
REGIÃO NORDESTE
Com 9 estado:
Maranhão (MA): São Luís
Piauí (PI): Teresina
Ceará (CE): Fortaleza
Rio Grande do Norte (RN): Natal
Paraíba (PB): João Pessoa
Pernambuco (PE): Recife
Alagoas (AL): Maceió
Sergipe (SE): Aracaju
Bahia (BA): Salvador
REGIÃO CENTRO-OESTE
Com 3 estados:
Mato Grosso (MT): Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS): Campo Grande
Goiás (GO): Goiânia
1 Distrito Federal(DF): Brasília
REGIÃO SUDESTE
Com 4 estados:
Minas Gerais (MG): Belo Horizonte
São Paulo (SP): São Paulo
Espírito Santo (ES): Vitória
Rio de Janeiro (RJ): Rio de Janeiro
REGIÃO SUL
Com 3 estados:
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Paraná (PR) = Curitiba
Rio Grande do Sul (RS) = Porto Alegre
Santa Catarina (SC) = Florianópolis
Grandes domínios de clima
Clima é quando um padrão atmosférico se repete por muito tempo. Normalmente leva uns 30 anos de observação para se concluir como é o clima de algum lugar. Para fazer esta definição se deve levar em consideração a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica, a precipitação e os ventos.
O Brasil por ser um país de proporção continental tem o clima bastante variado devido a fatores climáticos, como a latitude, a maritimidade e as massas de ar.
Por estar situado na zona tropical do planeta, o Brasil tem como característica a maior incidência de calor.
Equatorial:
O clima equatorial é quente e úmido, ou seja, com temperaturas elevadas com grande umidade. Basicamente ocorre na região Norte do Brasil, atingindo os estados do Amazonas, Pará e parte de Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão e Mato Grosso.
O clima equatorial é um tipo de clima tropical caracterizado por altas temperaturas e muita chuva, ocorrendo em regiões próximas à linha do Equador.
Por causa da Floresta Amazônica tem uma taxa elevada de umidade, aumentado as médias pluviométricas, que por causa disso, não deveria ter seca ou estiagem, mas devido a eventos climáticos de grandes proporções ocorrido a partir do segundo semestre de 2023 no Brasil, está ocorrendo seca no Norte e está sendo considerada uma das piores secas da história na região, causada principalmente pelo El Niño, o aquecimento do norte do Oceano Atlântico e por crimes ambientais.
No clima equatorial as temperaturas são altas variando de 25 ºC a 28 ºC.
Tropical
O clima tropical é marcado por duas estações do ano bem definidas, uma quente e úmida e a outra mais fria e seca. Presente em todo o Centro-Oeste, exceto no norte do Mato Grosso, em parte da região Nordeste, no Sudeste, abrangendo São Paulo e Minas Gerais, na região Sul, na porção noroeste do Paraná, e também em uma pequena porção de Roraima, no Norte.
O clima tropical é caracterizado por altas temperaturas médias durante todo o ano, com amplitude térmica anual baixa, e precipitação variando entre estações secas e úmidas.
O clima tropical ocorre nas regiões intertropicais, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, onde os raios solares atingem a superfície perpendicularmente.
Tropical Atlântico
O clima Tropical Atlântico é caracterizado por elevada umidade e chuvas intensas, que se concentram nos meses de inverno. Ocorre no litoral leste do Brasil desde os estados do Nordeste até o Sul do país.
Período das chuvas: Outono e inverno, com temperaturas variando de amenas a quentes (18 ºC a 26 ºC).
Tropical de altitude
Ocorre em altitudes superiores a 800 m e é caracterizado por temperaturas mais amenas que no tropical típico. Há o registro de geadas no inverno pela ação de massas de ar frias. Ocorre nos planaltos elevados da região Sudeste do Brasil, predominando em terrenos localizados acima de 800 metros de altitude nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Assemelha-se ao clima tropical típico, com uma estação do ano quente e úmida, que é o verão, e outra fria e seca, estendendo-se de março a setembro aproximadamente.
O clima tropical de altitude é um tipo climático que ocorre em áreas serranas e planaltos, com altitudes iguais ou superiores a 800 metros
Subtropical
O clima subtropical ocorre abaixo do trópico de capricórnio e é marcado pelas baixas temperaturas, inverno frio e eventual ocorrência de geada e precipitação na forma de neve. Predominante no Sul do Brasil, que corresponde aos estados da região Sul, ao sudeste de São Paulo e à porção meridional do Mato Grosso do Sul.
No Brasil, o clima subtropical é típico da Região Sul (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: IBGE);
Temperaturas que variam de 18 ºC até valores negativos durante o inverno (geadas e neve), e no verão podem registrar temperaturas bastante elevada.
O subtropical é considerado um clima de transição entre o tropical e o temperado.
Semiárido:
O Semiárido apresenta altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas, com longos períodos de estiagem. É o clima mais quente do Brasil, dominante no sertão nordestino. (Definição caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: IBGE);
O clima semiárido ocorre em parte da região Nordeste do país, abrangendo o leste do Piauí, sudoeste do Ceará, norte da Bahia e uma parcela ou todo o oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A característica principal á a baixa umidade, elevadas temperaturas (25 ºC a 27 ºC) e poucas chuvas ocasionando secas, por isso, nesta região do semiárido é conhecida como Polígono das Secas.
O clima semiárido é caracterizado por baixa precipitação, altas temperaturas, longos períodos de seca e baixa umidade relativa do ar.
Rios voadores:
Os rios voadores, “cursos de água atmosféricos” que carregam umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e que são extremamente importantes para o regime de chuvas, originam-se da evapotranspiração da Floresta Amazônica (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: IBGE);
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores.
A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração das árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante.
Este conteúdo sobre os rios voadores eu tive como fonte o site expedição rios voadores e caso queira saber mais sobre o assunto é só clicar no link: https://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/
Estou fazendo uma série de vídeos sobre a parte de vegetação, ou seja, sobre os biomas brasileiros, pois fica mais fácil a visualização e aprendizado, mas posteriormente, farei um único vídeo com todo o conteúdo sobre vegetação.
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!