Trabalho em equipe
Antes de falarmos sobre trabalho em equipe, devemos entender qual é a diferença de um trabalho em equipe e um trabalho em grupo.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Mas qual é a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?
Normalmente as pessoas pensam que trabalho em grupo é a mesma coisa que trabalho em equipe. Os dois são importantes, mas tem características diferentes.
Trabalho em grupo:
São pessoas trabalhando em tarefas diferentes que quando juntos atingirão o mesmo objetivo.
No grupo muitas vezes as pessoas não tem objetivos em comum.
Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.
Não depende dos outros membros, mas requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
Em um postagem anterior, expliquei o trabalho em grupo de maneira mais aprofundada.
Trabalho em equipe:
São pessoas trabalhando na mesma tarefa de forma colaborativa, podendo haver várias equipes para se atingir um objetivo.
Na equipe as pessoas tem o objetivo comum de forma compartilhada.
A equipe seria como se fosse um grupo mais qualificado e engajado que tem o mesmo objetivo.
Vamos agora aprofundar sobre o trabalho em equipe
Trabalho em equipe
Personalidade e relacionamento
Uma das coisas que influencia o relacionamento e desempenho em um trabalho em equipe é a personalidade de seus integrantes.
Não existe uma personalidade boa ou ruim para uma equipe, ou melhor dizendo nenhuma é melhor ou pior que a outra. Conforme determinado momento uma característica pode ser melhor, mas em outro momento esta mesma característica poderá ser a pior.
Toda característica pode se ajustar, mas é necessário que haja boa vontade para isso.
Toda personalidade tem seu lado positivo e negativo. Procura-se utilizar mais o lado positivo para interligar e complementar a equipe.
Um trabalho em equipe para ter sucesso é necessário que seus integrantes não só se utilizem da empatia, ou seja, se coloquem no lugar do outro, mas tenham boa vontade para se adaptar e aceitar as diferenças.
O trabalho em equipe pode ser descrito como a ação de um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou trabalho, por obrigação ou não. Entre os principais objetivos desse tipo de trabalho, estão a troca de conhecimento e a agilidade.
Eficácia no comportamento interpessoal
A eficácia do comportamento interpessoal depende da empatia nos relacionamentos pessoais e profissionais.
A autoestima tem relevante importância para a eficácia no relacionamento interpessoal.
Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo:
Inclusão: estabelecer relações com os outros. Fase inicial; exploração do terreno; necessidade de aceitação e afeição.
Controle: Poder e influência. Saber estabelecer quais são nossas responsabilidades no grupo, quem o lidera e por que, como influenciar nas decisões para ajudar o grupo.
Afetividade: estabelecer laços emocionais. Comunicação verbal e não verbal; reconhecimento de diferenças.
Quais são as habilidades para uma equipe ter sucesso
Clocke e Goldsmith descreveu dez habilidades para o trabalho em equipe
- Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos. A equipe deve trabalhar colaborativamente para comunicar aberta e honestamente, além de ouvir ativamente para obter sinergia.
- Habilidade de Auto gerenciamento: A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.
- Habilidades de Liderança: Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.
- Habilidades de Responsabilidade: Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.
- Habilidade de Apoio à Diversidade: Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.
- Habilidade de Retroação e Avaliação: Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo auto aprendizado constante.
- Habilidade de Planejamento Estratégico: Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.
- Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas: Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.
- Habilidade de Resolver Conflitos: A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.
- Habilidades de Desfrutar: O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso. A equipe deve aprender a fazer um trabalho agradável e alegre como se fosse um jogo amistoso, mesmo que trabalhe arduamente.