Menu fechado

Textos: dissertativo, narrativo e descritivo

Texto Dissertativo

O texto dissertativo trata-se de um texto pelo qual é exposto uma opinião sobre um determinado assunto, sendo composto por argumentos lógicos e tendem a convencer o leitor.

Dissertar é o mesmo que discorrer, ou seja desenvolver uma explicação perante a um tema. Sendo assim, o texto dissertativo faz parte dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, didático, artigo ou relatório. Apresentam características essencialmente informativa.

O texto dissertativo pode ser classificado como:

Expositivo:  No expositivo, o discente expõe um conceito, uma teoria ,e o seu ponto de vista sobre o assunto;

Argumentativo: O autor busca comprovar a exatidão ou a perfídia dos conceitos discutidos no texto; O autor almeja persuadir o interlocutor, e por motivo recorre a indícios, testemunhos e raciocínios.

Destacamos algumas dicas de como elaborar um texto dissertativo:

– Na escolha do título, tenha em mente que o mesmo deve abarcar não só o tema abordado, mas também o foco da análise desenvolvida;

– Defina a sua tese/o ponto de vista a ser defendido;

– Realize uma análise articulada e pontue argumentos contrários ao tema proposto;

– Estabeleça um aspecto formal ao texto;

– Realize um esquema referente ao encaminhamento analítico para que  se defina o que será executado.

Para se escrever corretamente é necessário ler bastante, ampliar o vocabulário e treinar a escrita.

Fonte: Universidade Gama Filho

 

Texto Narrativo

O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela conta um enredo, onde existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem tal gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e as personagens.

Nesse gênero literário, existem alguns estilos de escrita, cada um com uma característica própria, que são: o romance, a fábula, a epopeia ou o épico, o conto, a crônica, a novela e o ensaio. Todas essas modalidades fazem parte do gênero narrativo.

Romance: O romance, oriundo dos contos épicos, contém um tempo, lugar, os personagens, um enredo, típico do texto narrativo. Nele, as ações ocorrem em conjunto e os personagens podem surgir no decorrer da trama.

Fábula: As fábulas são textos muito ricos e seus autores utilizam uma imensa capacidade criativa, visto que, nessa modalidade de sentido figurado, os animais têm características de seres humanos como a fala, capacidade de pensar, etc. Geralmente, são histórias infantis destinadas às crianças; porém, não devem ser desprezadas e que no final tem sempre uma lição de moral.

Epopeia: O conto épico ou epopeia são textos narrativos, contados em versos, orais ou escritos. Nas epopeias, se contam histórias heroicas, fundamentadas em contos tradicionalistas, onde se preservam as tradições.

Novela: A novela consiste em uma narração que, diferentemente dos romances, é menos duradoura e toda a história se passa ao redor de uma personagem.

Conto:  Os contos são pequenas narrativas, estruturadas em parágrafos e em seus textos, estão contidas várias situações rotineiras.

Crônica: As crônicas são textos exclusivos para os jornais, pois elas trabalham com o factual (de curta duração). O cronista escreve sobre fatos, elaborando um texto geralmente curto, em que críticas, sátiras, indiretas e afins, podem ser inseridas.

Ensaio: Os ensaios são textos que caminham entre aspectos didáticos e poéticos. Tem como característica apresentar ideias para que o leitor pense a respeito de vários assuntos.

Fonte: Gêneros literários

 

Texto Descritivo

O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção são, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

Estrutura do texto descritivo

Introdução: Primeiramente é feita a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo a que o leitor foque sua atenção nesse ser ou objeto.

Desenvolvimento: Ocorre então a descrição do objeto ou ser em foco, apresentando seus aspectos mais gerais e mais pormenorizados, havendo caracterizações mais objetivas e outras mais subjetivas.

Conclusão: A descrição está concluída quando a caracterização do objeto ou ser estiver terminada.

São exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário, Relatos (viagens, históricos, etc.), Biografia e autobiografia, Notícia, Currículo, Lista de compras Cardápio, Anúncios de classificados

Fonte: Toda matéria e Norma Culta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *