Menu fechado

Funções Administrativas: Organização

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Funções Administrativas: Organização

A administração é uma atividade executada por pessoas que possibilita alcançar o objetivo de uma organização previamente definido, de forma eficaz com maior eficiência.

Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle

(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.

Nesta postagem abordarei a função administrativa Organização.

ORGANIZAÇÃO

 

Coloquei algumas definições que costumam cair em concursos públicos.

Organização é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar aquilo que foi planejado. Define as tarefas, quem vai fazer, como vai fazer e quais recursos cada um utilizará. Ela prepara a estrutura interna para que o desempenho das tarefas seja mais eficientes.

Organização é a função administrativa que consiste no processo de arranjar e alocar os recursos e o trabalho, estabelecendo a autoridade necessária para que a organização consiga alcançar os seus objetivos.

Função administrativa na qual se distribui os recursos humanos, materiais e financeiros na empresa. Ela elabora os níveis hierárquicos e define as estruturas organizacionais.

É uma função da administração que é responsável pela divisão do trabalho, pela especialização dos cargos, pelas relações de hierarquia dentro da organização e pela amplitude administrativa.

Organização como função administrativa significa o ato de alocar, estruturar e organizar recursos, estabelecendo suas atribuições e relações.

É nesta função administrativa que é definido o Organograma da empresa.

 

Organograma

 

O Organograma é gráfico onde é mostrado a estrutura da empresa com seus níveis hierárquicos.

O seu principal objetivo é mostrar a hierarquia e as relações entre todos os setores da empresa ou organização.

Temos vários tipos de organogramas como horizontais, verticais, informacional, setorial dentre outros, mas o mais utilizado é o vertical.

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Neste organograma vertical, nós vemos que os setores estão organizados de forma hierárquica na qual no topo da estrutura tem o cargo mais alto da empresa e seguindo para baixo a sequência de subordinação.

O objetivo principal do organograma é deixar claro para todos que se relacionam com ela como é organizado a empresa.

 

Estrutura Organizacional

 

A estrutura organizacional mostra como as atividades de uma empresa é organizada para que ela atinja seus objetivos.

Divisão do trabalho – É a especialização de tarefas ou funções que cada indivíduo ou grupo fazem para poder atingir os objetivos da empresa. Esta especialização aumenta a eficiência e limitações individuais.

Ela tenta diminuir os efeitos indesejáveis da divisão de trabalho, criando uma linha de comando para que todos saibam onde se localiza dentro da empresa e a quem se subordina.

Essa linha de comando, também conhecida como cadeia de comando ou cadeia escalar deixa claro para todos que cada colaborador tem apenas um superior a que tem que se reportar.

Para aprofundar sobre os tipos de estruturas organizacionais recomendo ver a seguinte postagem que está bem completa: Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização

 

É na função Organização que se determina como deve ser feita as atividades da empresa com o uso racional dos recursos produtivos para atingirem os objetivos da empresa com eficiência e eficácia.

Na organização é analisado a empresa como um todo, observando as contratações alocações, acompanhamento e avaliações dos colaboradores da empresa em todos os níveis. Ela observa o capital financeiro, tanto próprios como de terceiros e os recursos de produção como máquinas, equipamentos, insumos e etc… que influenciam o funcionamento da empresa de acordo com que foi definido no planejamento.

Depois de feito esta análise ele organiza todo o processo operacional, agrupando atividades, distribuindo tarefas e atribuindo as responsabilidades, prazos, metas e objetivos para cada unidade da empresa.

 

Funções organizacionais:

 

No processo de organização são criadas tarefas especializadas como:

Operações ou produção: Transformação dos recursos em produto ou serviço.

Marketing: Desenvolve o produto, fixa preços, faz divulgação e vendas. Ela é a ligação entre a empresa e seus clientes.

Finanças: Responsável pelo dinheiro da empresa.

Recursos humanos: Responsável pelas contratações, treinamentos, avaliações e desligamentos.

Pesquisa e Desenvolvimento: Com as informações obtidas pelo marketing, ideias e evoluções tecnológicas, ele procura melhorar os processos de produção e lançar novos produtos ou serviços.

Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle Mapa Mental

Caso queira completar seus estudos veja também as outras funções administrativas : Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

E para ficar bem afiado faça questões de concursos comentadas

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *