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Compreensão de textos diversos de diferentes gêneros

Compreensão de textos diversos de diferentes gêneros

 

Compreensão de textos

A compreensão de um texto é fazer uma análise objetiva do texto. É verificar o que realmente está escrito nele. Tem que estar escrito e não imaginar o que o autor quis dizer, ou seja, todas as informações devem estar presente no texto

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Deve-se analisar os dados concretos e objetivos do texto.

Existem algumas expressões que fica claro que o que se quer analisar é a compreensão do texto:

Segundo o autor….

Segundo o texto….

O texto informa que….

No texto…..

O autor afirma que….

De acordo com o autor….

De acordo com o texto….

Fica claro nas expressões acima que as respostas deverão estar clara no texto, ou seja, você deve compreender o texto para tirar as conclusões.

 

Existem vários tipos de gêneros discursivos, que na verdade são os tipos de textos.

 OS gêneros textuais são realizações linguísticas concretas, definidas por propriedades socio-comunicativas e Costumam classificar os gêneros nos seguintes grupos:

 

Narrativo: Neles tem um personagem em algum lugar e época. Tem a introdução, desenvolvimento, tensão e seu final. Ex.: Romance, contos, Crônica, fábulas e novelas

 

Descritivo: É a descrição de uma pessoa, lugar ou objeto mostrando suas características, com o objetivo de transmitir para a pessoa com quem fala uma visualização que muitas vezes pode ver e sentir o que ele quer passar.

Ex.: Diário, classificados de jornais, cardápios e currículo

 

Dissertativo argumentativo: Seu objetivo é defender um ponto de vista através da argumentação. Você introduz o assunto ou tema, desenvolve com seus motivos e depois conclui fechando a argumentação.

Ex.: Editorial, manifesto e sermões

 

Dissertativo Expositivo: Seu objetivo é expor e esclarecer uma ideia através de comparações e pontos de vista sem o objetivo de tentar convencer e sim de informar.

Ex.: Textos jornalísticos, resumos escolares e enciclopédias

 

Injuntivo: Tem o objetivo de informar, aconselhar, ou seja, recomendam dando uma certa liberdade para quem recebe a informação.

Ex.: Bula de remédios, receitas de bolo e manuais de instrução

 

Prescritivo:  Como o injuntivo, seu objetivo é instruir guiando a pessoa como deva proceder.Mas ele não dá nenhuma liberdade de ação à pessoa que recebe a informação, ela obriga, ou seja, ordena que deve ser cumprida a risca a determinação.

Ex.: Leis e editais de concursos

 

Agora Falarei sobre os alguns gêneros discursivos como o romance, conto, novela, crônica, poesia, editorial, entrevista, receita e cantiga de roda.

 

Romance:

É uma descrição longa de ações e sentimentos de personagens fictícios, podendo ser de comparação com a realidade ou totalmente irreal. A diferença principal entre um romance e uma novela é a extensão do texto, ou seja, o romance é mais longo.

No romance é usado muitas formas de narração estilizadas e harmoniosas para dar mais emoção ao texto. No romance nós temos uma historia central e várias histórias secundárias.

 

Conto

É uma obra de ficção onde é criado seres e locais totalmente imaginário.

Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho.

A diferenciação entre o conto, a novela e o romance também se baseia na sua extensão, ou seja, dos três ele é o que tem o texto mais curto. Outro diferencial do conto com o romance é que só tem uma história central, ou seja, não se desenvolve outras histórias secundárias.

 

Novela:

A novela é muito parecida com o conto e o romance, diferenciado por sua extensão. ela fica entre o conto e o romance

Ela tem a história principal, mas também tem várias histórias secundárias. O tempo na novela é baseada no calendário. O tempo e local são definidos pelas histórias dos personagens. Se for uma novela de época é usado a linguagem da época. Outra característica é a quantidade de personagem, ou seja, é bem superior ao de um conto.

A história (enredo) tem um ritmo mais acelerado do que a do romance por ter um texto mais curto.

 

Crônica

É um texto que narra o cotidiano das pessoas, situações que nós mesmos já vivemos e normalmente é utilizado a ironia para mostrar um outro lado da mesma história.

Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade.

Na crônica o tempo não é relevante e quando é citado, geralmente são pequenos intervalos como horas ou mesmo minutos.

O cronista descreve os acontecimentos em ordem cronológica e desafiando o leitor dando a sensação de diálogo mostrando uma visão própria dos fatos.

 

Poesia

Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens. 

 

Editorial

É um texto dissertativo argumentativo onde expressa  a  opinião do editor através de argumentos e fatos sobre  um assunto  que está sendo muito comentado (polêmico). Sua intenção é convencer o leitor a concordar com ele.

Normalmente o editorial reflete não só a opinião e princípios do editor, mas também da empresa que ele trabalha.

 

Entrevista

Ele é um texto expositivo e é marcado pela conversa de um entrevistador e um entrevistado para a obtenção de informações. Ela também tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero.

 

Receita

É  um texto instrucional e injuntivo que tem como objetivo de informar, aconselhar, ou seja, recomendam dando uma certa liberdade para quem recebe a informação.

 

Cantiga de roda

Concebida como um gênero empírico, que na escola se materializa em uma concretude da realidade. A cantiga de roda permite as crianças terem mais sentido em relação a leitura e escrita, ajudando os professores a identificar o nível de alfabetização delas.

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