Noções do ambiente Windows
Antes de falarmos sobre o ambiente Windows é necessário ter uma noção do que é um sistema operacional.
Podemos dizer que o sistema operacional é o software mais importante do computador.
O sistema operacional é responsável por gerenciar os recursos do computador, bem como servir de suporte para a execução de programas de aplicação e é o responsável por controlar dispositivos de entrada e saída.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Ele ajuda a troca de informações entre você e o computador deixando esta interação mais amigável para o usuário. Ele ajuda no gerenciamento da máquina, como as memórias, e os dispositivos ligados nele como impressoras, monitor, teclado e etc..
WINDOWS
Sistema operacional da Microsoft.
É um sistema operacional em janelas que permite o usuário se comunicar com o computador.
Ele foi criado por Bill Gates nos anos 80.
O Windows tomou a forma de um verdadeiro sistema operacional com o lançamento do Windows NT nos anos 90.
Foram lançados várias versões até o dia de hoje, mas os mais conhecidos foram o Windows XP, Windows 7, Windows 8 e atualmente o Windows 10
Nos concursos são pedidos alguns conceitos, recursos e principalmente atalhos
Gerenciador de tarefas: Ferramenta onde você visualiza os processos e execução no sistema, como o consumo de recursos de cada processo. Monitora também a memória e CPU.
Atalho direto: Ctrl + Shift + Esc
Atalho indireto: Ctrl + Alt + Del
Área de Trabalho ou Desktop: É a tela quando você liga o computador onde você organiza suas atividades. Chamamos de tela inicial do Windows.
Componentes da área de trabalho: Menu iniciar, Barra de tarefas, Área de notificação e as pastas e atalhos.
Menu iniciar: Clicando no botão iniciar na barra de tarefas, você abre um menu que te dá acesso aos programas instalados no computador.
Barra de tarefas: É aquela barra na parte de baixo da área de trabalho onde você monitora as aplicações (programas que estão sendo usados).
Área de notificação: Fica no lado direito da barra de tarefas. Nela fica o relógio do sistema, o volume do som, conexão de internet e outros ícones de mensagens do sistema.
Pasta ou diretório: Organiza tudo dentro da unidade e pode conter arquivos ou subpastas.
Atalhos: São ícones de acesso rápido para programas, pastas ou arquivos.
Ícones: São símbolos gráficos que identificam um programa, atalho ou pasta
Windows Explorer ou Explorador de arquivos: Auxilia o usuário em exibir os conteúdos do computador e locais de rede de forma hierárquica. Ele faz o mapeamento e organização de locais e conteúdos. Ele é um gerenciador de arquivos e pastas na qual você pode executar várias tarefas como copiar, excluir ou mover.
Área de transferência: Local onde são armazenadas informações temporárias. Quando você copia ou move um arquivo ele primeiro vai para este local para depois ser colado no novo local. quando o computador for desligado estas informações são apagadas.
Painel de controle: É onde fica os itens de configurações de dispositivos e opção de utilização como som, data e hora, apagar programas dentre outras funções.
Lixeira: Armazena temporariamente os arquivos excluídos.
Gerenciador de dispositivo: Os componentes de hardware como placas de rede, de vídeo, teclado, mouse, processador, entre outros, se comunicam com o Windows por meio de um software chamado de driver. Para instalar, atualizar ou modificar os drivers dos componentes de hardware e solucionar problemas, utiliza-se o recurso do Windows no gerenciador de dispositivo.
ATALHOS:
Atalhos importantes que costumam ser pedidos em concursos:
Logo Windows + L= Bloqueio do computador
Ctrl + X = Recortar
Ctrl + C = Copiar
Ctrl + V = Colar
Ctrl + Z = Desfazer uma ação
Alt + F4 = Fechar item ativo
Ctrl + Y = Refazer uma ação
Ctrl + Esc = Abrir iniciar
Shift + Delete = Excluir o item selecionado sem movê-lo para a Lixeira primeiro
Ctrl + Shift + Esc = Abrir o Gerenciador de Tarefas
Quer mais atalhos importantes clique aqui!
Existem muitos atalhos, porém estes atalhos são recorrentes em concursos, então sugiro que não apenas decore, mas incorpore no seu dia a dia no computador.