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Fatores de textualidade
A produção de um texto orientado pelos fatores de textualidade nos mostra que esta produção é um processo, pois ele é construído através de interações comunicativas.
Vamos analisar este processo orientado pelos fatores de textualidade, pois o texto são várias partes que dão significado a um conjunto de palavras. Para que ele tenha sentido devemos levar em consideração sete fatores:
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
1 – Situacionalidade
É a linha mestra do processo. O que é mais importante no contexto. O que torna ele adequado a uma situação. Ele orienta a produção do texto. Ele evidencia quem está escrevendo, para quem está escrevendo e qual é o seu objetivo.
2 – Informatividade
Agora o foco é passar uma mensagem ou informação através do texto. A informação é mais do que somente passar um conteúdo, é dar um sentido a este conteúdo.
É a expectativa da quantidade de novas informações que o leitor receberá. Quanto mais conhecimento o leitor tem do assunto, menos informatividade ele terá.
O interesse do leitor se dará conforme a previsibilidade do texto, ou seja, se o texto for óbvio ou se o leitor não tiver nenhum conhecimento sobre o assunto, não despertará seu interesse em ler, mas se ele já tiver algum conhecimento e o texto mostrar para ele que existem mais informações relevantes, o leitor terá um alto grau de motivação para ler.
3 – Intencionalidade
É a intenção de quem está produzindo o texto. Ele produz um texto coeso e coerente para que a ideia principal seja transmitida para seu leitor, mesmo que este objetivo não se realize em sua plenitude.
4 – Aceitabilidade
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A aceitabilidade está focando no leitor. O leitor precisa de algum conhecimento sobre o assunto para pode analisar o texto e decidir se concorda com a intenção do autor. É através de sua interpretação do texto que ele poderá reconhecer o que está implícito ou explícito no texto.
A aceitabilidade complementa a intencionalidade, pois para ter a aceitação do leitor é preciso que ele interaja com o texto e autor.
5 – Intertextualidade
É o princípio de que todos os textos partiram de um já existente. Olhando por este ângulo, podemos dizer que não existe um texto totalmente original. Para se produzir um texto é necessário o conhecimento de outros já produzidos. Na intertextualidade acontece uma referência implícita ou explícita de outro texto. A intertextualidade pode ocorre em qualquer tipo de comunicação como música, filmes e etc…
Saiba mais sobre INTERTEXTUALIDADE
6 – Coerência
A coerência é um dos principais fatores da textualidade, pois é ela que dá sentido ao texto. O texto tem que estar compatível com o que o leitor conhece. A coerência é organizar bem as ideias do texto para que elas não se contradigam, e forme um todo com um mesmo sentido fazendo com que o texto atinja seu objetivo corretamente.
Saiba mais sobre COERÊNCIA
7 – Coesão
A coesão são os recursos que usamos para construir a unidade material do texto. São os mecanismos gramaticais e lexicais para termos um texto claro e compreensível. Dentro de um texto são usadas palavras que se relacionam para dar sentido a ele. É utilizar corretamente estas palavras como as conjunções, tempos e modos verbais, classe de palavras e etc…
É estabelecer harmonia entre as partes, dando também coerência ao texto.
Saiba mais sobre COESÃO
aprenda praticando: Fatores de textualidade Questões de concursos
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