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Concurso Caixa 2021 Técnico Bancário Novo (PCD)

Concurso Caixa 2021 Técnico Bancário Novo (PCD)

 

Vagas: 1.100 vagas

Inscrições: De 10/09/2021 a 27/09/2021

Salário: Até R$ 4.486,03

Taxa de Inscrição: R$ 30,00

Nível: Médio

Provas: 31/10/2021

Organizadora: Cesgranrio

EDITAL de abertura

EDITAL de retificação

 

APOSTILAS E CURSOS

                       

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS – Comuns aos dois cargos

LÍNGUA PORTUGUESA

1 – Compreensão e interpretação de textos.

2 – Tipologia textual.

3 – Ortografia oficial.

4 – Acentuação gráfica.

5 – Emprego das classes de palavras.

6 – Emprego do sinal indicativo de crase.

7 – Sintaxe da oração e do período.

8 – Pontuação.

9 – Concordância nominal e verbal.

10 – Regência nominal e verbal.

11 – Significação das palavras.

12 – Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet).

13 – Colocação do pronome átono.

MATEMÁTICA FINANCEIRA

1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.

2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.

3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.

6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.

2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).

3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.

4 – Internet banking.

5 – Mobile banking.

6 – Open banking.

7 – Novos modelos de negócios.

8 – Fintechs, startups e big techs.

9 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).

10 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.

11 – Correspondentes bancários.

12 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).

13 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.

15 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.

16 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e
seguros.

17 – Noções de Mercado de capitais.

18 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.

19 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.

20 – Taxas de câmbio nominais e reais;

21 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.

22 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.

23 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.

24 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.

25 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.

26 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.

27 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações.

28 – Autorregulação bancária.

29 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.

30 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.

31 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.

32 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).

33 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).

34 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).

35 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).

36 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).

37 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do
FGTS; Guia de Recolhimento (GRF).

38 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.

39 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.

40 – Sistema de pagamentos brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

1 – Representação tabular e gráfica.

2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de
dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação).

3 – Cálculo de probabilidade.

4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional.

5 – População e amostra.

6 – Correlação linear simples.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365).

2 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.

3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.

6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.

7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).

8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.

9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.

10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).

ATENDIMENTO BANCÁRIO

1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento

2 – Segmentação de mercado.

3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.

4 – Gestão da experiência do cliente.

5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional.

6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.

7 – Gestão da qualidade em serviços.

8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.

9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.

10 – Ética e conduta profissional em vendas.

11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes.

12 – Utilização de canais remotos para vendas.

13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.

14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016.

15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

16 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.

17 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.

18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 – Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário.

2 – Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2).

3 – Redes de computadores: Fundamentos de comunicação de dados; Meios físicos de transmissão; Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores); Estações e servidores. Tecnologias de redes locais e de longa distância; Arquiteturas, protocolos e serviços de redes de comunicação; Arquitetura
TCP/IP; Arquitetura cliente servidor; Conceitos de Internet e Intranet.

4 – Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; Métodos ágeis (Scrum, XP, FDD, Lean, Kanban, SAFe, UX); Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; Métricas e estimativas de software; Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Engenharia de requisitos: elicitação de requisitos, identificação das fontes de informação, técnicas de elicitação, técnicas de modelagem, análise de requisitos, validação e verificação, gerência
de requisitos, ferramentas. Nuvem pública e privada. DevOps.

5 – Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária.

6 – Linguagens de programação: noções sobre linguagens de programação; Linguagens Java SE; AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift.

7 – Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services; Padrões HTML 4.01, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP.

8 – Teste de software: Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes.

9 – Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas.

10 – Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidaderelacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de
bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse: modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados.

11 – Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico.

12 – Gestão e governança de TI: ITIL; COBIT; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002.

13 – Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade.

14 – Segurança da Informação: Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.

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