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Ética e conduta profissional em vendas

Ética e conduta profissional em vendas

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Mas o que é ética?

Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social.

A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características, para assim pôr em prática o que for o correto.

De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas.

 

Ser ético nas vendas

Ser ético nas vendas é ter atitudes corretas, ser honesto, é não mentir para o cliente. Ser ético é se colocar no lugar do cliente e atender plenamente suas necessidades e que ele tenha a certeza que fez uma boa aquisição de produto ou serviço. É colocar os interesses do cliente em primeiro lugar, ou seja, ser ético é ter foco no cliente.

Trabalhei em vendas, praticamente minha vida inteira e cruzei com todos os tipos de vendedores e empresas. Ainda tem empresas ou vendedores que acham que o bom vendedor é aquele que consegue vender independente do método, ou seja, vale tudo para vender, mesmo que seja preciso mentir ou enganar o cliente. Antigamente este vendedor era aquele “que dava nó em pingo d’água”.

Este vendedor é antiético, se preocupando somente em vender custe o que custar. Ele não se preocupa se vai “queimar” a marca que vende. Cansei de ver representantes de vendas que tinham este comportamento e por causa disso, trocavam de representações como se trocava roupa.

Observe o quadro abaixo:

Muitos vendedores confundem persuasão com manipulação.

Persuasão: É o convencimento através de argumentos lógicos. É vender o que realmente o cliente necessita.

Manipulação: É Falsificação da realidade, ou seja, é manipular as informações para induzir alguém a pensar de determinada forma. É vender o que o cliente não precisa, ou seja, é empurrar o produto “goela abaixo” do cliente.

Vender é convencer o cliente de que ele está realmente fazendo um bom negócio e que o produto atenderá suas necessidades, e que o vendedor não está ali só para pegar o seu dinheiro.

Quantos vezes você comprou um produto e depois verificou que não tinha necessidade? Isto aconteceu por que o vendedor manipulou você.

Persuadir é ser ético e manipular é ser antiético.

 

Conduta profissional em vendas

Então qual seria a conduta profissional em vendas?

Ser honesto.

É deixar seu cliente bem informado. Esta informação pode ser passada através de prospectos, manuais, vídeos e etc… para que ele tenha o máximo de informações possíveis. É ser o mais transparente possível.

Com estas informações o vendedor poderá mostrar claramente o valor que o produto tem, que o produto atenderá perfeitamente as necessidades de seu cliente.

Prometa apenas o que pode ser cumprido. Garanta que suas promessas sejam cumpridas mesmo que possa gerar custos.

O vendedor deve acompanhar a satisfação do cliente (pós-venda). É garantir a satisfação do cliente para fidelizá-lo e para aumentar bem as chances de negócios futuros.

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