Modos de organização do texto: descrição, narração, exposição, argumentação, diálogo e esquemas retóricos (enumeração de ideias, relações de causa e consequência, comparação, gradação, oposição etc.)
Modos de organização do texto:
Fiz uma atualização deste conteúdo em 2024. Veja no vídeo abaixo:
Descrição:
Texto Descritivo
É a descrição de uma pessoa, lugar ou objeto mostrando suas características, com o objetivo de transmitir para a pessoa com quem fala uma visualização que muitas vezes pode ver e sentir o que ele quer passar. São textos recheados de adjetivos, pois descrevem percepções do emissor.
Ex.: Diário, relatos, classificados de jornais, cardápios, biografias e currículo
Narração
Texto Narrativo
Ele narra um fato ou ficção na qual tem um personagem em algum lugar e época. Seu enredo tem a introdução, desenvolvimento, tensão e seu final.
Exs.:
Romance: É uma descrição longa de ações e sentimentos de personagens fictícios, podendo ser de comparação com a realidade ou totalmente irreal. A diferença principal entre um romance e uma novela é a extensão do texto, ou seja, o romance é mais longo.
No romance é usado muitas formas de narração estilizadas e harmoniosas para dar mais emoção ao texto. No romance nós temos uma história central e várias histórias secundárias.
Contos: É uma obra de ficção onde é criado seres e locais totalmente imaginário.
Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho.
A diferenciação entre o conto, a novela e o romance também se baseia na sua extensão, ou seja, dos três ele é o que tem o texto mais curto. Outro diferencial do conto com o romance é que só tem uma história central, ou seja, não se desenvolve outras histórias secundárias.
Ex.; As histórias dos Irmãos Grimm.
Crônicas: É um texto que narra o cotidiano das pessoas, situações que nós mesmos já vivemos e normalmente é utilizado a ironia para mostrar um outro lado da mesma história.
Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade.
Na crônica o tempo não é relevante e quando é citado, geralmente são pequenos intervalos como horas ou mesmo minutos.
O cronista descreve os acontecimentos em ordem cronológica e desafiando o leitor dando a sensação de diálogo mostrando uma visão própria dos fatos.
São textos curtos muito utilizadas nos jornais, pois utilizam de fatos e costuma aprofundar o tema. O cronista normalmente coloca sua visão no texto.
Fábulas: É um texto extremamente criativo com animais que têm características de seres humanos.
São textos direcionados para o público infantil que sempre tem em seu final uma lição de moral.
Epopeia: é o conto épico de um herói contado em versos orais ou escritos. Eles são cheios de conceitos morais para direcionar o comportamento de um grupo ou sociedade. Exs.: Odisseia e Ilíada.
Novela: A novela é muito parecida com o conto e o romance, diferenciado por sua extensão. ela fica entre o conto e o romance;
Ela tem a história principal, mas também tem várias histórias secundárias. O tempo na novela é baseada no calendário. O tempo e local são definidos pelas histórias dos personagens. Se for uma novela de época é usado a linguagem da época. Outra característica é a quantidade de personagem, ou seja, é bem superior ao de um conto.
A história (enredo) tem um ritmo mais acelerado do que a do romance por ter um texto mais curto.
Ensaio: É uma narrativa menos formal que apresenta várias ideias sobre vários assuntos com o objetivo de defender um ponto de vista.
No próximo vídeo falarei sobre exposição, argumentação e diálogo