Menu fechado

Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing

Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing – Parte 1

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

O que é marketing digital?

O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa utiliza canais digitais na internet para promover uma marca ou empresa com o objetivo de atrair relacionamentos ou novos negócios.

Algumas destas atividades (estratégias) são o SEO, inbound marketing e o marketing de conteúdo

Search Engine Optimization (SEO) é um termo do marketing digital que diz respeito a um conjunto de técnicas e métodos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);

Inbound marketing: Inbound marketing é também denominado marketing de atração. Mais abaixo falarei mais sobre ele.

Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo constitui uma estratégia para atrair clientes por meio de conteúdo relevante. Ele seria uma das estratégias do Inbound marketing.

Hoje como a maioria das pessoas estão conectadas na internet, transforma o Marketing Digital em uma ferramenta muito importante.

Existem diferentes canais digitais como as redes sociais, os motores de busca, e-mail e etc…

O marketing digital abrange o marketing de conteúdo, links patrocinados, mídias sociais e e-books. (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEED-PR);

Muitas vezes, o termo marketing digital é descrito como sendo o marketing que utiliza estratégias com algum componente digital no seu mix de marketing (produto, preço, praça ou promoção). No entanto essa definição sozinha não é adequada para conceituar o marketing digital, porque privilegia apenas o componente digital da estratégia em detrimentos de outros, como impressos e eletrônicos. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);

As campanhas de marketing atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.(caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO Cargo: Comunicador Social);

É sabido que há diferença entre o objetivo do marketing e a finalidade da comunicação, mas, em relação ao marketing digital e ao planejamento digital, há diferença entre os dois conceitos? O marketing digital estuda a empresa, seu mercado e a sua forma de atuar, desenvolver, vender e distribuir o produto. Já o planejamento digital analisa os dados recolhidos pelo cliente e pesquisa também o que está acontecendo em volta da marca. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);

Por meio das estratégias de marketing digital, é possível criar, editar e substituir qualquer tipo de campanha em poucos minutos, sem a necessidade de conhecimento técnico aprofundado. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil);

 

Geração de Leads:

Para entender a geração de leads, você deve saber primeiro o que é leads.

Leads são pessoas que demonstraram interesse pelo produto ou serviços. Ele entra no site e deixa alguma informação de contato como nome ou e-mail.

A Geração de Leads são estratégias para atrair visitantes ao seu canal digital e transformá-lo em Leads.

Alguns elementos importantes para a geração de leads:

1 – Oferta: Algum produto, que normalmente é um e-book gratuito para atrair visitantes

2 – Landing page: É a página de destino para a captura de leads

3 – CTA (Call-to-Action): É um botão de ação para envio das informações

4 – Formulário: para a coleta de informações, ou seja, para a geração de leads

Como forma de acompanhar o desempenho de campanhas de marketing digital, os gestores costumam utilizar métricas de marketing digital. Há uma relação direta entre a quantidade de visualizações e a conversão de visitantes em leads ou clientes pagantes. (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);

Temos dois conceitos importantes em marketing que costumam ser pedidos em concursos, que é persona e público-alvo;

Persona: São personagens fictícios que trazem as características específicas que um cliente ideal poderia ter e assim, desenvolver uma estratégia de marketing. É um método de segmentação de mercado, pois ela identifica os diferentes tipos dentro de mercado-alvo;

Nos negócios, é comum a criação de mais de uma persona na especificação do cliente. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil);

Público-alvo: Já o público-alvo é um segmento da sociedade com características comuns como gênero, faixa etária, classe social, hábitos, profissão e etc…

 

Técnica de copywriting

 

O que é copywriting?

 

Copywriting é uma estratégia usada no marketing digital que utiliza uma escrita persuasiva para convencer o visitante da página a praticar uma ação específica.

Esta escrita persuasiva é feita de maneira a apresentar benefícios, criar vínculos de relacionamentos e etc…

Este texto, que é chamado de copy, utiliza gatilhos para despertar interesse no visitante e gerar conversões e vendas.

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, e o Twitter limita a escrita a 280 caracteres. Talvez por isso, o marketing digital seja comumente associado ao uso de imagens e vídeos. No entanto, o uso de texto é muito importante e decisivo na atração de consumidores em plataformas como websites, blogs e e-mail.

O uso de conteúdo textual informativo e atraente, otimizado para persuadir consumidores a comprarem os produtos de uma empresa é denominado copywriting (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);

 

Técnicas mais comuns de copywriting:

1 – Conheça seu público-alvo: Quanto mais personalizado é o texto, mais fácil fica o convencimento.

2 – Títulos atraentes: O título deve instigar a curiosidade do leitor.

3 – Escaneabilidade: Texto descomplicado e fácil com título e subtítulos, para entendimento rápido

4 – Coesão e coerência: evitar erros de interpretação e de preferência não repetir palavras ou usar palavras difíceis.

5 – Ofereça algo de valor para o leitor

6 – Credibilidade; Prove o que está oferecendo.

7 – Produto único: Mostre para seu leitor que ele adquirirá um produto ou serviço único e exclusivo;

8 – Gatilhos mentais: Os mais utilizados são o de escassez, reciprocidade, de prova social e etc…Você deverá utilizar o gatilho conforme for seu objetivo e momento.

 

No próximo vídeo falarei sobre Gatilhos mentais Inbound marketing

AVANÇAR PARTE 2

7 Comentários

  1. Rafael

    Não tenho como descrever a satisfação em encontrar este site/blog e tê-lo como ferramenta de estudos, pois vejo que sempre é extraído o sumo dos assuntos sem prejudicar o entendimento ou a totalidade dos conceitos de cada item. Trabalho louvável e digno de reconhecimento. Parabéns pela iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *