Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos
Protocolo:
NOVO!! Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos Mapa Mental
O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental (local por onde passa os documentos no órgão/instituição), viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação. Portanto, Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.
Esta definição caiu no concurso da Câmara de Nova Odessa-SP em 2018 elaborada pela VUNESP.
se preferir no vídeo abaixo tem a postagem em vídeo e áudio:
O protocolo pode ser Centralizado e descentralizado
Centralizado: Os documentos e atividades de controle ficam em um único local na organização
Descentralizado: Os documentos e atividades de controle ficam dentro de cada departamento. A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios: centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização de arquivos; e descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos.
Vamos ver separadamente cada atividade de controle:
Recebimento:
Como o próprio nome diz, é onde se recebe os documentos e onde se separa o que é oficial e o que é pessoal.
Os pessoais são encaminhados aos seus destinatários.
Já os oficiais podem sem ostensivos e sigilosos. Os ostensivos são abertos e analisados, anexando mais informações e assim encaminhados aos seus destinos e os sigilosos são enviados diretos para seus destinatários.
Registro:
Todos os documentos recebidos devem ser registrados eletronicamente com seu número, nome do remetente, data, assunto dentre outras informações.
Depois do registro o documento é numerado (autuado) em ordem de chegada.
Depois de analisado o documento ele é classificado em uma categoria de assunto para que possam ser achados. Neste momento pode-se ate dar um código a ele.
Distribuição:
Também conhecido como movimentação, é a entrega para seus destinatários internos da empresa. Caso fosse para fora da empresa seria feita pela expedição.
Tramitação:
A tramitação são procedimentos formais definidas pela empresa. É o caminho que o documento percorre desde sua entrada na empresa até chegar ao seu destinatário (cumprir sua função).Todas as etapas devem ser seguidas sem erro para que o protocolo consiga localizar o documento. Quando os dados são colocados corretamente, como datas e setores em que o documento caminhou por exemplo, ajudará a agilizar a sua localização.
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Expedição de documentos:
A expedição é por onde sai o documento. Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. Também deve numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, pois as cópias são o acompanhamento da tramitação do documento na empresa e serão encaminhadas ao arquivo. As originais são expedidas para seus destinatários.
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muito obrigado.
Oi Edy, eu que agradeço
Excelente, muito obrigada.
ótimo conteudo . nem com 5 aulas sobre esse assunto a professora conseguiu explicar como vc fez aqui . parabens
Oi Stephani, obrigado pelas palavras, abraços
ótimo conteudo ,parabens
Oi stephani, obrigado
Parabéns pela didática. Explicação de fácil compreensão, muito obrigada.
Oi Carolaine, obrigado pelas palavras, abraços
Òtimo resumo, muito obrigada!!!
Oi Lediana, obrigado
Gostei muito, achei de fácil compressão, nota 10!
Oi Arthur, obrigado pelas palavras, abraços
Obrigado, professor. Seus conteúdos são muito bons, $uce$$o…
Oi Fábio, obrigado
Excelente, muito obrigada.
Oi Luciana, obrigado
Que conteúdo! Parabéns professor pelo seu maravilhoso trabalho.
Oi Albertísia, obrigado
Muito bom!manda mais
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