Menu fechado

Impressoras, teclado, mouse, disco rígido, pendrives, scanner, plotter, discos ópticos

Dispositivos de entrada e saída e de armazenamento de dados.

Impressoras, teclado, mouse, disco rígido, pendrives, scanner, plotter, discos ópticos

 

Periféricos é tudo que se conecta no computador, são equipamentos que recebem ou enviam informações para o seu PC.

Dispositivo de entrada: Enviam informações para o PC. Ex.: Teclado e mouse

Dispositivo de saída: Recebem informações do PC. Ex.: Impressora e fone de ouvido

Dispositivos de entrada e saída: Recebem e enviam informações. Ex.: Drivers de disco fixo (Winchester), disquete, CD-ROM.

Dispositivos de armazenamento de dados: Ele armazena dos dados da memória principal (RAM). Ex.: Disco Rígido (winchester), disquete.

 

IMPRESSORAS:

A impressora que é um dispositivo de saída, pois recebe a informação do computador para poder imprimir algo.

Temos vários tipos no mercado como matricial, 3D, térmica, jato de tinta, laser dentre outras.

As de uso mais comum são a de jato de tinta e a laser.

A diferença principal entre as duas é que a impressora a laser é mais rápida e econômica, por isso é bem mais utilizada nas empresas.

O usuário doméstico prefere comprar a de jato de tinta por que são mais baratas, principalmente para imprimir colorido.

 

TECLADO:

É um dispositivo de entrada. Serve para inserir informações manualmente no computador. Tem teclas com letras, números e muitas funções.

Nos modelos antigos de teclado as portas de conexão PS/2 e conectores são na cor roxa.

Muitas vezes para inserir algum caractere é necessário digitar mais de uma tecla. As teclas mais usadas são a Ctrl para inserir atalhos e a AltGr para utilizar um terceiro caractere.

Para um trabalho mais ágil o usuário usa em conjunto com o teclado o mouse.

 

MOUSE:

É outro dispositivo de entrada. Se traduzirmos a palavra seria rato. Ele é utilizado para movimentar o cursor na tela do computador. Ele agiliza muito o uso do computador. Geralmente tem três botões. O esquerdo é o botão de seleção para ativar alguma coisa que você quer fazer. O direito serve para abrir um menu suspenso com várias funções como copiar, renomear ou excluir. O botão do meio serve para rolar a tela  ou dar zoom com o auxilio da tecla Ctrl do teclado.

Nos modelos antigos de mouse as portas e conectores PS/2  são na cor verde.

Os notebooks já não usam o mouse e sim uma superfície chamada Touchpad que tem a mesma função. Alguns acham ruim de trabalhar nesta superfície, então é só conectar um mouse em uma porta USB.

 

DISCO RÍGIDO:

É um dispositivo de armazenamento de dados e de entrada e saída. Também é conhecido como Disco fixo, Winchester ou simplesmente HD.

É ele que armazena tudo em seu computador. Em relação a outros dispositivos de armazenamento ele é considerado barato, pois tem grande capacidade para guardar seus arquivos como músicas, filmes e etc.. 

O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, mesmo que o computador seja desligado ele não perde os dados como acontece com a memória RAM. 

Ele também é uma mídia magnética parecido com o CD

Tipos de interfaces: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.

 

PEN DRIVES:

É também um dispositivo de armazenamento de dados e de entrada e saída. Ele é portátil com memória flash que você conecta na porta USB. Hoje ele é a mídia portátil mais rápido que existe. Apesar de pequenos eles possuem uma enorme capacidade de armazenamento.

 

SCANNER

Ele é um dispositivo de entrada. Ele digitaliza imagens, ou seja, ele copia como fotos, textos em papel em formato digital e envia para o computador. Os scanners mais comuns são os de mesa, mas existem outros como o scanner leitor de código de barras ou de mão entre outros.

 

PLOTTER

É um dispositivo de saída. O plotter é uma impressora que imprime imagens em grandes dimensões com excelente qualidade fotográfica. Muito usada na publicidade para confecção de banners e na engenharia para impressão de projetos.

 

DISCOS ÓPTICOS

É um dispositivo de armazenamento de dados e de entrada e saída. Seu armazenamento é feito por meio óptico através de feixes de luz.

Temos o CD e o DVD.

Existem alguns que só gravam uma vez e outros regraváveis.

Normalmente eles têm três camadas: uma plástica, uma liga metálica onde é refletida a luz e uma de policarbonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *