Menu fechado

TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILA CÂMARA DE ARACAJU-SE 2020

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário

 

Sabendo a diferença entre um texto literário e um texto informativo (não literário) facilitará a interpretação de um texto e também ajudará você no desenvolvimento de uma redação.

Texto informativo (não literários):

Tem a função utilitária. Tem uma única interpretação e linguagem objetiva, clara e impessoal. Seu objetivo é informar, convencer ou explicar. Seu sentido é denotativo.

O autor do texto deve ser imparcial e objetivo para que o leitor tenha uma única interpretação do texto.

Para analisar é necessário comprovação e conhecimento dos fatos.

Ex> Artigos de jornais, livros didáticos, dicionários, anúncios publicitários, receitas e etc.

 

Textos literários:

Tem função estética e tem como objetivo nos entreter, divertir. É ligada à emoção, a arte. Tem uma linguagem subjetiva, pessoal e com muita emoção. Seu sentido é conotativo, ou seja, tem um sentido figurado. O texto é influenciado por quem escreve não sendo obrigatoriamente igual  a realidade.

Para analisar um texto literário é preciso procurar metáforas e simbolismo.

A intensidade do texto é mais importante, ficando o conteúdo em segundo plano.

Ex> Romances, poemas dentre outros.

Outra coisa muito importante para aprender a interpretar um texto é a leitura constante de textos literários e não literários, mas com uma visão mais critica observando a estrutura do texto e a linguagem utilizada pelo autor.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *