Eficiência e funcionamento de grupos
Antes de falarmos sobre trabalho em grupo, devemos entender qual é a diferença de um trabalho em grupo e um trabalho em equipe.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Qual a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?
Normalmente as pessoas pensam que trabalho em grupo é a mesma coisa que trabalho em equipe. Os dois são importantes, mas tem características diferentes.
Trabalho em grupo:
São pessoas trabalhando em tarefas diferentes que quando juntos atingirão o mesmo objetivo.
No grupo muitas vezes as pessoas não tem objetivos em comum.
Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.
Não depende dos outros membros, mas requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
Trabalho em equipe:
São pessoas trabalhando na mesma tarefa de forma colaborativa, podendo haver várias equipes para se atingir um objetivo.
Na equipe as pessoas tem o objetivo comum de forma compartilhada.
A equipe seria como se fosse um grupo mais qualificado e engajado que tem o mesmo objetivo.
Trabalho em grupo
Eficiência e funcionamento
Eficiência de um grupo
Ele é mais eficiente porque cada colaborador contribui de forma distinta para se atingir o objetivo, ou seja, cada pessoa tem uma habilidade diferente que juntas faz com que o resultado final fique bem melhor.
O trabalho em grupo por ter os participantes especializados em cada área ou tarefa, ajuda a aumentar as possibilidades de estratégias, fazendo com que os processos sejam otimizados e aperfeiçoados.
Fatores que afetam a eficiência de um grupo
Existem três fatores que podem comprometer a eficiência de um grupo:
Fatores estruturais: Tamanho do grupo e se os papéis definidos para cada colaborador está de acordo com suas habilidades.
Fatores ambientais: Local de trabalho e a relação do grupo em relação à empresa e outros grupos.
Fatores inerentes à Tarefa: Natureza da tarefa, tempo e nível de dificuldades para se executar a tarefa.
Funcionamento de um grupo
Cada membro do grupo tem seu papel, sem invadir o espaço do outro, pois cada um é especialista em sua área.
Os membros devem atuar conforme seu papel definido e respeitar as normas do grupo.
A comunicação varia conforme a competência e personalidade de cada membro, podendo ser:
comunicação descentralizada: Horizontal, parte do grupo, acarretando maior satisfação de seus membros.
Comunicação Centralizada: Vertical, parte da chefia, acarretando maior rapidez e eficácia
Função do líder do grupo:
Ele planeja como será executado o projeto, delegando as tarefas para cada setor. Não só define o cronograma com prazos de cada ação, como acompanha para garantir que tudo saia de acordo com o planejado.
Tipos de grupos:
Grupos Formais: Tem comando e tarefas definidas, sendo:
Grupos de comando: Definidos pela empresa para executar alguma tarefa ou função.
Grupos temporários: Prazos definidos de duração.
Grupos Informais: Definidos pela amizade e interesse comum, sendo:
Grupos primários: Pequenos grupos formados pelo amizade dentro da empresa.
Grupos de interesses: Um grupo que tem o mesmo interesse pessoal.
Grupos de amizade: São grupos que se encontram fora do ambiente de trabalho.