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Eficiência e funcionamento de grupos

Eficiência e funcionamento de grupos

 

Antes de falarmos sobre trabalho em grupo, devemos entender qual é a diferença de um trabalho em grupo e um trabalho em equipe.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Qual a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?

Normalmente as pessoas pensam que trabalho em grupo é a mesma coisa que trabalho em equipe. Os dois são importantes, mas tem características diferentes.

 

Trabalho em grupo:

São pessoas trabalhando em tarefas diferentes que quando juntos atingirão o mesmo objetivo.

No grupo muitas vezes as pessoas não tem objetivos em comum.

Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.

Não depende dos outros membros, mas requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

 

Trabalho em equipe:

São pessoas trabalhando na mesma tarefa de forma colaborativa, podendo haver várias equipes para se atingir um objetivo.

Na equipe as pessoas tem o objetivo comum de forma compartilhada.

A equipe seria como se fosse um grupo mais qualificado e engajado que tem o mesmo objetivo.

 

Trabalho em grupo

 

Eficiência e funcionamento

 

Eficiência de um grupo

Ele é mais eficiente porque cada colaborador contribui de forma distinta para se atingir o objetivo, ou seja, cada pessoa tem uma habilidade diferente que juntas faz com que o resultado final fique bem melhor.

O trabalho em grupo por ter os participantes especializados em cada área ou tarefa, ajuda a aumentar as possibilidades de estratégias, fazendo com que os processos sejam otimizados e aperfeiçoados.  

 

Fatores que afetam a eficiência de um grupo

 

Existem três fatores que podem comprometer a eficiência de um grupo:

Fatores estruturais: Tamanho do grupo e se os papéis definidos para cada colaborador está de acordo com suas habilidades.

Fatores ambientais: Local de trabalho e a relação do grupo em relação à empresa e outros grupos.

Fatores inerentes à Tarefa: Natureza da tarefa, tempo e nível de dificuldades para se executar a tarefa.

 

Funcionamento de um grupo

 

Cada membro do grupo tem seu papel, sem invadir o espaço do outro, pois cada um é especialista em sua área.

Os membros devem atuar conforme seu papel definido e respeitar as normas do grupo.

A comunicação varia conforme a competência e personalidade de cada membro, podendo ser:

comunicação descentralizada: Horizontal, parte do grupo, acarretando maior satisfação de seus membros.

Comunicação Centralizada: Vertical, parte da chefia, acarretando maior rapidez e eficácia

 

Função do líder do grupo:

Ele planeja como será executado o projeto, delegando as tarefas para cada setor. Não só define o cronograma com prazos de cada ação, como acompanha para garantir que tudo saia de acordo com o planejado.

 

Tipos de grupos:

 

Grupos Formais: Tem comando e tarefas definidas, sendo:

Grupos de comando: Definidos pela empresa para executar alguma tarefa ou função.

Grupos temporários: Prazos definidos de duração.

 

Grupos Informais: Definidos pela amizade e interesse comum, sendo:

Grupos primários: Pequenos grupos formados pelo amizade dentro da empresa.

Grupos de interesses: Um grupo que tem o mesmo interesse pessoal.

Grupos de amizade: São grupos que se encontram fora do ambiente de trabalho.

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