Menu fechado

Características básicas das organizações formais modernas

Características básicas das organizações formais modernas

Sob uma perspectiva formal, uma organização é um conjunto de funções e hierarquias visando o ganho através da produção de bens ou serviços. Tem uma liderança formal.

A organização se estrutura conforme a natureza do ramo de sua atividade e meio de trabalho.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal racional.

De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia e apresenta três características principais: Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

 

As principais características de uma organização formal moderna são:

Divisão do Trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
Racionalismo.

 

Divisão do Trabalho

Uma empresa para produzir com eficiência deve dividir o trabalho em várias outras tarefas, ou seja, dividir um processo complexo em uma série de pequenas tarefas.

 

Especialização

A especialização do trabalho é uma maneira de aumentar a eficiência e diminuir os custos de produção através da divisão do trabalho em tarefas mais simples e repetitivas que exigem pouca experiência do executor e pouco conhecimento prévio.

 

Hierarquia

A divisão do trabalho acabou diversificando e aumentando as funções dentro da organização.

Com esta diversificação foi necessário criar uma hierarquia para comandar as operações dos níveis que lhes estão subordinados.

Em toda estrutura organizacional existe uma hierarquia que divide a empresa em níveis de autoridade e responsabilidade, onde o superior hierárquico autoridade sobre os inferiores.

Pode ser representado por um organograma

 

Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade

A hierarquia na organização formal moderna representa a autoridade e a responsabilidade em cada nível da estrutura. Quanto mais alto a posição na hierarquia, maior é a autoridade.

A autoridade é equivalente ao grau de responsabilidade dentro da organização formal.

“Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade”. Henri Fayol

A autoridade legitima o direito do superior hierárquico de dirigir seus subordinados para alcançar os objetivos da organização.

 

Racionalismo

Em uma organização existem funções e hierarquias que devem ser obedecidas dentro de um limite aceitável, os membros desta Organização deverão se comportar racionalmente, ou seja, de acordo com o que é regida pelas normas e regulamentos.

Racionalismo é tornar padrão para a organização os procedimentos mais importantes para atingir os objetivos da empresa de forma a minimizar os esforços (menor custo) e a maximizar os rendimentos (maior lucro) mantendo um certo padrão de qualidade.

 

Caso queira aprofundar mais o assunto clique no link abaixo:

Tipos de estrutura organizacional – Linear, funcional e linha-staff

2 Comentários

    • Um ADM qualquer

      Quando se refere a Especialização está se referindo a empresa e não a seus subordinados, ou seja, se pegarmos como exemplo uma fabrica de carros, podemos identificar uma grande especialização da mesma no que diz respeito aos recursos utilizados para a fabricação de carros e pouca mão de obra especializada para fazer o carro manualmente.

      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *