Continuando os estudos sobre arquivamento e ordenação de documentos de arquivos e analisando os métodos de arquivamento, vimos no artigo anterior o método alfabético.
Caso não tenha visto os dois artigos anteriores, recomendo vê-los para melhor compreensão do assunto:
Arquivamento e ordenação de documentos de arquivos
Métodos de arquivamento: Método Alfabético.
Neste artigo veremos o método de arquivamento geográfico.
Lembrando que quando terminar esta série de artigos/ vídeos colocarei dezenas de questões de concursos para que além de praticar seus conhecimentos, você possa entender como este conteúdo é pedido em concursos públicos.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
2) Método geográfico (por local ou procedência)
Método básico e sistema Direto
Relembrando: Sistema direto é aquele em que a busca é realizada diretamente no local onde estão guardados os documentos, ou seja, não precisa passar por algum processo intermediário antes de chegar nele.
O método de arquivamento geográfico é aquele usado quando se deseja ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição, ou seja, são organizados pela procedência ou local de origem (cidade, estado ou país).
Regras de ordenação:
Por cidade:
Se for arquivar por cidade e não for especificado por estado, coloca-se em ordem alfabética e deve-se especificar entre parênteses o estado para não gerar dúvidas sobre cidades de mesmo nome.
Exemplo:
Anchieta (Espírito Santo)
Bom Jesus (Rio grande do Norte)
Bom jesus (Paraíba)
Patos de Minas (Minas Gerais)
Por estado:
Quando for relacionar as cidades de um mesmo estado, além de colocar em ordem alfabética, deve-se manter a capital sempre no início, pois geralmente é a cidade mais procurada.
Exemplo:
Estado do Espírito Santo:
Vitória
Anchieta
Cariacica
Guarapari
Por País:
Quando for ordenar por país, além de colocar em ordem alfabética, coloca-se primeiro o nome do país, depois a capital e em sequência as demais cidades.
Exemplo:
Brasil
Brasília
Dracena
Vila Velha
No próximo artigo/ vídeo falarei sobre o método de arquivamento: Método Numérico