Menu fechado

Organizações como sistemas abertos Complementação, mapa mental e questões de concursos

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

 

Organizações como sistemas abertos

Complementação de conteúdo, mapa mental e questões de concursos

 

ATENÇÃO: Este artigo é apenas uma complementação do artigo/ vídeo Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. Caso não tenha visto este artigo/ vídeo, sugiro que assista, pois para acertar todas as questões é necessário estudá-lo. VEJA ELE LOGO ABAIXO!!

Link da playlist Preparatório IBGE 2021 com mais de 50 vídeo já colocados: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-semAO9myyvNbhmHHg7v2mNPUvB52k2h

 

As organizações como sistemas abertos interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio, ou seja, ela recebe insumos (inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs).

Apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio. (definição caiu em concurso)

As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.

Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45 (esta definição caiu em concurso)

 

Feedback/ retroalimentação/ retroinformação: Resposta do ambiente externo que ajudará a avaliar a situação para a tomada de decisões. É um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada. É o retorno sobre o que foi produzido, de modo que o sistema possa se corrigir ou modificar.

 

MAPA MENTAL

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1 (IBGE-2019 – ACM e ACS – IBADE)

As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.

Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45

Considerando as ações que caracterizam os sistemas abertos definidos por Daniel Katz e Robert L. Kahn, marque a única opção definida corretamente.

(A) Transformação: está relacionado aos inputs de informação e possibilitam alertar à estrutura sobre o ambiente e sobre o funcionamento do próprio sistema.

(B) Entropia negativa: diz que um sistema pode atingir um estado final igual com origem em condições inicias distintas e por meio de diversas formas e meios de desenvolvimento.

(C) Princípio da equifinalidade: os sistemas abertos necessitam da aquisição de entropia negativa para sobreviver; inputs são maiores que outputs no processo de transformação.

(D) Homeostase: pode ser chamado também de estado firma e é um equilíbrio caracterizado mais pela dinamicidade do que pela estaticidade; os sistemas abertos não estão em repouso; os inputs de energia para deter a entropia agem para manter um equilíbrio no intercâmbio de energia, para que os sistemas sobrevivam.

(E) Feedback: processamento dos insumos em produtos finais.

 

QUESTÃO 2 (IBGE-2020 – ACM-ACS – IBADE)

Sobre as organizações como sistema abertos podemos definir que:

(A) apresenta a interação da organização com o ambiente externo.

(B) a organização não é um sistema social com partes independentes.

(C) não pode ser alcançada partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras.

(D) as constantes mudanças são previsíveis quanto mais complexas as organizações.

(E) são afetadas por mudanças em suas variáveis internas.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2013 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE

Segundo a teoria dos sistemas, a organização é vista como um sistema aberto porque

A interage com o ambiente interno, enfatizando a eficiência e a sinergia em que o todo é maior que a soma das partes.

B requer produtos e feedback que são recebidos do ambiente externo e transforma produtos em insumos.

C apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.

D busca a equifinalidade de caminhos que conduzem ao mesmo resultado, aplicando ideias e métodos para, assim, desenvolver uma alternativa estratégica.

E apresenta natureza hermética em relação a qualquer influência ambiental e um comportamento totalmente determinístico e programado.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE

A organização como um sistema aberto precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência: a homeostasia e a adaptabilidade.

Para garantir a sua homeostasia, a organização precisa

A favorecer a mudança na organização do sistema.

B garantir a rotina e a manutenção do sistema.

C conduzir o sistema a um processo de ruptura.

D alterar o equilíbrio e o status quo interno do sistema.

E reverter a tendência do sistema em permanecer estático.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2006 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE

Rosa, recém-chegada a uma empresa de produtos agrícolas, descobriu que sua organização se comporta como um sistema aberto e que o elemento responsável por controlar a atuação desse sistema quanto ao cumprimento dos objetivos planejados é a(o):

A entrada.

B saída.

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

C retroinformação.

D processamento.

E ambiente.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2010 Banca: CESGRANRIO Órgão: ELETROBRAS

Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações.

As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos.

As empresas são sistemas abertos porque

A são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.

B são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.

C são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.

D são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.

E interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-SP

Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições iniciais ou o processo forem alterados, o estado final também o será. Isto não é o que acontece nos sistemas abertos. Nos sistemas abertos, o mesmo estado final pode ser alcançado partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras. Esta característica denomina-se

A entropia negativa.

B equifinalidade.

C homeostase.

D uniformidade de práticas.

E ciclo de eventos.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: BAHIAGÁS

Em seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, 2003, p. 480 afirma que “a organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele”. Desta forma, as organizações possuem características de Sistemas Abertos. Das alternativas abaixo, apenas uma NÃO representa uma característica de Sistemas Abertos de acordo com Chiavenato.

A Comportamento probabilístico e não-determinístico.

B Homeostase.

C Benchmarking.

D Interdependência das partes.

E Resiliência

 

QUESTÃO 9

Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: MDA

Para que uma estrutura organizacional possa ser mantida indefinidamente, é necessário que os sistemas abertos:

A detenham a negentropia e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia ou homeostasia negativa.

B detenham o processo homeostásico e liberem energia para um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.

C detenham o processo entrópico e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.

D desenvolvam o processo entrópico e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.

E desenvolvam o processo de homeostase e liberem energia para um processo preventivo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de retroação positiva ou negentropia.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SEAD-AP

O conceito de Eficácia Organizacional está relacionado a enxergar as organizações como sistemas abertos, em que sobrevivem as organizações que forem capazes de manter a

A negentropia.

B entropia.

C simbiose.

D resiliência.

E permeabilidade.

 

RESPOSTAS

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA A

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *