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Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos

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Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos


Aspecto geral da administração

 

Conceito de Administração

É um processo que integra as funções administrativas como planejamento, organização, direção e controle que usa os recursos para obter um resultado específicos definido pela organização.

É também uma área do conhecimento que através de princípios, normas e funções visam regular os fatores de produção, para atingir os objetivos determinados pela organização e maximizar os lucros.

Caso queira aprofundar sobre as funções administrativas dá uma olhada nesta postagem: Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

NOVO!! Mapa Mental – Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos 

QUESTÕES DE CONCURSOSAspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos

Se preferir no vídeo abaixo tem a postagem em vídeo e áudio:

A organização como um sistema aberto:

Com a globalização as empresas estão se preocupando mais com o ambiente externo.

O ambiente externo é IMPREVISÍVEL, tornando as variáveis externas desconhecidas e incontroláveis.

O sistema aberto é a interação da organização com o ambiente, ou seja, cada vez que o ambiente externo muda, a empresa para sobreviver adapta seus produtos, técnicas e estruturas para acompanhar estas mudanças.

Interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.

Resumindo: O sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas (insumos) e saídas (produto) e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.

Quanto mais complexas as organizações, menos previsíveis serão os comportamentos das pessoas, já que as mesmas estão em constante mudança para se adaptarem ao ambiente em que interagem.

A resiliência (capacidade do indivíduo lidar com problemas e adaptar-se a mudanças), que, no contexto das organizações, associa-se ao grau de defesa ou ao grau de vulnerabilidade do sistema diante das pressões ambientais externas.

A organização precisa conciliar dois processos opostos, imprescindíveis a sua sobrevivência que são a Adaptabilidade que é capacidade que um indivíduo tem de se adaptar de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias e a Homeostasia que garante a rotina e manutenção do sistema, ou seja, manter certas variáveis dentro de limites mesmo se algo forçar para ultrapassar estes limites.

Fronteira e limites: linha imaginária que separa o ambiente interno do ambiente externo.

Ambiente interno: São os elementos de dentro da organização como cultura, funcionários, instalações e etc…

Ambiente externo: É tudo que acontece fora da organização e que a atinge como a concorrência, consumidores, crises econômicas e etc…

Equifinalidade: Nos sistemas abertos, o mesmo estado final pode ser alcançado partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras, ou seja, vários caminhos para atingir o mesmo objetivo.

Comportamento probabilístico e não determinísticoas organizações são sistemas abertos, são afetadas por mudanças em suas variáveis externas desconhecidas e incontroláveis em seu comportamento.

Interdependência das Partesa organização é um sistema social com partes independentes, mas inter-relacionadas.

Entropia negativa ou negentropia: Para que uma estrutura organizacional possa ser mantida indefinidamente mantendo sua eficácia organizacional, é necessário que os sistemas abertos detenham o processo entrópico (desordem) e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia. É a capacidade de proporcionar integração e organização do sistema de informação

 

As características das organizações como sistema aberto são:

Entrada: Ela recebe os insumos do ambiente externo que mantém a empresa em atividade

Transformação: Transforma estes insumos em produtos ou serviços.

Saída: Saída para o ambiente externo (venda)

Feedback: Resposta do ambiente externo que ajudará a avaliar a situação para a tomada de decisões

Resumindo: A empresa como um sistema aberto tira recursos do ambiente, processa-os e devolve-os transformados ao ambiente onde se insere.

 

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