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Open banking

Open banking

 

O que é?

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Como é hoje?

Atualmente, uma instituição não “enxerga” o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços.

 

Com Open Banking

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.

 

Soluções que poderão ser desenvolvidas a partir do Open banking

Comparadores de serviços e tarifas

Apps de aconselhamento financeiro e de planejamento familiar

Iniciação de pagamento em mídias sociais

Marketplace de crédito

 

Benefícios do Open Banking

Mais competição: com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

Melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros: torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.

Resumo dos benefícios:

Novos modelos de negócios

Inclusão de segmentos desassistidos

Consumidor no centro

Maior transparência

Portabilidade de relacionamentos

Controle sobre suas finanças

 

Compartilhamento de informações e novos serviços

Autorização do cliente para o compartilhamento de seus dados

As instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:

Consentimento

Autenticação

Confirmação

 

Outros pontos de segurança

O cliente tem o controle total dos seus dados.

Todo o processo ocorre num ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes.

Somente instituições autorizadas participam.

Regras de segurança cibernética precisam ser cumpridas.

Há regras também para responsabilização das instituições e de seus dirigentes.

O BC supervisiona todo o processo.

 

O que se espera com a chegada do Open Banking?

O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente. Isso favorece a inclusão e educação financeiras da população.

Espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade. Também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas.

Fonte: Banco Central do Brasil

Para saber mais acesse a página do Banco Central clicando no seguinte link:

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking

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