Open banking
O que é?
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.
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Como é hoje?
Atualmente, uma instituição não “enxerga” o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços.
Com Open Banking
Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.
Soluções que poderão ser desenvolvidas a partir do Open banking
Comparadores de serviços e tarifas
Apps de aconselhamento financeiro e de planejamento familiar
Iniciação de pagamento em mídias sociais
Marketplace de crédito
Benefícios do Open Banking
Mais competição: com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.
Melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros: torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.
Resumo dos benefícios:
Novos modelos de negócios
Inclusão de segmentos desassistidos
Consumidor no centro
Maior transparência
Portabilidade de relacionamentos
Controle sobre suas finanças
Compartilhamento de informações e novos serviços
Autorização do cliente para o compartilhamento de seus dados
As instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:
Consentimento
Autenticação
Confirmação
Outros pontos de segurança
O cliente tem o controle total dos seus dados.
Todo o processo ocorre num ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes.
Somente instituições autorizadas participam.
Regras de segurança cibernética precisam ser cumpridas.
Há regras também para responsabilização das instituições e de seus dirigentes.
O BC supervisiona todo o processo.
O que se espera com a chegada do Open Banking?
O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente. Isso favorece a inclusão e educação financeiras da população.
Espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade. Também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas.
Fonte: Banco Central do Brasil
Para saber mais acesse a página do Banco Central clicando no seguinte link: