Menu fechado

Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações

Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Exportação:

Quando você exporta, isto é, vendo algum produto para fora do país, você receberá em dólar. Então quanto mais alto estiver o dólar (taxa de câmbio) mais o exportador ganha, ou seja, quando ele converter os dólares recebidos, ele ganhará mais reais. Por isso, que os exportadores torcem para a taxa de câmbio subir para ganhar mais.

Importação:

Quando você importa, isto é, compra algum produto de fora do país, você pagará em dólar. Então quanto mais baixo estiver o dólar (taxa de câmbio), mais o importador ganha, ou seja, quando ele converter os dólares ele pagará menos em reais. Por isso, que os importadores torcem para a taxa de câmbio cair para pagar menos.

Vamos detalhar um pouco mais:

A diminuição de moeda estrangeira no país, faz com que a taxa de câmbio suba, pois quanto menos moedas estrangeiras no país, faz com que haja a valorização da moeda estrangeira e com isso, faz com que o câmbio desvalorize, ou seja, acontece a desvalorização da nossa moeda, o Real. Este movimento ajuda o exportador, que vende em dólar e recebe mais em real.

A desvalorização do câmbio, acaba ajudando a exportação e ocasionando um possível superávit na balança comercial.

↓ Escassez (Pouca) de moeda estrangeira (dólar) ↑ aumento do valor do dólar (taxa de câmbio) ↓desvalorização do real (desvalorização cambial) Melhor para exportação.

Em um regime de taxas de câmbio flutuantes, uma expansão monetária provoca a desvalorização da moeda nacional, o que tende a favorecer as exportações líquidas e, consequentemente, a renda nacional.

O aumento da moeda estrangeira no país, faz com que a taxa de câmbio desce, pois quanto mais moedas estrangeiras do país, faz com que haja a desvalorização da moeda estrangeira e com isso, faz com que o câmbio valorize, ou seja, acontece a valorização da nossa moeda, o Real. Este movimento ajuda o importador, que compra em dólar e paga menos em real.

A valorização do câmbio, acaba ajudando a importação e ocasionando um possível déficit na balança comercial.

↑ Abundância (muita) de moeda estrangeira (dólar) ↓ diminuição do valor do dólar (taxa de câmbio) ↑ valorização do real (valorização cambial) melhor para importação.

Em um regime de taxas de câmbio flutuantes, uma retração monetária provoca a valorização da moeda nacional, o que tende a favorecer as importações líquidas e, consequentemente, diminui a renda nacional.

Então quando o Banco Central quer:

Aumentar a taxa de câmbio: Ele compra dólar (escassez de dólar no mercado). Quanto mais alta é o valor do dólar melhor para exportar (vender para o exterior).

Diminuir a taxa de câmbio: Ele vende dólar (abundância de dólar no mercado). Quanto mais baixo é o valor do dólar melhor para importar (comprar do exterior).

Bom no próximo vídeo falarei sobre Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.

AVANÇAR para Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.

VOLTAR para Taxas de câmbio nominais e reais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *