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Motivação, comunicação e liderança – Parte 2

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Motivação, comunicação e liderança – Parte 2

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Comunicação

A comunicação é o elo entre a liderança e a motivação. Para você motivar é necessário se comunicar bem, senão acaba não atingindo seu objetivo. Se comunicar bem é essencial para todos dentro de uma empresa.

Segundo Chiavenato (2006, p.142), a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: IBGE);

A empresa que se comunica bem com seus colaboradores, tem a tendência de ser valorizada por eles e consequentemente terá melhores resultados.

A comunicação organizacional eficaz é fundamental para o êxito nas empresas.

Se a comunicação é deficiente, acarretará um grau de incompreensão no ambiente organizacional, dificultando a empresa em atingir seus objetivos.

Através da comunicação a empresa consegue obter mais engajamento de seus colaboradores de uma forma mais efetiva.

Os objetivos do gerenciamento da comunicação interna é manter os colaboradores informados e engajado com os objetivos da organização, mostrando que todos são importantes e valorizados e que a empresa é comprometida com a filosofia, cultura, valores e resultados obtidos.

Fica claro que a comunicação organizacional é um elemento fundamental para agregar valor e tornar a empresa competitiva no mercado cada vez mais acirrado.

Elementos do Processo de Comunicação

A comunicação é um processo cíclico composto por seis etapas: Emissor ou fonte; Transmissor; Canal; Receptor; Destino e Ruído.

1. O emissor/ fonte: Quem elabora a mensagem codificando uma informação. É a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem;

2. O transmissor/ Código: É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação do emissor. É o equipamento que liga a fonte ao canal, transportando a mensagem;

3. O canal: É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem, pode ser físico ou virtual;

É o espaço situado entre o transmissor e o receptor;

4. O receptor: É o equipamento que liga o canal ao destino, pois sincroniza a mensagem codificada no canal e a capta para então decodificá-la.

5. O destino/ destinatário: É pessoa que deve receber a mensagem, ou seja, é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada;

6. O ruído: São as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

Sobre o processo de comunicação, elemento fundamental para a concretização dos objetivos organizacionais, é correto afirmar que as perturbações indesejáveis que tendem a prejudicar a compreensão das mensagens enviadas, a exemplo de uma música alta ao lado de uma sala onde está ocorrendo uma reunião, são conhecidas por ruídos. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: IBGE);

Barreiras na comunicação

Filtragem: Manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo destinatário, com o intuito de evitar conflitos.

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Percepção Seletiva: Ocorre quando o destinatário vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, históricos e outras características pessoais;

Sobrecarga de informações: Quando as informações excedem a capacidade de processamento;

Emoções: A maneira como o destinatário se sente no momento que recebe a mensagem vai impactar na maneira de interpretá-la. Os estados emocionais (felicidade, tristeza, sofrimento, alegria, etc.) do indivíduo influenciam a forma como ele interpreta a mensagem.

Linguagem / Semântica: As palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes, como sua idade, educação ou histórico-cultural. A mesma palavra pode ter significados distintos para cada pessoa, e isso tende a gerar distorções na comunicação.

 

Tipos de Comunicação

Comunicação verbal: A comunicação verbal é o uso da linguagem para transferir informações, com uso da fala ou da linguagem de sinais (libras).

Comunicação não verbal: A comunicação não verbal é o uso da linguagem corporal, gestos e expressões faciais para transmitir informações a outras pessoas. Pode ser intencional ou não.

Comunicação escrita: Comunicação através de símbolos como as letras ou números, por exemplo, para transmitir informações.

Comunicação pessoal: Duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente entre si; Ex.: Telefonema;

Comunicação impessoal: São dois canais que se comunicam sem interação pessoal. Ex.: Rádio, eventos.

Comunicação formal: Informação anteriormente planejada de forma oficial, ocorre de maneira escrita. Ex.: Ofício

Comunicação informal: Comunicação espontânea. Ex.: conversa durante o almoço.

Comunicação lateral/ horizontal: Comunicação de pessoas da mesma área ou do mesmo nível hierárquico; Propicia a integração entre os departamentos;

Comunicação vertical de cima para baixo/ descendente: A informação vem de cima para baixo;

Comunicação vertical de baixo para cima/ ascendente: A informação vem de baixo para cima;

Comunicação transversal: Comunicação entre pessoas de níveis ou departamentos diferentes;

Comunicação circular: Comunicação participativa entre qualquer pessoa da organização.

 

Redes formais de comunicação

Nas equipes autogerenciadas, é comum que a rede de comunicação seja do tipo “todos os canais”.Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a rede do tipo “cadeia” quando o foco está na satisfação dos membros da equipe; (caiu em concurso Ano: 2020 Banca: FGV Órgão: IBGE);

VOLTAR  – PARTE 1 – MOTIVAÇÃO 

No próximo vídeo falarei sobre Liderança

AVANÇAR PARTE 3 – LIDERANÇA

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