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Motivação, comunicação e liderança – Parte 3

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Motivação, comunicação e liderança – Parte 3

Liderança

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

O líder motiva e influencia todos de forma ética e positiva, fazendo que todos colaborem de forma voluntária e com entusiasmo. Ele transforma um grupo de pessoas em uma equipe para que atinja determinado objetivo.

Influenciar pessoas / grupos para a realização de atividades e alcance de resultados é o desafio do administrador e isso está ligado diretamente a liderança. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: IBGE);

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: IBGE);

As Teorias sobre Liderança, segundo Chiavenato (2000, p.89), podem ser classificadas em três grupos:

1. Traços da personalidade/ liderança. Segundo esta teoria, o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para uma função.

Uma das primeiras perspectivas utilizadas para compreender o conceito de liderança, ainda bastante citada, apesar das críticas, preconiza a existência de características inatas aos líderes que os diferencia de indivíduos “comuns”. Acerca dessa perspectiva, é correto afirmar que ela é conhecida como teoria dos traços de liderança. (Caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: IBGE);

2. Liderança situacional (teoria Contingencial). Nesta teoria, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.

3. Estilos de liderança: Esta teoria aponta 4 estilos de liderança: autocrática, participativa, democrática e liberal.

Autocrática: todas as decisões partem do líder, ou seja, o líder decide sem nenhuma participação do grupo;

Participativa: O líder estimula a participação dos membros de sua equipe nos processos organizacionais e na tomada de decisões;

Democrática: O grupo decide, mas com grande participação do líder. A liderança democrática para dar certa depende do grau de maturidade profissional dos membros da equipe e do grau de capacidade e interesse dos subordinados em desempenhar suas tarefas.

Liberal: Os subordinados decidem, mas ele dá orientação caso seja questionado;

Há muitas teorias que buscam definir o complexo processo social da liderança. Mas é fato que dentro do enfoque comportamental na administração, a liderança recebe relevante atenção. Dentre as muitas definições tem-se em Maximiano (2004, p. 303), “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações”.

Nesse aspecto, estudiosos acerca do tema identificaram dois tipos de liderança que são:

Liderança Transacional e Liderança Transformacional

 

Liderança transacional

Neste tipo de liderança, o responsável pela equipe se comporta como chefe e não como líder.

Ele age focado em metas e objetivos e seus métodos são pautados pela obediência, dando menos liberdade aos seus colaboradores. Recompensas contingentes, proporciona troca de recompensas por esforços ou promessa de recompensas pelo bom desempenho, reconhecimento de sucesso.

Recompensa Contingente é baseada em trocas econômicas e emocionais, através da recompensa e do elogio imediato após os resultados esperados serem alcançados.

 

Liderança transformacional

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Neste tipo de liderança, o responsável pela equipe se comporta como líder, visando a satisfação e crescimento de sua equipe. Ele procura sempre motivar a equipe. Ele acredita que uma equipe satisfeita com o trabalho rende bons resultados. Existe comunicação aberta entre o líder e sua equipe. Sua liderança é baseada na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

 

Modelo de liderança: Grid Gerencial de Blake & Mouton

Grid gerencial também conhecido por grade gerencial, é um modelo de liderança criado por Robert R. Blake e Jane S. Mouton. Segundo Blake e Mouton, o grid são várias teorias sobre os estilos de lideranças, ou seja, são as várias formas que um líder utiliza de suas habilidades para trabalhar com pessoas e assim obter resultados cada vez melhores.

Essa teoria está dentro da Teoria Comportamental.

Na prática seria que todas as empresas devem gerenciar de modo eficaz seus objetivos, seus colaboradores (profissionais) e a hierarquia organizacional.

Em seu modelo todos os líderes para atingir os objetivos da empresa tem preocupação tanto com as pessoas quanto com as realizações das tarefas.

Na primeira, o grid dá maior atenção na relação do líder com seus subordinados e a segunda ele observa se a estrutura da empresa ajuda nas realizações das tarefas.

Este grid gerencial cria vários modelos de liderança através de um gráfico com dois comportamentos de liderança, uma voltada para as pessoas e a outra voltada para tarefas. Este gráfico tem uma escala de 1 a 9, com isso, ele defende que existe 81 estilos de liderança

Líder 1,1 ou Pobre/ negligente: é quase inexistente uma liderança eficiente. O líder não se preocupa nem com seus subordinados e nem com as atividades desenvolvidas, ou seja, o líder é pouco focado nas tarefas e pessoas;

Líder 9,1 ou líder autocrático: muito focado em tarefas e pouco em pessoas;

Líder 5,5 ou líder meio-termo: Ele foca de maneira equilibrada tanto nas tarefas como nas pessoas;

Líder 1,9 ou country club: Como o nome diz, o líder se preocupa a criar um ambiente de trabalho parecido com um clube, onde todos estejam felizes. Ele foca muito nas pessoas e pouco nas tarefas;

Líder 9.9 ou líder de equipe: é o líder ideal para Teoria Comportamental, muito focado em tarefas e pessoas; É a liderança mais eficaz para a empresa, onde as tarefas são bem executadas dentro de um ambiente de trabalho muito bom.

Técnicas de desenvolvimento de equipes

Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. O desenvolvimento de equipes é um processo contínuo, que pode ser necessário enfatizar em determinados momentos.

 

Ouvir e Falar

Essa técnica promove a comunicação efetiva entre os membros da equipe, incentivando-os a escutar as ideias e opiniões dos membros da equipe. O objetivo principal desta técnica é estimular os membros a se expressarem e contribuírem com as discussões e consequentemente na tomada de decisões. Esta técnica também ajuda no fortalecimento do grupo. Ela ajuda também as pessoas que tem dificuldade de ouvir, onde muitas vezes duas pessoas ficam discutindo apesar de concordarem um com o outro, ou seja, não são capaz de ouvir o outro;

Conhecimento Mútuo

Essa técnica é utilizada para que todos da equipe se conheçam. São aplicadas dinâmicas para além de se conhecerem melhor, aumentarem a confiança e colaboração entre os membros da equipe.

Criação de Identidade

Essa técnica busca estabelecer uma identidade para a equipe. Pode ser adotado um uniforme, definir valores, metas e normas. Esta técnica mostra que os membros da equipe pertencem a algo e com isso aumenta o engajamento dos membros da equipe.

Clima de Abertura Intelectual

Esta técnica estimula o espírito crítico. Ela permite que os membros da equipe se sintam confortáveis e emitam suas opiniões sem críticas ou questionamentos. Esta técnica estimula a criatividade e o aprendizado constante e com isso, o desenvolvimento de toda a equipe.

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