Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
As funções administrativas envolvem planejamento, organização, direção e controle, em seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo, porque busca atingir os objetivos organizacionais que são necessárias para a longevidade do negócio, tornam-se peças fundamentais para a estabilidade da organização. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Timbó – SC);
De acordo com a doutrina especializada, o planejamento, a organização, a direção e controle são funções administrativas do processo administrativo;
ATENÇÃO: Costuma cair em concurso o seguinte:
-
Quando considerados em conjunto, o planejamento, a direção, a organização e o controle formam o processo administrativo.
-
Quando considerados em separados, o planejamento, a direção, a organização e o controle são consideradas funções administrativas.
PLANEJAMENTO: É onde o administrador definirá o que deve fazer para atingir os resultados esperados.
ORGANIZAÇÃO: É verificar os recursos que tem para realizar o que foi planejado. Define as tarefas, quem vai fazer, como vai fazer e quais recursos cada um utilizará.
DIREÇÃO: É comandar a execução do que foi planejado e garantir que os objetivos sejam atingidos.
CONTROLE: É analisar os resultados para verificar se estão de acordo com o que foi planejado. Acompanha as atividades para ter certeza que estão na direção certa do que foi determinado pelo planejamento.
A administração é uma atividade executada por pessoas que possibilita alcançar o objetivo de uma organização previamente definido, de forma eficaz e com maior eficiência.
As funções do administrador de organizar, dirigir, controlar e planejar formam o ciclo administrativo.(caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CREFITO-7ª Região(BA e SE));
Níveis hierárquicos (gerência)
Os administradores (gerentes) são classificados em 3 níveis hierárquicos (gerência), estratégicos, tático e operacional.
Estratégico: Primeiro escalão, como diretores e presidentes que definem os objetivos da empresa. Ele tem a visão da organização como um todo, trabalhando ideias e conceitos, teorias e abstrações; Habilidade conceitual de nível institucional.
Tático: São os gerentes e chefes de seção que definem as estratégias e implementam o que foi definido no escalão de cima. Habilidades humanas de nível intermediário.
Operacional: São os supervisores que definem os cargos e tarefas de cada função na empresa. Aqui ele deve extrair o máximo de potencial de seus colaboradores. Habilidades técnicas de nível operacional.
AVANÇAR PARA Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H.