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Emprego de tempos e modos verbais

 

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Emprego de tempos verbais:

Seria o tempo verbal, ou seja, se o verbo indica algo que já realizou, está realizando ou se ainda realizará.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Temos três tempos verbais:

Passado ou pretérito, presente e futuro.

Pretérito ou passado: Aconteceu antes do instante que se fala.

Ex.: Ontem fui à academia mais cedo.

Presente: Acontece no instante da fala

Ex.: Eu treino nesta academia

Futuro: Acontecerá depois do instante da fala.

Ex.: Irei à academia daqui umas duas horas

 

O pretérito pode ser:

Pretérito perfeito: O fato passado foi concluído totalmente

Ex.: Ele estudou toda a matéria hoje de manhã.

 

Pretérito imperfeito: O fato passado não foi concluído totalmente.

Ex.: Ele conversava muito durante a aula.

Pretérito mais-que-perfeito: O fato passado é anterior a outro fato também passado e terminado.
Ex.: Quando eu cheguei na festa, ele já tinha saído

 

O futuro pode ser:

 

Futuro do presente: O fato acontece após o momento da fala, mas já terminado antes de outro fato futuro.

Ex.: Quando sua mãe chegar, eu contarei tudo para ela.

 

Futuro do pretérito: Um fato futuro que pode ocorrer depois de um fato passado.

Ex.: Se eu tivesse os livros, estudaria nas férias.

 

Emprego de modos verbais:

 

Indicativo – mostra uma certeza. A pessoa que fala é precisa sobre o fato.

Ex.: Eu gosto de feijoada.

Subjuntivo – Mostra incerteza. A pessoa fala mostra dúvida sobre o fato

Ex.: Talvez eu viaje no final de semana.

Imperativo – mostra uma atitude de ordem ou solicitação

Ex.: Não jogue bola agora.

 

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Formas nominais do verbo:

O verbo pode ter funções de nomes (nominais), como substantivo, adjetivo e advérbio.

 

Infinitivo impessoal (não flexiona o verbo): dá significado ao verbo de modo indefinido e vago. Ele deve ser usado em locuções verbais, sem sujeito definido, com sentido imperativo e etc..

Ex.: É preciso amar

Infinitivo pessoal (flexiona o verbo): Ele deve ser usado com sujeito definido, quando desejar determinar o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e quando uma ação for correspondente.

Eu pedi para as crianças lerem mais.

1ª pessoa do singular: sem desinências (eu)

estudar (1ª conjugação)

aprender (2ª conjugação)

partir (3ª conjugação)

2ª pessoa do singular: Radical + ES (tu)

estudar + es

aprenderes

partires

3ª pessoa do singular: sem desinências (eles)

estudar

aprender

partir

1ª pessoa do plural: Radical + MOS (nós)

estudar + mos

aprendermos

partirmos

2ª pessoa do plural: Radical + DES (vós)

estudar + des

aprenderdes

partirdes

3ª pessoa do plural: Radical + EM (eles)

estudar + em

aprenderem

partirem

 

Gerúndio: pode servir como adjetivo ou advérbio. A ação está acontecendo no momento que se fala.

Ex.: eu estou falando com você

Na escola havia meninos vendendo picolés (função de adjetivo)

Quando estava saindo de casa, vi um carro branco. (função de advérbio).

 

Particípio: Resultado de uma ação que terminou, podendo flexionar em gênero número e grau. È usado na formação dos tempos compostos.

O João tem dormido cedo nas últimas semanas.

Para completar o assunto sobre Domínio dos mecanismos de coesão textual veja também: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.

 

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9 Comentários

  1. Eduardo

    “Pretérito mais-que-perfeito: O fato passado é anterior a outro fato também passado e terminado.
    Ex.: Quando eu cheguei na festa, ele já tinha SAÍDO”.
    Amigo acredito que este verbo (saído) está no particípio e não no pretérito mais-que-perfeito.

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