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Funções administrativas: Controle

Função administrativa: Controle

 

administração é uma atividade executada por pessoas que possibilita alcançar o objetivo de uma organização previamente definido, de forma eficaz com maior eficiência.

Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle

(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

 

Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.

Nesta postagem abordarei a função administrativa Controle

Função administrativa: Controle

O controle é a quarta função administrativa. Depois de planejar, organizar e dirigir, é essencial controlar para determinarmos os padrões de desempenho da empresa. O controle está ligado ao planejamento.

Controlar é a função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado. Delineia os meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido.

Para se fazer uma avaliação da empresa é necessário fazer um bom controle, para verificar o progresso para se atingir os objetivos da empresa. Devemos monitorar constantemente comparando com o que foi definido e se necessário devemos tomar ação corretiva para assegurar o cumprimento destes objetivos.

No controle devemos medir e avaliar o desempenho da empresa.

Ele deve ser ágil e contínuo e deve analisar toda organização

 

Fases ou processos do Controle:

Estabelecer objetivos e padrões de desempenho

Medir e avaliar o desempenho atual

Comparar o desempenho atual com o que foi definido pela empresa

Caso esteja fora do padrão definido pela empresa deve-se tomar ações corretivas

 

Objetivos do Controle:

 

Corrigir erros.

Prevenir novos erros no futuro

Garantir o que foi planejado seja atingido.

 

Características do Controle

 

Orientação estratégica para resultados: Focar nas atividades essenciais que traz mais resultados para a empresa.

Compreensão: O controle deve concordar com as decisões tomadas apresentando dados em termos compreensíveis.

Orientação rápida para as exceções: O controle deve ter uma visão ampla sobre onde estão ocorrendo variações e mostrar soluções instantâneas para que possa ser feito uma correção adequada.

Flexibilidade: O controle deve analisar cada caso e ser maleável para mudar ou adaptar a novas situações e circunstâncias.

Autocontrole: O controle deve ser confiável e se comunicar com clareza com todas as pessoas envolvidas.

Natureza positiva: O Controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria, de modo a impulsionar a iniciativa das pessoas e reduzir a aplicação de penalidades.

Clareza e objetividade: Deve ser imparcial e sempre respeitar o objetivo principal que é a melhoria do desempenho.

Princípios Gerais do Controle:

 

Princípio de Garantia do Objetivo: Garantir que o objetivo da empresa seja atingido, identificando e corrigindo as falhas no processo.

Princípio da Definição dos Padrões: Padrões objetivos e precisamente definidos.

Princípio da Exceção: Focar mais nos desvios e exceções do que com as situações normais.

Princípio da Ação: Indicar ações para as correções dos desvios identificados.

 

Tipos de controle:

O controle se divide em formal, técnico e social.

 

Controle formal: A autoridade utiliza do poder de seu cargo para conseguir seus objetivos junto ao subordinado.

Controle técnico: São sistemas que determinam a direção, frequência e intensidade das atividades

Controle social: São as crenças, valores e regras informais que ajustam o comportamento individual à cultura do grupo.

 

Controle por nível hierárquico

 

Cada nível hierárquico tem um controle específico para monitorar e avaliar o desempenho em busca dos objetivos da empresa.

Levando em conta os três principais níveis hierárquico de uma organização teremos os seguintes controles:

Controle Estratégico: Complementa o planejamento estratégico. Representa o nível institucional da empresa e é de longo prazo.

Monitora a realização das missões, estratégias e objetivos estratégicos. Ele ajuda na tomada de decisões corretivas.

Ex: Relatórios contábeis e financeiros

 

Controle Tático: São controles do nível intermediário e se refere aos departamentos da empresa e é de médio prazo. Ele avalia os gestores intermediários de nível intermediários da empresa.

Ex: Controles de contabilidade e custos

 

Controle operacional: São controles do nível operacional da empresa. Ele avalia as tarefas e operações do dia a dia e é de curto prazo.

Ex.: controle de procedimentos e instruções de trabalho

 

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