Função administrativa: Controle
administração é uma atividade executada por pessoas que possibilita alcançar o objetivo de uma organização previamente definido, de forma eficaz com maior eficiência.
Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
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Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.
Nesta postagem abordarei a função administrativa Controle
Função administrativa: Controle
O controle é a quarta função administrativa. Depois de planejar, organizar e dirigir, é essencial controlar para determinarmos os padrões de desempenho da empresa. O controle está ligado ao planejamento.
Controlar é a função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado. Delineia os meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido.
Para se fazer uma avaliação da empresa é necessário fazer um bom controle, para verificar o progresso para se atingir os objetivos da empresa. Devemos monitorar constantemente comparando com o que foi definido e se necessário devemos tomar ação corretiva para assegurar o cumprimento destes objetivos.
No controle devemos medir e avaliar o desempenho da empresa.
Ele deve ser ágil e contínuo e deve analisar toda organização
Fases ou processos do Controle:
Estabelecer objetivos e padrões de desempenho
Medir e avaliar o desempenho atual
Comparar o desempenho atual com o que foi definido pela empresa
Caso esteja fora do padrão definido pela empresa deve-se tomar ações corretivas
Objetivos do Controle:
Corrigir erros.
Prevenir novos erros no futuro
Garantir o que foi planejado seja atingido.
Características do Controle
Orientação estratégica para resultados: Focar nas atividades essenciais que traz mais resultados para a empresa.
Compreensão: O controle deve concordar com as decisões tomadas apresentando dados em termos compreensíveis.
Orientação rápida para as exceções: O controle deve ter uma visão ampla sobre onde estão ocorrendo variações e mostrar soluções instantâneas para que possa ser feito uma correção adequada.
Flexibilidade: O controle deve analisar cada caso e ser maleável para mudar ou adaptar a novas situações e circunstâncias.
Autocontrole: O controle deve ser confiável e se comunicar com clareza com todas as pessoas envolvidas.
Natureza positiva: O Controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria, de modo a impulsionar a iniciativa das pessoas e reduzir a aplicação de penalidades.
Clareza e objetividade: Deve ser imparcial e sempre respeitar o objetivo principal que é a melhoria do desempenho.
Princípios Gerais do Controle:
Princípio de Garantia do Objetivo: Garantir que o objetivo da empresa seja atingido, identificando e corrigindo as falhas no processo.
Princípio da Definição dos Padrões: Padrões objetivos e precisamente definidos.
Princípio da Exceção: Focar mais nos desvios e exceções do que com as situações normais.
Princípio da Ação: Indicar ações para as correções dos desvios identificados.
Tipos de controle:
O controle se divide em formal, técnico e social.
Controle formal: A autoridade utiliza do poder de seu cargo para conseguir seus objetivos junto ao subordinado.
Controle técnico: São sistemas que determinam a direção, frequência e intensidade das atividades
Controle social: São as crenças, valores e regras informais que ajustam o comportamento individual à cultura do grupo.
Controle por nível hierárquico
Cada nível hierárquico tem um controle específico para monitorar e avaliar o desempenho em busca dos objetivos da empresa.
Levando em conta os três principais níveis hierárquico de uma organização teremos os seguintes controles:
Controle Estratégico: Complementa o planejamento estratégico. Representa o nível institucional da empresa e é de longo prazo.
Monitora a realização das missões, estratégias e objetivos estratégicos. Ele ajuda na tomada de decisões corretivas.
Ex: Relatórios contábeis e financeiros
Controle Tático: São controles do nível intermediário e se refere aos departamentos da empresa e é de médio prazo. Ele avalia os gestores intermediários de nível intermediários da empresa.
Ex: Controles de contabilidade e custos
Controle operacional: São controles do nível operacional da empresa. Ele avalia as tarefas e operações do dia a dia e é de curto prazo.
Ex.: controle de procedimentos e instruções de trabalho
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