Ferramentas de gestão da qualidade
São várias as ferramentas de gestão da qualidade, mas os teóricos em geral dizem que são 7 as principais, por isso, separei em dois grupos, o primeiro com estas 7 ferramentas e o segundo grupo com ferramentas que são bem utilizadas e também são pedidas em concursos públicos. Recomendo o aprendizado de todas.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Diagrama (Princípio) de Pareto:
80% dos problemas decorrem apenas de 20% das causas. O diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe:
Todo problema tem causa específica. Todas as causas são testadas para comprovar qual é a causadora do problema. Eliminado as causas, elimina-se o problema. Este diagrama é bem comum nas indústrias. As causas dos problemas são classificadas em seis tipos diferentes conhecidos por 6Ms:
Método: Metodologia usada não é a adequada
Matéria-prima/ material: material inadequado para executar o trabalho
Mão de obra: Erro do colaborador
Máquina: Defeito do maquinário utilizado
Medida: medidas tomadas para a execução do trabalho tenha gerado o problema
Meio ambiente: causas que envolvam o meio ambiente ou o ambiente de trabalho
Cartas ou gráficos de controle:
Gráficos utilizados para acompanhamento de um processo. Os gráficos são atualizados com frequência, mostrando se a execução está sob controle ou precisa ser corrigida.
Diagrama de dispersão:
É um gráfico de correlação, disposto em um eixo x/y. Ela permite comparar duas ou mais variáveis simultaneamente. Ela ajuda a achar a causa do problema e a intensidade de uma determinada variável.
Folhas de verificação:
É um documento feito na forma de planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados sólidos, não necessitando de desenhos ou relatórios. Eles podem medir a produtividade em um determinado espaço de tempo.
Fluxograma:
É a representação gráfica com etapas de um projeto. São utilizadas figuras geométrica e setas para facilitar a compreensão. Ele define as áreas responsáveis e ações e prazos de término.
Histograma:
Ele é um gráfico de barras responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período; Ele informa quantas vezes algo aconteceu durante um processo.
Temos também
PDCA:
É uma ferramenta desenvolvida por Walter A. Shewart ainda na década de 20. Ela ajuda a controlar um processo através das seguintes etapas:
Planejar: Define as metas e o que será feito
Executar: Coloca o que foi planejado em ação.
Checar: Analisa os resultados obtidos.
Agir: Aqui que se verifica onde se deve melhorar.
Reinicia o processo (ferramenta cíclica).
Análise de SWOT:
Identifica os pontos fortes e fracos da empresa. A sigla em português significa Força (pontos fortes da empresa), Oportunidades (aspectos que podem melhorar a empresa), Fraquezas (pontos fracos da empresa) e Ameaças (situações que ameaçam a empresa).
5W2H:
utilizada para ajudar a planejar as ações e aumentar a produtividade. Deve-se responde as seguintes questões:
What? O quê?
Why? Por que?
Where? Onde?
When? Quando?
Who? Quem?
How? Como?
How much? Quanto?
FMEA:
Failure Mode and Effect Analysis (Análise de modo e efeito de falha): Análise de eventuais desvios e falhas e suas causas em um determinado processo ou produto. Pode ser FMEA de produto, de processo ou de procedimento.
5S:
modelo que surgiu no Japão em 1950. São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade;
Seis Sigma ou six Sigma:
Ele faz mudanças pontuais nas empresas, buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços ofertados. Ele diminui a quantidade de processos, reduz os custos, elimina atividades não rentáveis, muda a cultura da empresa tendo maior envolvimento dos colaboradores. O objetivo principal desta ferramenta é conseguir a satisfação total de seus clientes.
Brainstorming:
Também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável para geração de alternativas. É uma técnica onde se reúne pessoas com liberdade de dar qualquer sugestão de solução para um problema específico.
Brainwriting:
Basicamente é o mesmo que o Brainstorming só que por escrito.
Benchmarketing:
Analisa as melhores práticas que são utilizadas por empresas do mesmo setor. É uma ferramenta que ajuda a desenvolver processos, produtos e serviços.