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Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas

Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas

 

Noções básicas de gerência:

A gerência designa o desempenho de tarefas de gestão de atividades relacionados com a administração da empresa.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Gerente: É a pessoa responsável pelo planejamento e controle dos trabalhos executados por seus subordinados dentro da empresa.

São responsáveis pela tomada de decisões para se alcançar os objetivos da empresa, por isso, devem ter capacidade de planejar, organizar, liderar, coordenar e conduzir seus subordinados para que a empresa tenha sucesso.

 

Níveis de gerência:

As organizações tem geralmente 3 níveis de gerência:

A gerência de primeira linha, gerentes intermediários e alta administração

 

Gerência de primeira linha (nível operacional):

É o nível mais baixo de gerência. Costumam ser chamados de supervisores ou líderes de equipes. São responsáveis pela supervisão cotidiana de funcionários sem responsabilidade gerencial. São responsáveis pela produção dos bens ou serviços (trabalhadores operacionais). Ex.: supervisor de produção ou gerente de vendas.

 

Gerentes intermediários (nível médio):

Gerentes intermediários supervisionam os gerentes de primeira linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais. Está entre o gerente de primeira linha (supervisor) e a gerencia de alto nível. São responsáveis pelo desenvolvimento e utilização dos recursos da organização de modo eficiente e eficaz.

Fixam objetivos coerentes com as metas do alto escalão.

São também conhecidos como Gerência de setor ou departamento. Eles planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades gerenciais.

 

Alta administração (nível institucional/ gerência Sênior):

São responsáveis pela tomada de decisões estratégicas de longo prazo, direção da organização e estabelecimento de políticas que afetam todos os membros da organização. Apenas a alta administração tem responsabilidade interdepartamental. Eles verificam se os gerentes de departamentos estão utilizando os recursos de modo eficiente e eficaz para alcançar tais objetivos.

Normalmente possuem o título de CEO (Chief Executive Officer), presidente, vice-presidente ou diretor.

 

Gestão de organizações

A gestão de organizações ou gestão organizacional, é o planejamento e definição de estratégias alinhadas com a política da empresa, para que a empresa funcione de forma eficaz e atinja suas metas, objetivos e tenha resultados positivos. Ela também é responsável pela cultura da empresa.

Cultura organizacional: São as práticas, normas e valores da organização.

Uma das principais funções da gestão de organizações é o acompanhamento dos colaboradores deste seu recrutamento, ajudando seu desenvolvimento dentro da empresa para que sejam cada vez mais produtivos, motivados e comprometidos e com isso, atinjam melhores resultados para a empresa.

Ela deve também não só observar internamente a empresa, mas também externamente, observando o mercado e seus concorrentes.

 

Resumindo:

A Gestão das organizações é responsável pelo planejamento, gestão dos recursos humanos e materiais, cultura da empresa e definição da estrutura organizacional. Ela cria procedimentos de avaliação, gerenciamento e controle para promover um melhor ambiente corporativo e desenvolvimento dos colaboradores para atingir os objetivos da empresa.

 

Gestão de pessoas:

 

Muitas pessoas ainda confundem a gestão de pessoas com a Gestão de RH

O gestor de RH é responsável pela seleção, recrutamento, integração e treinamento de funcionários; Premiações ou bônus por meta, avaliação de desempenho e plano de carreira.

O RH mapeia as competências e identifica as necessidades com técnicas específicas, mas ele não tem relação direta com o colaborador, ou seja, não tem responsabilidade de motivá-lo e capacitá-lo.

 

Gestão de pessoas

Não é limitada a um setor, ela é praticada pelos gestores de todas as áreas para conseguir tirar o melhor de suas equipes. A gestão de pessoas foca nas relações interpessoais, na manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso, na cultura da empresa, no trabalho em equipe, na comunicação e principalmente na motivação de seus colaboradores.

As empresas são formadas por pessoas, então podemos dizer que o ativo mais importante de uma empresa são as pessoas.

Hoje o salário não é o mais importante para o colaborador. Ele quer ter uma possibilidade real de crescimento dentro da organização e além disso, ele quer mais liberdade, ser ouvido e valorizado.

Gestão de pessoas são ações que visam o desenvolvimento do capital humano nas empresas. Ela tem a função de motivar, reter e capacitar seus colaboradores para melhorar seu desempenho e consequentemente o da empresa. 

Deve alinhar seus colaboradores com a cultura da empresa.

Ela é contingencial e situacional, pois cada empresa tem uma cultura e estrutura organizacional criando assim infinitas variáveis.

Uma gestão de pessoas eficiente mantem seus colaboradores mais engajados e comprometidos com a empresa, melhorando a produtividade e crescimento da empresa.

 

Hoje a gestão de pessoas é baseada em 5 pilares:

Motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência e treinamento e desenvolvimento.

Motivação: Saber o que motiva ou desmotiva seus colaboradores e tomar ações.

Comunicação: Comunicar de forma clara e objetiva para não criar interpretações equivocadas

Trabalho em equipe: Criar um ambiente para que pessoas de origens e opiniões diferentes possam conviver harmoniosamente, ou pelo menos, diminuir os conflitos.

Conhecimento e competências: Através da avaliação de desempenho, identificar os conhecimentos e competências que precisam ser trabalhadas para que o colaborador possa dar o seu melhor.

Treinamento e desenvolvimento: Depois de descobrir onde o colaborador pode melhorar, oferecer o treinamento para que possa desenvolver melhor suas atividades.

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