Menu fechado

Trabalho em equipe: Personalidade e relacionamento

Trabalho em equipe:

Personalidade e relacionamento.

Em um ambiente corporativo existem diversas personalidades  e deve-se saber lidar com isso, pois senão poderá causar  problemas sérios nas relações interpessoais que podem comprometer o ritmo de trabalho e consequentemente a produtividade da equipe.

A personalidade de uma pessoa pode contribuir ou não em um relacionamento profissional podendo ajudar ou prejudicar o desempenho de uma equipe de trabalho.

O que quero dizer é que cada personalidade tem características direta no foco que a pessoa vai ter no trabalho e quando se relaciona com outros podem se complementar ou não.

Não tem personalidade certa ou errada, pois cada uma tem seus pontos fortes e fracos.

As pessoas tem tendência a achar que determinado padrão é melhor, mas dentro de um trabalho em equipe, para algumas tarefas aquelas que no principio seria pior pode se tornar a melhor.

Quando você começa a se relacionar e observar as características das pessoas em sua equipe você verá que cada pessoa tem alguma característica única que poderá ser muito bem aproveitado pela equipe. Cada personalidade se relaciona de uma determinada maneira e existem algumas que dá para detectar na hora e outras são difíceis de identificar.

Todos os membros da equipe deve ter empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro, tentando compreender ele pensa ou sente as coisas) para com os colegas de trabalho para facilitar o convívio no ambiente de trabalho. Além disso deve-se comunicativo e respeitar a individualidade de cada um da equipe.

Depois de identificar devesse harmonizar o ambiente direcionado as pessoas para fazer trabalhos que tem mais afinidade com sua personalidade e com isso aumentando a produtividade da equipe.

A personalidade muda conforme a situação. Quando o dia está normal, quando esta em situação de estresse e quando está inseguro.

Todas as personalidades têm lados positivos e negativos.

O que se deve tentar integrar é as características positivas da equipe.

Uma equipe que tem um bom relacionamento acaba indo além de suas obrigações profissionais, pois as pessoas acabam se comprometendo uma com a outra e visando não apenas o resultado da equipe e sim o resultado de cada um tornando uma relação mais humana.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO

Com relação à personalidade e ao relacionamento no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

A É possível que pessoas com diferentes tipos de personalidades componham um grupo de trabalho, mas uma equipe de trabalho se forma quando há compatibilidade entre as personalidades dos respectivos membros.

B O relacionamento entre pessoas de personalidades similares é imprescindível para a realização de um objetivo compartilhado.

C Quanto maior o grupo de trabalho, maiores as chances de que nele se encontrem diferentes tipos de personalidade entre os respectivos membros

D As diferenças entre personalidades são objetos das disputas de interesse e de poder no ambiente de trabalho.

E A harmonia de uma equipe de trabalho depende do grau de homogeneidade das personalidades dos respectivos membros.

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C

 

QUESTÃO 2

Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IF-AL

Um bom relacionamento humano é importante para que exista melhor qualidade de vida no trabalho. Deve-se levar em conta ainda que um bom relacionamento interpessoal vai contribuir para a melhoria do trabalho em equipe. Para que possa existir um bom relacionamento humano entre os integrantes de uma equipe é necessário que exista nos membros do grupo:

I. empatia.

II. capacidade comunicativa.

III. habilidade redacional.

IV. respeito à individualidade de cada um dos demais.

V. rapidez de raciocínio.

Estão corretos os itens

A I, II, III, IV e V.

B I, II e V, apenas.

C III, IV e V, apenas.

D I, II e IV, apenas.

E I e III, apenas.

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *