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Papéis e habilidades do administrador

Papéis e habilidades do administrador

 

Papéis do administrador

 

O administrador tem três papéis: Papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo:

 

Papéis interpessoais

São aqueles desempenhados quando os administradores se relacionam e interagem com as pessoas. São três os papéis interpessoais: papéis de chefe (símbolo), líder e ligação (contato).

 

Papel de chefe (símbolo): Eles formalmente representam a organização em várias situações como por exemplo eventos sociais. Tem a função de relações públicas, tipo receber visitantes na empresa ou participar de eventos promovidos pelos funcionários como aniversários e casamentos.

Papel de líder: Acompanha o desempenho de seus subordinados para o melhor andamento da empresa. É responsável pelos seus atos e de seus subordinados. O sucesso e fracasso da empresa está diretamente ligado a ele.

Papel de ligação (contato): O administrador é o elo de ligação de sua unidade com as demais unidades da empresa ou outras organizações. Ele usa este relacionamento para obter cooperação ou mesmo apoio para determinadas ideias que venha querer implantar.

 

Papéis informacionais

São aqueles desempenhados quando os administradores trocam e processam informações (fluxo de informação). O administrador precisa de informações para tomar decisões. Além disso os subordinados precisam de suas informações para poder desempenhar suas funções da melhor maneira. São três os papéis informacionais: papéis de monitor (coletor), disseminador e interlocutor (porta-voz).

 

Papel de monitor(coletor): O administrador controla o fluxo de informação. Ele está buscando constantemente informações tanto dentro como de fora da organização. Por causa disso ele é uma pessoa extremamente bem informada.

Papel de disseminador: O administrador informa outras pessoas da organização. Os funcionários dependem dele para receber as informações necessárias para o bom desempenho das funções. Estas informações podem ser passadas através de reuniões, memorandos ou outras maneiras. Ele é responsável pelo fluxo de informação que vem de fora da empresa e pela informação interna entre os funcionários.

Papel de Porta-Voz:  O Administrador informa pessoas de fora de sua organização, como por exemplo seus superiores, clientes, fornecedores ou mesmo órgãos de fiscalização do Governo.

 

Papéis decisórios

São aqueles desempenhados quando os administradores tomam decisões. Ele junta todas as informações que tem para tomar decisões mais acertadas. São quatro os papéis decisórios: papéis de empreendedor, solucionador de problemas/ conflitos, alocador/administrador de recursos e negociador.

 

Papel de empreendedor: Sempre em busca da melhoria da empresa, o administrador faz mudanças dentro da organização para torna-la mais eficiente ou mesmo para que ela possa se adaptar ao ambiente externo.

Papel de solucionador de problemas (administrador de conflitos): Toda organização têm problemas, e um dos papéis do administrador é solucionar estes problemas como greves, problemas interpessoais, reclamações, queda de lucro e etc… ele deve achar uma solução que seja menos prejudicial para empresa.

Papel de alocador/ distribuidor de recursos: Ele decide onde, por que, como e por quem os recursos devem ser usados. Tanto os recursos materiais e humanos são limitados, por isso, ele deve achar um equilíbrio na distribuição de recursos para o bom andamento da empresa.

Papel de negociador: O administrador é que negocia, pois ele é que tem a autoridade e conhecimento para tomar decisões. Ele negocia com pessoas da empresa, outras unidades e com outras organizações. Ex.: Clientes e fornecedores

 

Habilidades do administrador

 

São três as habilidades do administrador: Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual

 

Habilidade Técnica

Habilidade Técnica é a capacidade do administrador de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo específico. Estas habilidades podem ter sido adquiridas através de estudos (cursos) ou por experiências práticas.

Estas habilidades ajudam em funções que tem uma rotina com padrões técnicos a serem seguidos para se executar uma tarefa. Ex.: contabilidade

Esta habilidade é usada pelo líder no nível Operacional

 

Habilidade Humana

Toda organização é formada por pessoas. Saber se relacionar e entender as pessoas é muito importante, pois assim saberá motivá-las para que exerçam bem suas funções e atinjam os objetivos da empresa de forma mais eficiente. O administrador tendo a habilidade humana o ajudará a liderar, delegar tarefas, evitar conflitos e principalmente ter maior engajamento dos subordinados.

Esta habilidade é usada pelo líder no Nível Intermediário (Gerencial ou Tático)

 

Habilidade Conceitual

É a habilidade de enxergar a empresa como um todo, sabendo que ela é composta de várias partes, na qual ele deve coordenar e integrar e que qualquer alteração em uma das partes afetará toda a empresa.

O Administrador deve ter uma visão estratégica e ver não só o que acontece dentro da empresa, mas também o que acontece fora dela, como a situação atual da empresa, o mercado em que está inserida, oportunidades e ameaças que possam estar acontecendo para a empresa. Ele deve analisar todas as informações para poder tomar uma decisão correta que ajude a empresa a alcançar seus objetivos.

Esta habilidade é usada no nível Institucional – Estratégico

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